Preparando o Terreno e Escolha do Comune Italiano | Aula 12

Você sabia que a escolha do comune italiano e toda a preparação do terreno para a chegada na Itália é uma das coisas mais importantes que existe?

E ainda que muitos entendam a importância disso, muita gente acaba não dando o devido valor e tomando os cuidados necessários para evitar problemas quando chegar na Itália!

Na aula de hoje eu falo sobre alguns pontos importantes, dentre eles:

1 – Você já tem o passaporte brasileiro? Se ainda não tem, leia este artigo 😉.

2 – Já escolheu o comune italiano onde vai fazer o seu processo? Tem dicas aqui neste artigo 😎.

3 – Qual o mês que você pretende ir à Itália? Deixe nos comentários deste artigo, eu quero saber 😊.

Dica importante

Ainda que seja um curso gratuito, eu quero que você pense nele como se custasse muito, mas muito caro!

Pense que um consultor na Itália cobra cerca de 25 mil reais para realizar o processo, e com os ensinamentos que eu vou te dar, você não vai precisar pagar nem perto disso.

Assim você vai valorizar cada minuto aprendido e mais importante do que isso: vai colocar as coisas em prática!

Lembre-se: de nada adianta eu te dar o melhor conteúdo do mundo se você não colocar as coisas em prática, ok?

Alinhamentos feitos, vamos ao vídeo:

Lembrando que você encontra o link para baixar os materiais didáticos do nosso curso na página principal dele, cujo link está logo no início desta página.

Outra coisa super importante: clica aqui também para começar a acompanhar os outros vídeos que eu publico lá no nosso canal do Youtube, temos 3 vídeos por semana por lá 😉.

Qualquer dúvida que você tenha sobre esta aula, sobre a escolha do comune italiano ou qualquer assunto relacionado, deixe abaixo no campo de comentários, assim eu vou poder te ajudar melhor, combinado?

33 Comentários


  1. Ciao Fabio!

    Fabio meus documentos foram enviados para o Comune de Sotto il Monte Giovanni XXIII, vc conhece esse Comune?

    Responder

  2. Olá Fábio,
    Eu tenho que obrigatoriamente morar na cidade em que eu quiser iniciar o processo, desde a requisição da residência no Uficio Anagrafe até a protocolação dos documentos pelo Ufficio di Stato Civile? Eu estava pensando em ter a minha residência em Milão e abrir o processo em algum comune menor no entorno da sua região metropolitana…

    Responder

  3. Fábio, não sei se você ainda está respondendo as perguntas por aqui, mas resolvi tentar:
    Troquei alguns emails com a comune me disseram que seguem K.28.1 dell’8.4.1991 e para o Soggiorno Circolare 32. Mas não fazem analise preliminar e disseram o tempo de conclusão é o previsto em lei “Le tempistiche sono quelle previste per legge”.

    Não sei se isso é mais positivo ou negativo? Será devo procurar outro Comune?

    Parabéns pelo trabalho, valeu!

    Responder

  4. Comune bom para fazer o processo normalmente não vai ter a melhor estrutura de comune indicada para morar por ser um lugar mais pacato, com menos demandas e consequentemente com menos ofertas, tanto nas questões financeiras, quanto administrativas, culturais, etc??

    Responder

  5. Boa Tarde Fábio, vai parecer puxa-saco mas não tenho palavras para agradecer o quanto você tem me ajudado e incentivado com o meu processo. Muito obrigado e parabéns pelo trabalho!

    Acabei de assistir todos os vídeos dessa série e até revi alguns, mas ainda paira uma dúvida sobre esse tema: sabe se posso ir para a Itália para fazer o reconhecimento somente com a passagem de ida? Já que minha ideia é morar ai mesmo depois.

    Responder

    1. Que legal Leo, obrigado pelo feedback 🙂

      Sobre a dúvida, não pode. Até que seja reconhecido cidadão italiano e utilize o passaporto rosso, tem que embarcar do Brasil com a passagem de retorno 😉


  6. Fábio, vim assistir novamente o vídeo, e ao pesquisar os comunes, percebi que alguns deles, contam o email normal e o email pec. Tem diferença se eu enviar no email pec?

    Responder

  7. Olá Fabio! agradeço imensamente pelo incentivo e ensinamentos que vem nos passando !
    gostaria de saber se tem modelos de e-mail que passamos para o comune para ver se aceita nosso processo de cidadania .e se devemos enviar documentos para isso e o que seria! muito obrigada desde já.

    Responder

  8. Quando eu fui retificar a certidão de inteiro teor de nascimento o cartório sugeriu que eu fizesse a comunicação ( averbação) de casamento e da morte do meu avô na certidão de nascimento . Mas esse casamento não faz parte da minha linhagem de transcrição, pois foi o primeiro casamento do meu avô. Tem algum problema essa comunicação de casamento na certidão?
    Ou eu não preciso fazer isso? Mas a certidão de óbito dele diz que ele é viúvo, então existiu um casamento, mas não foi com minha avó.
    No meu caso os documentos necessários da parte do meu avô são; apenas certidão de nascimento e óbito, certo? Até porque na certidão de nascimento da minha mãe é meu avô que é o declarante

    Responder

    1. Para o processo de cidadania não, mas ouve o cartório e faça o que eles estão dizendo, pra ficar tudo atualizado e certinho


  9. Oi boa tarde Fábio, muito obrigada pelo seu trabalho.

    eu tenho uma dúvida sobre a certidão de casamento do meu avô. Ele casou com a primeira mulher e ficou viúvo, então ele teve um relacionamento com minha avó e teve minha mãe, sem ter um casamento.

    Estou no processo de retificação das certidões. Gostaria de saber se eu vou precisar levar para a Itália essa certidão do primeiro casamento dele ou se apenas preciso da certidão de nascimento e de óbito dele.

    Responder

    1. Oi Roberta, na Itália você vai precisar apenas do casamento que faz parte da sua linha de transmissão


  10. Olá. Não sei se entendi porque os comunes bons pra fazer o processo são ruins para morar. Seria porque são pequenos?

    Responder

  11. Amei o artigo, bem esclarecedor, as informações me ajudarão muito. Obrigada! Pretendo ir a Itália em Julho de 2021 saindo da Inglaterra.

    Responder

  12. Olá Fabio,
    Desde que descobri seus vídeos tenho maratonado, agradeço por cada uma das informações!
    Gostaria de uma opinião sua sobre o tema retificação.
    O dante causa em suas certidões brasileiras usou sobrenome diferente do Estratto di Nascita (trocando “e” por “a” e “s” por “z”), porém, elas já passaram por retificação em outros momentos.
    Minha dúvida, todos os filhos dele receberam o sobrenome que ele usava no Brasil, devo retificar o nome dele na certidão dos filhos, ou além disso devo retificar o sobrenome dos filhos em diante para seguir o sobrenome desde a Itália, ou este tipo de divergência é tolerada?

    Responder

  13. Boa tarde Fabio!!
    Gostando muito das aulas..Grazie mille
    Eu queria saber sobre a carta convite se tem algum modelo, qual as orientações para que a carta seja aceita?
    Eu pretendo ficar na casa de conhecido na Itália.

    Responder

    1. Na verdade você precisa da carta di ospitalita e não da carta convite, são documentos diferentes. Aqui no blog tem o modelo 😉


  14. Fábio! Muito obrigada pelo direcionamento que você está nos dando!

    Meu step atual é exatamente esse que você apresentou, eu entrei em contato com 30 comunes. Desde o começo teve um que sempre me respondeu mais rápido, que falou que eu poderia ir para lá fazer a cidadania, que de bate pronto se ofereceu para olhar meus documentos, mas mesmo assim devo dizer que bateu uma dúvida, porque sabe quando a esmola é muito grande e daí a gente fica desconfiado?

    O que você acha, devo ir para esse comune?

    Novamente, muito obrigada pela ajuda!

    Responder

    1. Oi Nathiélli, tudo bem? Eu acredito verdadeiramente que nada acontece por acaso e tampouco existem “coincidências”. Então se estão sempre te tratando bem e respondendo, não vejo motivos para não acreditar 🙂


    2. oi Nathielli, tudo bem?

      estamos em 2023, vi seu comentário, comecei a estudar agora o processo.
      Poderia dizer qual foi o comune mais amigável?


  15. Oi, Fábio!

    Primeiro parabéns pela iniciativa de fazer o curso novamente. Tem ajudado muito. Gratidão.

    À princípio, nosso plano era ir para um comune pequeno (6000 habitantes) do norte da Itália. Não achei nada sobre ele online, o que é um bom sinal. Mas o principal motivo de ir pra lá é o fato de ter uma casa gratuita e a disposição (nosso plano é mudar de vez).

    Já estou com os documentos e já iniciei o contato via email com o comune, mas ao me responder a oficial disse que o processo leva até 730 dias.

    “Il termine di conclusione del procedimento è pari a 730 giorni.”

    Minha pergunta: os comunes fazem isso mesmo pra não se comprometerem com uma data? Ou devo fugir desse comune?

    Estou com a impressão que eles estão confundido as datas pois não achei em nenhum lugar esse número de 730 dias.

    Agradeço seu conselho nesse aspecto.

    Grazie.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *