Meu Coração Vibrando de Alegria

Hoje quero compartilhar algo que vem deixando meu coração vibrando de alegria e que ao mesmo tempo vem criando um enorme conflito pelas bandas de cá.

Esse conflito nasceu há cerca de 3 anos e vem do incômodo que eu tenho em saber que eu posso transmitir muito mais do que eu venho transmitindo a vocês.

Vocês me consideram o “cara da cidadania italiana”, muitos me chamam de mestre, outros de mentor, professor, etc.

E, ao passo que isso me enche de orgulho, também me deixa angustiado.

Pois eu sei que eu posso ajudar muito mais do que apenas no reconhecimento da cidadania de vocês, como já vem acontecendo nos programas que eu criei formando profissionais de busca de documentos e consultores.

É muito comum nas mentorias que eu dou, eu falar coisas que vão além do business, do negócio em si.

Eu aponto soluções para eventuais fraquezas e medos, eu mostro um caminho viável e seguro para ir além do trabalho.

E o mais importante: eu mostro que dá pra conciliar trabalho, família e vida pessoal, pois nada adianta você ter sucesso profissional e isso causar problemas de saúde ou familiares.

Nas lives de café da manhã que eu fiz no meu perfil do Instagram ao longo da pandemia, eu recebi feedbacks incríveis.

De pessoas que ouviam a forma como eu vejo e penso o mundo, e a partir disso buscaram inspiração para mudar a sua própria realidade…

CALMA, NÃO VOU PARAR DE TRABALHAR COM CIDADANIA ITALIANA

E calma: eu não estou aqui anunciando que a Minha Saga vai deixar de existir ou que eu vou parar de trabalhar com cidadania italiana.

Não é isso que estou anunciando aqui não!

O que vai acontecer – e já vem acontecendo – é que eu trabalhando de forma estratégica com a cidadania italiana.

Isso significa usar de forma inteligente este nosso querido blog, a minha lista de e-mails e o canal do Youtube para selecionar os meus clientes.

E tenho a alegria de dizer que ainda faltam mais de 2 meses para acabar o ano, e neste mês de outubro a gente já alcançou o faturamento do ano passado inteiro – sendo inclusive o melhor resultado financeiro desde 2019, no ano pré Covid.

Porém, eu tenho pensado muito e fazendo um esforço para não deixar que o meu passado defina os meus próximos passos.

Se eu cair neste erro, é provável que eu queira replicar as mesmas coisas que eu já fiz, sem abrir para novas possibilidades e nem cogitar coisas novas.

Nos últimos meses eu mergulhei em profunda auto análise, exatamente para conseguir enxergar algumas amarras que me impediam de enxergar as coisas que verdadeiramente deixam o meu coração vibrando de alegria.

Pra vocês terem uma ideia, eu abri mão da minha equipe de colaboradores, eu encerrei projetos que me consumiam uma energia imensa, e passei meses olhando pra mim, pras minhas necessidades e pro que eu quero da minha vida.

E foi então que eu vi que aquilo que faz os meus olhos brilharem, é passar horas ajudando pessoas e profissionais a crescerem, sem nem perceber o tempo passando.

É receber um email de um leitor agradecendo pela indicação de um profissional que se formou comigo, dizendo que o trabalho foi executado de forma impecável.

Aí eu me lembrei da foto abaixo:

coração vibrando de alegria

Esse magrelo aí, fã de heavy metal, desde muito cedo já sonhava em trabalhar como consultor de empresas.

Quando comecei a trabalhar com 14 anos em um escritório de contabilidade, pude perceber que eu tinha habilidade para propor ideias que os “adultos” com anos de experiência ficavam boquiabertos.

Só que eu não tinha estudo nenhum na área, e foi então que eu prestei vestibular em administração de empresas na Fundação Santo André.

E passei.

Comecei a graduação em administração de empresas em fevereiro de 1999, eu estudava pela manhã, porque eu já era professor de informática e gerente comercial da empresa que eu trabalhava.

Em julho a minha filha Isabella nasceu.

Foi impossível continuar estudando e trabalhando com uma filha recém nascida, então eu pedi aos professores os materiais de estudo que teríamos ao longo dos 4 anos, comprei uma caralhada de livros e estudei sozinho.

A minha unidade da Microlins se tornou uma das melhores de SP, tanto em número de faturamento, quanto em número de alunos e satisfação de alunos.

Mas como eu era muito jovem e deveras inconsequente, me achando muito melhor do que eu realmente era, acabei tomando várias decisões ruins.

Até que em meados de 2006 eu fali a empresa.

Entre outros erros que me ensinaram muito, principalmente a ter humildade e saber que sozinho a gente não chega a lugar nenhum!

Aí o resto da história vocês conhecem:

  • Descobri que podia obter o reconhecimento da minha cidadania italiana;
  • Fui pra Itália buscar o eu reconhecimento;
  • Abri uma empresa de consultoria e busca de documentos;
  • Explodi e me tornei referência no mundo da cidadania italiana, adquirindo uma baita autoridade.

Em 2015 eu lancei o meu primeiro produto online, que foi o Guia Prático da Vida na Itália.

Depois no mês seguinte lancei a Área Vip do blog Minha Saga.

Que progrediu e se transformou na Escola da Cidadania Italiana.

Aí lancei o Curso de Busca de Documentos, o Curso de italiano Esperienza, o Curso de Consultoria, a Mentoria para Consultores, o Curso FB de Marketing Digital, o Manual Sagabook.

Sem contar os 6 eventos ao vivo no Brasil e a experiência monstruosa que eu adquiri ao fazer tudo isso.

E chegamos então ao ponto deste nosso artigo: eu quero ir além do que eu já venho fazendo.

INDO ALÉM DA CIDADANIA ITALIANA…

coração vibrando de alegria

Eu quero ajudar vocês sim a ter a sua cidadania italiana reconhecida, mas também eu quero te ajudar a pensar diferente.

A entender como é a vida aqui no exterior, se você tem perfil para pegar algo que você seja bom, empacotar esse conhecimento e talvez criar um produto ou serviço digital.

Enfim, eu quero e vou te ajudar – mostrando como é a minha vida e como eu faço, na prática – a entender se você também pode ter os mesmos resultados.

Eu não me lembro em qual ano eu percebi que eu faturava mais com os meus produtos online do que com a minha consultoria presencial, então eu tomei a decisão de encerrar a empresa de consultoria e focar na empresa de produtos e serviços digitais.

Aí eu busquei me aperfeiçoar e fiz um baita curso de mastercoach executivo e de negócios, para entender não apenas a parte do business, mas também as limitações do gestor, do empresário, do ser humano e o que o impedia de ter maiores resultados.

Porém durante todo esse tempo, eu sempre tive um único remorso: não ter terminado a minha faculdade de administração.

Eu sempre disse que a “falta de um título, de uma qualificação formal” me deixava chateado.

Sempre foi um problema me apresentar às pessoas de fora da minha bolha, pois fora do nosso ambiente, ser “mestre em cidadania italiana”, “especialista de Itália”, não serve para absolutamente nada.

Inclusive na própria Itália, dizer que eu sou “especialista em cittadinanza italiana” no mundo de hoje, com um monte de picareta trabalhando e fazendo besteira, é o mesmo que os meus amigos coaches, aqueles que são sérios, também enfrentam quando dizem que é coach.

Virou um termo “pejorativo”, né?

Hiii, lá vem o coach querendo me vender alguma coisa…

Porque o mercado foi invadido por gente sem nenhuma ideia do que tá fazendo, os tais “coachings quânticos”, coach disso, coach daquilo, etc.

Hoje na Itália, o termo “agenzia di cittadinanza italiana” também tem a mesma conotação, tanto é que a gente que é sério, já sabe como se distinguir no meio de tanta coisa ruim.

Então, senhoras e senhores, a primeira grande novidade que eu quero compartilhar com vocês, é isso aqui:

Hoje posso dizer que aquele incômodo em “não ter um título formal ou oficial” não existe mais.

E eu sei que muitos de vocês vão dizer – porque já me disseram – que isso não é prova da minha capacidade, nem da minha competência.

Eu sei, e concordo!

Porém, pra mim, que vim de uma família paupérrima, onde as roupas que eu usava quando era pequeno viam da doação das roupas que meus primos não queriam mais…

Onde eu, meus irmãos e a minha mãe fomos morar de favor na casa dos meus avós, depois do divórcio dos meus pais sem ter onde morar, pois a casa que a gente morava tinha sido arrematada em um leilão por falta de pagamento…

Por todas estas razões, isso aqui tem um sabor mais do que especial.

É a frase da minha família que a gente sempre vai usar:

De São Mateus pro mundo!

Já engatilho então na segunda noticia maravilhosa:

coração vibrando de alegria

Mal recebi o meu diploma de graduação, já me inscrevi no MBA em Inteligência Competitiva e Inovação em Marketing.

Olha que loucura: cheguei aos 47 anos com o segundo grau completo, e tudo indica que vou chegar aos 50 pós-graduado 🙂

Aproveito para agradecer aqui também todos aqueles que ficaram felizes com esse anúncio que eu dei durante a live que eu fiz lá no Instagram.

O INÍCIO DA PRODUÇÃO DE NOVOS CONTEÚDOS

E a terceira notícia maravilhosa que eu quero compartilhar com vocês é que eu vou finalmente começar a produzir conteúdo sobre a minha vida usando o marketing digital e também a minha vida morando no exterior como cidadão italiano, trabalhando 100% online e os benefícios disso.

Vou mostrar também como é a vida de uma pessoa que não trabalha com marketing digital, que é a vida da minha linda esposa Franciane.

Ela tem outros planos que não incluem trabalhar com marketing, mas sim com arte e que traçou um plano, que inclui aprender uma nova língua, trabalhar em algumas áreas estratégicas para aprender e criar conexões, até chegar no ponto que ela quer.

Ou seja, aquele incômodo de ser apenas o “cara da cidadania italiana” oficialmente vai deixar de existir.

Agora eu vou falar de muito mais coisas, abrangendo muitos outros assuntos e é por isso que eu não podia deixar de vir aqui e explicar tudo isso pra vocês.

Tem pessoas que me seguem há 1, 2, 5 10, 15 anos – desde 2007 quando eu comecei a escrever o blog.

Inclusive, eu estou tendo um baita desafio, que é encontrar os lugares certos para cada uma das coisas que eu quero fazer.

Por exemplo: a cidadania italiana vai continuar tendo seu lugar no Instagram, aqui no nosso blog e também no canal do Youtube, além claro dos meus programas pagos como a Escola da Cidadania Italiana, o Curso de Busca de Documentos, o Curso de Consultor, o Manual Sagabook e o Guia da Vida na Itália – tudo isso vai continuar acontecendo e tem o seu lugar de divulgação e seu espaço definido.

Agora, em relação à minha vida pessoal e a minha vida profissional com o marketing, vou usar esse perfil no Instagram.

Em breve vocês vão receber os convites para participar destes lugares todos.

Estou inclusive pensando em fazer uma grande festa online pra gente comemorar o nascimento deste novo projeto, o que acham?

E uma coisa muito legal, é que vocês vão poder ter o mesmo sentimento que a galera da cidadania teve quando eu comecei o blog Minha Saga.

Vocês vão ver e acompanhar o crescimento e serão parte integrante desse movimento, onde eu pretendo usar a mesma coisa que fez eu explodir no mundo da cidadania italiana: compartilhar as informações durante o meu aprendizado e experiência.

Termino este artigo com uma mensagem super importante:

A vida é muito curta pra gente deixar de correr atrás daquilo que realmente faz o nosso coração vibrar.

Minha vida precisou dar uma volta gigante desde que eu quebrei a empresa lá em 2006, para que eu pudesse olhar pra dentro, me conhecer melhor, fazer as perguntas certas e então poder fazer não as escolhas que o mundo me deu, mas sim tomar o rumo que eu quero tomar.

Decidir com base no que eu quero, e não porque “calhou e já que eu estou aqui vou seguir”.

Em 2007 eu escrevi o artigo onde eu precisei escolher se continuava na mesma cidade que o meu processo estava dando errado, ou se eu colocava minha mochila nas costas e começava tudo do zero, em outra cidade.

Neste momento eu estou sentindo o mesmo frio na barriga que eu senti naquele momento, pois eu não tenho ideia do que vai acontecer…

Estou saindo da minha zona de conforto – que me dá alegria – para entrar em uma zona desconhecida, que em certos momentos me deixa sim aterrorizado…

Mas aí eu coloco a mão no coração e sinto a vibração e o entusiasmo que vem e me preenche de tal forma, que eu só sinto vontade de gritar e seguir em frente.

Termino dizendo que, se você acha que o que eu já fiz por você ao longo destes anos todos falando sobre cidadania italiana, se prepare!

Pois a partir de agora eu vou te mostrar um mundo de oportunidades pra que você tenha o mesmo problema que eu: sentir esse entusiamo e essa vontade de sair gritando, fazendo e aprendendo coisas novas, para ter uma vida mais próspera, que condiza com a sua essência e com quem você é, combinado?

Obrigado, obrigado, muito obrigado por estarem sempre comigo me permitindo viver este sonho, e contem comigo para fazer o inverso e poder proporcionar a mesma coisa pra cada um de vocês.

Um beijo e um abraço pra cada um de vocês, e bóra viver a vida que merecemos!

16 Comentários


  1. Há muito tempo atrás quando vc começou com os seus cursos eu envie a você um comentário onde lhe disse: você não esta matando sua galinha de ovos de ouro? não tenho certeza se vc lembra disso. Mas me respondeu que eu estava errado. Concordo. eu estava errado. Desejo Sucesso

    Responder

  2. Parabéns Fábio, por sua graduação! Sempre é tempo de aprender coisas novas não dá pra ficar parado e ver os sonhos se perderem no tempo. Sucesso e muita felicidade pra você e Franciane nesse novo caminho! Abraços.

    Responder

  3. Tantissimi Auguri Fábio! Fico muito feliz por você, sei muito bem a importância de um “canudo”. pois aconteceu comigo exatamente assim. Só que o meu primeiro curso superior eu conclui aos 63 anos de idade e aos 65 estava pós- graduada com especialização .
    Minha filha, quando se refere a você, fala assim: “olha seu GURU da cidadania tá falando ai no Instagran”
    Seja muito feliz e Deus o abençõe sempre

    Responder

    1. Que top !!! parabéns ! !
      Vc é de SAO Mateus !!! Zl de SP ?
      Pq se for, eu também sou !!!
      Eu tbm terminei o Ensino Medio e a Faculdade mais tarde e afora aos 47 termino minha segunda facu !!!
      Acompanho sua Historia a anos !!!
      Mais somente agora vou atrás da minha cidadania !!


    2. Olha só, que maravilha Osvaldo!

      Sim, cheguei em São Mateus com 8 anos e vivi por lá até vir pra Itália 🙂


    3. Que legal Luzia! Parabéns e que Ele abençoe a todos nós 🙂


  4. Fabio, foi uma otima surpresa ver que voce realizou o sonho de cursar uma faculdade, não que isso tenha tanta importância, mas o que vale mesmo é a satisfação pessoal, a realização de um sonho, o alcançar de uma meta, não é mesmo? Você não é só o cara da cidadania italiana, você é a REFERÊNCIA da cidadania italiana, o MESTRE! Sou muita grata a todos os ensinamentos que voce compartilhou ao longo dos anos! Espero que você e a Fran sejam cada dia mais cúmplices um do outro em busca da felicidade e vitórias de vocês! Parabéns pelas suas conquistas! Abraços

    Responder

    1. Sim, é muito bom esse sentimento de “dever cumprido” 🙂


  5. Fico muito feliz por você, correndo atrás dos seus desejos. A vida é assim, uma corrida em busca das novas coisas que almejamos. Não podemos ficar parados achando que está bom. Sair da zona de segurança é um grande desafio e certamente você fará o seu melhor para realizar seus novos projetos e conseguirá transmitir essa vontade e garra aos seus seguidores e àqueles que também querem buscar e alcançar novos desafios. Parabéns pela sua trajetória. Ela poderá inspirar muitas pessoas.

    Responder

  6. Bom, como eu já disse lá no Instagram, parabéns pra vc e também pra Fran, pq ela realmente é o divisor de águas na sua vida, que está fazendo com que vc conquiste e realize muito mais do que em toda a sua vida antes de casar com ela. Ela é a “grande mulher ao lado (não atrás) do homem de sucesso”. Deus continue abençoando a vida de vcs e trazendo ainda mais conquistas e vitórias! 😘

    Responder

  7. Caracas! Gosto assim!
    Você foi essencial em minha decisão de ir atrás do reconhecimento de minha cidadania italiano. Você me mostrou que eu podia e orientou cada passo, de forma que, ao chegar na Itália, depois dos 70 anos, enfrentei tudo, até conseguir o passaporte, em 2019.
    Fiz seu curso de buscador de documentos e prestei serviços sérios e completos a muitas pessoas.
    2020 e 2021 foram anos de covid na Itália. Quatro meses sem sair do apartamento. Posso dizer que fui “braba”.
    Agora estou vivendo em Portugal. Chegando aos 80, vou escolhendo pequenos projetos pessoais ligados à escrita, entremeados com pilates, jogo de botcha sênior, que cuidar da saúde é bom.
    Estou certa de que vou ter grande prazer em acompanhar seus novos passos!
    Abraço carinhoso
    Maria Otilia Bocchini

    Responder

    1. Que linda mensagem Maria Otilia, grazie mille!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *