Entrada na Italia e Primeiros Passos | Aula 13

Você sabe quais são os primeiros passos que devemos dar na chegada e entrada na Itália?

Na aula de hoje quero te mostrar o que você tem que fazer desde o momento do seu desembarque do avião até o momento de ir ao comune dar entrada na sua residência.

Neste período, você tem que deixar todos os documentos preparados, incluindo:

1 – Cessione di Fabbricato (documento que comprova que você está em um determinado imóvel no país)

2 – Codice Fiscale (o seu CPF italiano)

3 – Dichiarazione di Presenza (caso tenha feito voo com conexão em um país da área Schengen)

A propósito de área Schengen, leia o artigo onde eu explico como ela funciona, com detalhes 😉.

Para conhecer melhor o curso e ter acesso a todas as aulas, clique aqui.

Dica importante

Ainda que seja um curso gratuito, eu quero que você pense nele como se custasse muito, mas muito caro!

Pense que um consultor na Itália cobra cerca de 30 mil reais para realizar o processo, e com os ensinamentos que eu vou te dar, você não vai precisar pagar nem perto disso.

Assim você vai valorizar cada minuto aprendido e mais importante do que isso: vai colocar as coisas em prática!

Lembre-se: de nada adianta eu te dar o melhor conteúdo do mundo se você não colocar as coisas em prática, ok?

Alinhamentos feitos, vamos ao vídeo:

Lembrando que você encontra o link para baixar os materiais didáticos do nosso curso na página principal dele, cujo link está logo no início desta página.

Outra coisa super importante: clica aqui também para começar a acompanhar os outros vídeos que eu publico lá no nosso canal do Youtube, temos 3 vídeos por semana por lá 😉.

Qualquer dúvida que você tenha sobre esta aula, sobre a escolha do comune italiano ou qualquer assunto relacionado, deixe abaixo no campo de comentários, assim eu vou poder te ajudar melhor, combinado?

48 Comentários


  1. Ciao Fábio!

    Infelizmente, após estar tudo pronto no meu processo, o sindaco não quer assinar a attestazione.

    Eu e o oficial agendamos um appuntamento que ocorreu na data de ontem.

    Ele disse que sentia muito, mas não iria assinar devido a circular 8365 de 5 de outubro falar sobre as profissões na linha de descendência e o fato de a pessoa ter se tornado eleitor no Brasil seria considerado uma renúncia a cidadania italiana (Ele estava antes usando a desculpa da Grande Naturalização também – mas foi considerada e relevada agora). No entanto, mostrou esses outros problemas agora.

    Percebi que o oficial lutou por mim. Falou que ele estava tendo uma interpretação equivocada dessa circular e que os documentos estavam todos prontos e ok (há um mês e meio).

    O oficial e, por incrível que pareça, as vigiles que me visitaram, me deram duas opções e conselhos:

    1 – Denunciar o sindaco e solicitar uma resposta formal em 30 dias desse motivo absurdo que ele não assina (oficial falou que ele poderia responder até criminalmente por omissão – ja que há meses não assina e não aceitava o appuntamento), mas que eu perderia mais um mês aqui por essa resposta formal;

    2 – Mudar de comune. Oficial iria preparar minha pasta para eu levar e tentar em uma cidade vizinha;

    Já aconteceu algo parecido? Confesso que estou perdido agora! Nunca imaginei que no final eu iria perder tudo por causa do sindaco.

    Responder

  2. Fabio, muito boa tarde!
    Primeiramente gostaria de agradecer pelo trabalho incrível que tens feito!
    Pergunta:
    Já sou cidadão italiano inscrito no AIRE e já possuo codice fiscale. Minha esposa não possui cidadania (muito provavelmente irei antes dela).
    Sei que a Cessione di Fabbricato é um documento obrigatório para o prosseguimento dos demais processos, mas como poderei fazer a minha sendo que, se acabei de chegar na Itália e ainda não consegui emprego, o que dirá um contrato de aluguel?!

    Muito obrigado e até breve!

    Responder

    1. Ciao Giovani, tudo bem?

      Explique melhor qual é a sua ideia, pois a cessione di fabbricato só deve ser feita para cidadãos estrangeiros, no imóvel onde vocês vão residir, juntos


  3. Olá Fabio!
    Ainda bem que te achei nessa jornada rsrs bom estou maratonando todas essas maravilhosas aulas e tenho algumas dúvidas.
    Eu e minhas duas filhas menores de idade já temos a cidadania espanhola, pois minha mãe era gallega. E estudando sobre o assunto pois a cidadania para ele via matrimônio na Espanha é bem chatinha, enfim descobri a pouco tempo que meu esposo tem direito a cidadania italiana via judicial materna (já até consegui todas as certidões desde o antenato rsrs).
    Então gostaria de saber caso a gente se mude para a Itália, ele entra legalmente comigo por ser cidadã européia e casados certo? Eu poderia fazer o codice fiscale e teriamos os dois que tirar o permesso de soggiorno? Não compreendi muito bem se puder me ajudar.
    Ai então poderia já na Itália dar entrada no processo dele via judicial materna pois estaremos legalizados para dar entrada no processo ou não é possível? Me mudo e ficamos lá apenas com o permesso. Na tua experiência acha que vale a pena irmos por causa da cidadania européia minha ou fazemos primeiro o processo aqui do Brasil para ele e depois vamos todos os 4 como italiano e espanhóis? Gostaria muito que me desse uma opinião pois o teu conhecimento é absurdo e ficaria muito feliz!!!

    Responder

    1. Olá Isabel, essa resposta dará um vídeo lá no nosso canal, vou preparar e publicar lá, pois tem muuuuitos detalhes que podem complicar, começando pelo fato de você já ser européia 😎 Pois é, isso normalmente é pior do que vir pra cá fazer o processo, e seu marido não pode vir pra cá fazer isso, pois é judicial, não terá como ter um permesso pra isso.


  4. Oi, Fábio.
    Estou acompanhando o curso vídeo a vídeo através da playlist no YouTube e notei que este vídeo não está na lista, encontrei porque vim procurar no blog. Só queria avisar 😉

    Responder

    1. Ciao Ana, na verdade nenhum vídeo do curso está disponível publicamente no YouTube. Ele é exclusivo pra quem é inscrito aqui no blog 😉


  5. Fabio, boa tarde!
    Vamos fazer o processo eu e meu irmão, neste caso a dúvida é:
    1-Preencho duas Richiesta independentes, uma minha com contrato abitativo em meu nome e outra em nome dele com a cessione di fabbricato assinada por mim, ou;
    2-Somente uma Richiesta em meu nome com contrato abtitativo e coloco na richiesta os dados do meu irmão (…anche familiare…) e pós vígile teremos as duas residências confirmadas?
    **Apresentando tb dichiarazione di presenza e codice fiscale dos dois.

    Desde já, agradeço a atenção.

    Responder

    1. Referente a Inscrizione Anagrafe, para solicitar a visita do vigile.


    2. Grato pelo breve retorno!
      Sucesso!!


  6. Fabio, estou me mudando com a família para a Itália. Todo esse corre nos órgãos públicos, eu preciso levar meus filhos junto( 8 anos e 1 ano)?
    Pois darei entrada na cidadania deles também.

    Responder

  7. Tenho lido bastante sobre o processo, mas esse artigo + vídeo foi o melhor de todos. Sequência lógica e linguagem simples! Muito obrigada!

    Responder

  8. Olá Fabio, boa tarde!

    Estou me planejando para reconhecer a cidadania italiana, mas eu pretendo ir primeiro para Portugal ficar uns meses e depois ir para a Itália. Pelo o que eu entendi neste artigo, assim que eu chegar na Itália eu devo fazer a minha declaração de presença.
    Estou lhe escrevendo essa mensagem porquê eu soube através de terceiros que dependendo do meu tempo de permanência em Portugal vai influenciar negativamente no dia que eu for fazer a declaração de presença na Itália. Esta alegação é concreta?

    Grazie mille per l’attenzione

    Responder

    1. Exatamente! Você tem 90 dias para permanecer na Europa, se usar ou ultrapassar este período em Portugal, vai ter que sair da Europa, permanecer 3 meses fora e só depois retornar. Minha orientação sincera é ir direto pra Itália, obtenha a sua cidadania e depois vá para onde quiser 😉


    2. Mas Fabio, e se eu conseguir um emprego em Portugal, com contrato de trabalho, eu vou poder ir para Itália reconhecer a cidadania, mesmo que eu já tenha ultrapassado os 90 dias?


  9. Fábio, eu a minha noiva, estamos tirando cidadania italiana, já achamos o documento que fala que o bisa de nasceu em pieve di soligo, você presta consultoria ?

    Responder

  10. Olá Fábio, tenho uma dúvida:
    Se eu tiver planos de reconhecer minha cidadania na Itália e ficar de vez por lá, devo mesmo assim apresentar minha passagem de volta quando entrar na Europa?
    Caso você responda que sim, o que acontece com a passagem? Eu perco?
    Obrigado!

    Responder

    1. Ciao Danilo, tem sim, pois até que você seja cidadão italiano reconhecido estará viajando como brasileiro e como tal deve apresentar a passagem de retorno inferior a 90 dias, caso contrário nem te deixam embarcar no Brasil.


  11. Oi, Fabio! Muito obrigada por todos os seus vídeos. Tenho conhecidos na Italia que irão me hospedar, porém a casa em que eles moram é alugada. Nesse caso, a Cessione di Fabbricato precisa ser assinada pelo proprietário do imovel?

    Responder

    1. Oi Nayla, a cessione é assinada por quem vai te hospedar e tem o contratto di affitto no próprio nome


  12. Fábio, esta dúvida me veio hj (dias depois da aula kkk). O chip de celular ele é pré-pago certo? Neste caso imagino que vou precisar colcar créditos nele a fim de manter ativo e/ou para uso de dados 4G/internet. Como e onde isso é feito? Ou para usar intenet mais vale mais a pena comprar esses chips de internet móvel internacionais no brasil mesmo para utilização na itália?
    Mais uma vez, muito obrigado.

    Responder

    1. Isso mesmo, é pré-pago. Você pode colocar diretamente pelo próprio aplicativo das operadoras, além de poder fazer isso em diversos locais: supermercados, tabacchi, etc


  13. Fábio e equipe! Olá!

    Me bateu uma dúvida sobre as circulares, gostaria de me preparar e ter essas informações a mão, vocês tem algum artigo que nos direciona sobre quais circulares que se aplicam ao processo de cidadania e também os primeiros passos.

    Muito obrigada apoio de todos vocês! Gostaria que entendesse o quão importante é termos como encontrar informações seguras!

    Responder

  14. Boa noite Fabio!!
    O seguro viagem e o seguro saúde são obrigatórios para entrar na Itália?

    Responder

  15. Boa noite Fábio… Deixa eu ver se eu entendi certo…
    Se eu pegar um voo com conexão, vou precisar fazer a declaração de presença. Porém quando for fazer essa declaração, já preciso apresentar a cessione di fabbricato, certo? Então primeiro de tudo, assim que chego na iItália, faço a cessione di fabbricato e depois a declaração de presença e depois o codice fiscale.

    Responder

  16. Os voos saindo do UK para a Italia, recebe o carimbo Italiano no passaporte?

    Responder

    1. Não tenho essa informação, não acompanhei mais ninguém que tenha feito isso recentemente, após o Brexit


    2. Sim, UK não é nem nunca foi parte do acordo de Schengen então vc recebe o carimbo chegando na Itália. Pode ir de Latam or British Airways para Londres e depois pegar um vôo de 10-20€ de cia low cost como Ryanair ou EasyJet para chegar em vários aeroportos da Itália.


  17. Olá Fábio! Tudo bem?

    Obrigada pelos vídeos, essa parte ainda estou aprendendo todos os detalhes, mas sua explicação e seu material de apoio são fundamentais.

    Tenho uma dúvida sobre os órgãos presentes na comune que irei fazer o meu processo (vou seguir o seu conselho). Como é uma comune pequena, ela não tem questura ou commissariato, somente na capital do estado ou na cidade ao lado (que é bem maior), posso realizar essas atividades nesses locais ou é necessário ir em algum órgão público da comune mesmo?

    Obrigada!

    Responder

    1. Quando o comune não tem questura ou equivalente, normalmente a cessione é feita diretamente com o vigile ou no próprio comune – se você já sabe o comune, entre no site deles e procure por “cessione di fabbricato” pra saber onde é


    2. Para a “cessione do fabbricato” funcionou a sua ideia, muito obrigada!

      Contudo a dichiarazione di presenza devo fazer na questura da cidade-capital, pois não encontrei informações no site, correto?

      Obrigada pelo direcionamento.


  18. Boa noite Fabio!
    Qual o valor financeiro mínimo devo apresentar na imigração para fazer a cidadania na Itália? Já que vou ficar na casa de conhecidos na Italia.

    Responder

  19. Boa noite Fábio! Eu e meu irmão vamos juntos para a Itália fazer a cidadania. O contrato de aluguel será no meu nome, dessa forma, serão preenchidas duas cessione di fabbricato (uma com meu nome e outra com a do meu irmão) ou apenas com o meu nome que estará no contrato?

    Responder

  20. Outras dúvidas: além do cdam preciso de outro seguro saúde? Passagem de volta, tenho que mostrar? Compro a volta no prazo de 3 meses? Porque eu ja pretendo ficar la … Sobre dinheiro a levar,alem do cartão de crédito internacional, quanto em espécie vc aconselha levar ?

    Responder

  21. Fábio, boa noite. Eu já fiz meu codice fiscale pelo consulado aqui do Rio de Janeiro. Vou precisar validar ele quando chegar na Itália?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *