Solicitando o Codice Fiscale na Italia | Aula 14

Agora chegou a hora de cumprir com o segundo passo que é a solicitação do codice fiscale na Italia.

Lembrando o passo anterior, já foi explicado nessa aula.

O codice fiscale, é a versão italiana do CPF brasileiro e é solicitada em um órgão chamado Agenzia dell’Entrate.

Inclusive eu explico como você pode fazer o agendamento para ir lá neste artigo.

Documentos Importantes para o Codice Fiscale na Italia

Anote aí os documentos necessários para você solicitar o seu codice fiscale aqui na Italia:

1 – Fotocopia dá página do seu passaporte com seus dados pessoais e foto;

2 – Fotocópia da página do passaporte com o carimbo de entrada na Itália OU fotocópia da sua dichiarazione di presenza (tema da próxima aula!)

3 – Cessione di fabbricato (poucos funcionários pedem este documento, mas é bom já estar com ele em mãos)

Dica importante

Ainda que seja um curso gratuito, eu quero que você pense nele como se custasse muito, mas muito caro!

Pense que um consultor na Itália cobra cerca de 25 mil reais para realizar o processo, e com os ensinamentos que eu vou te dar, você não vai precisar pagar nem perto disso.

Assim você vai valorizar cada minuto aprendido e mais importante do que isso: vai colocar as coisas em prática!

Lembre-se: de nada adianta eu te dar o melhor conteúdo do mundo se você não colocar as coisas em prática, ok?

Alinhamentos feitos, vamos ao vídeo:

Lembrando que você encontra o link para baixar os materiais didáticos do nosso curso na página principal dele, cujo link está logo no início desta página.

Outra coisa super importante: clica aqui também para começar a acompanhar os outros vídeos que eu publico lá no nosso canal do Youtube, temos 3 vídeos por semana por lá 😉.

Qualquer dúvida que você tenha sobre esta aula, sobre a escolha do comune italiano ou qualquer assunto relacionado, deixe abaixo no campo de comentários, assim eu vou poder te ajudar melhor, combinado?

6 Comentários


  1. Bom dia Fabio, dei entrada no permesso di soggiorno por matrimonio e estou com a ricevuta da questura porem ao tentar fazer o codigo fiscal na agenzia delle entrate eles negaram dizendo que deveria ter o numero do cf no permesso. Tem alguma outra forma para fazer o codigo fiscal ?

    Responder

    1. Eles estão equivocados, volte lá e peça para falar com o dirigente. Se não funcionar, vá em outra agenzia


  2. Prezado Fábio, bom dia! Eu e minha filha iremos fazer o processo de reconhecimento de cidadania agora. Ainda não sabemos em qual comune. Ela foi na frente e está num hotel em Milano. Hoje ela foi dar entrada no Codice fiscale, e agendaram pra 6/março, ou seja daqui a 20 dias! Pela sua experiência, isso seria porque é Milano? Se eu for a uma comune menor, isso seria feito no mesmo dia?

    Responder

    1. Meu querido, como alguém que me segue e pretende realizar o processo sozinho na Itália, não está inscrito na ECI desde muito antes de vir pra cá??? Comune para a prática se escolhe ANTES da vinda, não quando já está em território italiano, exatamente para evitar isso aí que está acontecendo com a sua esposa. Normalmente, em situações como essa eu falo pra entrar na ECI, mas sendo brutalmente sincero, nem sei se vale a pena a este ponto, pois já estar aqui sem ter feito a lição de casa, normalmente vai ser mais um dos casos que eu acompanhei que a melhor solução foi a pessoa voltar ao Brasil, começar do zero e só então voltar pra cá com tudo certinho, documentos já analisados pelo oficial, etc


  3. Olá, Fábio! Tudo bem? Tenho uma dúvida. Minha família e eu reconhecemos nossa cidadania, fizemos via Judicial Materna. No início do processo foi-nos dado um Codice Fiscale. Agora, a assessora nos disse que esse CF não vale mais. Que ele era temporário. Isso procede? Se sim, como podemos tirar um novo?

    Obrigado pelas discas e orientações! Um abraço.

    Responder

    1. Não existe codice fiscale “temporário”, tem algum angú nesse caroço aí 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *