Franciane Mazzotti, A Nova Cidadã Italiana Reconhecida

Hoje compartilho com vocês a história da mais nova cidadã italiana reconhecida aqui na bandas da Minha Saga.

E hoje o artigo vem com uma felicidade dupla, pois vou falar com vocês da finalização do processo da minha linda e amada esposa!

Como se não bastasse o reconhecimento, ela ainda conseguiu bater o meu próprio recorde como consultor 🙂

Seu processo durou exatos 18 dias, ganhando do processo da Joana, que tinha durado já incríveis 28 dias 😱.

COMO TUDO COMEÇOU

Eu conheci a linda quando eu estava morando em Florianópolis, inclusive ja contei essa história nesse artigo aqui.

O que muitos de vocês não sabem, é que ela começou a me acompanhar depois que já tinha contratado uma assessora, que iria realizar o processo dela na Liguria, região norte da Italia.

Não demorou muito para que eu pudesse perceber que ela tinha entrando em uma grande enrascada…

Ao olhar os seus documentos, percebi que a pseudo-a$$e$$ora tinha feito um processo de retificação de forma equivocada.

Sim, é isso mesmo que vocês acabaram de ler…

Ao analisar os documentos da minha esposa, uma consultora dita profissional não conseguiu identificar que o documento do antenato italiano que constava na pasta, era incorreto.

Isso aconteceu porque a minha esposa teve a felicidade (ou não) de ter recebido de uma prima distante, os documentos que esta prima reuniu para a sua prática de reconhecimento.

E, desde que ela recebeu os documentos, sempre se questionou se estes documentos realmente estavam corretos, pois tinha algo que estava meio fora do lugar…

Inclusive chegou a questionar isso com a profissional, que disse a ela para não se preocupar, que estava tudo certo e que ela iria também retificar os documentos brasileiros para que eles ficassem “certinhos com o original italiano”.

TOMANDO O PROCESSO DELA DA PSEUDO-A$$E$$ORA

Depois de perceber essa patacoada toda, eu sugeri a ela que falasse com a tal assessora, para tirar estas dúvidas todas.

Sugeri também que ela explicasse que não estava tranquila em realizar o processo com um documento italiano que não parecia ser do seu antenato italiano.

Foi então que descobrimos que não apenas a profissional era muito ruim no que diz respeito aos procedimentos administrativos, quanto também deixava a desejar em outros quesitos.

Como por exemplo no trato com os seus clientes.

Não vou me alongar muito nessa parte, basta dizer que a “dita cuja” chegou a levantar a voz quando confrontada.

Além disso, ainda ameaçou não devolver o dinheiro já pago e só percebeu que não estava falando com qualquer pessoa quando a minha esposa disse que o contrato firmado apenas em português estava repleto de buracos jurídicos e que nenhuma nota fiscal tinha sido dada, conforme a legislação italiana.

Aí, meus queridos, a fulana – esbravejando – soltou a seguinte frase:

  • Agora quem não te quer mais como cliente, somos nós. Você não presta para ser cliente da minha empresa e eu faço questão de te devolver cada centavo já pago!

Aí ela devolveu o dinheiro e fez o que qualquer profissional sério (só que não!) faz: bloqueou a minha esposa nas redes sociais…

Sim, eu tenho orgulho de ter sido o responsável por ter tirado a minha esposa (a mãe dela e o irmão também) das mãos dessa pseudo-picareta-sem-noção-a$$e$$ora 🙌.

COMEÇANDO DO ZERO

Problema resolvido com a doida lá, comecei oficialmente a cuidar do processo da minha linda esposa.

O primeiro passo foi entrar em contato com a diocesi di Cremona, compartilhando o causo e pedindo a eles uma pesquisa nos registros religiosos com o objetivo de encontrar o documento correto do dante causa da linda.

Mandei o email no dia 22 de junho e, pasmem os senhores, no dia seguinte eu já tinha a confirmação da diocesi que o documento correto estava lá…

Em um único dia eu consegui resolver algo que a pseudo-a$$e$$ora não fez em meses 😳.

O passo seguinte foi receber o documento correto e partir para uma nova retificação dos documentos, “corrigindo” as retificações anteriores e deixando tudo certo.

MAIS PEDRAS NO CAMINHO…

Aí você pensa: que maravilha, agora tá tudo encaminhado, né?

Só que não 🙁

Tenho que admitir que o processo da linda também foi uma baita Saga.

No momento que recebemos o documento correto do dante causa dela, estávamos morando na cidade de Caxias do Sul, na linda serra gaúcha.

Naquele momento, sem ainda perspectiva em voltar pra Itália, resolvi entrar em contato com uma pessoa que tem um escritório em São Paulo e já havia me ajudado antes em relação a traduções e algumas informações sobre cartórios e retificações de documentos.

Até aquele momento, eu considerava essa pessoa um querido parceiro aqui da Minha Saga.

Afinal de contas ele já tinha me ajudado em diversos momentos, incluindo até a tradução do meu processo de divórcio.

Logo, eu não tinha motivos para desconfiar do que estaria por vir…

Em julho – logo após estarmos com o documento italiano correto em mãos, mandei uma mensagem a ele perguntando se ele tinha disponibilidade de fazer o processo de retificação da Fran e da mãe dela.

Respondido que sim, mandei os documentos, concordamos com os valores, e nada…

Passam-se semanas, depois meses, até que eu escrevo a ele novamente e, no final de outubro, recebo a procuração e um esboço do pedido de retificação.

Percebi que neste esboço, haviam alguns pequenos erros, que corrigi e mandei de volta, apontando-os e pedindo que eles verificassem certinho e tocassem o processo.

Em abril de 2022 tivemos a sentença favorável e já estávamos nos preparando para dar entrada no processo da Fran aqui na Itália.

Ahhh, durante esse período, as fronteiras reabriram e nós viemos pra Itália, conforme vocês puderam acompanhar nesse artigo.

Porém, mesmo a sentença tendo sido favorável em abril de 2022, nada dos documentos…

Passou maio, junho, julho, agosto, setembro, e nada…

Nem cobramos porque a linda estava trabalhando, eu também e confesso que a gente nem teve muito tempo para pensar no processo.

Além disso, eu não tinha motivos para não confiar neste parceiro.

Meu pensamento era:

Se ele ainda não me respondeu e nem mandou os documentos, teve lá os seus motivos…

A DECEPÇÃO COM O EX PARCEIRO

Aí finalmente em dezembro eu consigo conversar com ele, quando descubro que ele cometeu vários erros no processo de retificação.

Aí ficou claro por que ele tinha sumido e não me dava notícias…

Lembram que eu analisei o esboço?

Pois bem, por algum motivo que eu nunca vou entender, ele resolveu alterar alguns pontos – de forma incorreta e sem me dizer – o que acarretou um erro na decisão do juiz, mandando “corrigir” um documento que não estava errado…

Depois disso teve erro de tradução, erro na emissão da CNN e mais um bocado de coisas, que nem vale a pena compartilhar.

O fato é que nós só recebemos os documentos aqui na Itália em fevereiro de 2023.

10 meses após a sentença favorável e 19 meses após o contato inicial com o ex-parceiro…

FINALMENTE DANDO ENTRADA NO PROCESSO DA FRAN

Depois desse longo e tenebroso inverno, finalmente chegou a hora de dar entrada no processo da linda.

Como já éramos residentes aqui na Itália, ela não precisou esperar a visita do vigile novamente, pois isso já tinha acontecido aqui.

Fomos então até o Ufficio di Stato Civile do comune onde somos residentes já com todos os documentos em mãos, incluindo a domanda, a marca da bollo, os documentos devidamente escaneados, numerados e na mesma ordem da árvore genealógica, e tudo mais que eu ensino a vocês – com detalhes – lá dentro da minha área de membros.

cidadã italiana reconhecida

Protocolo feito, lá fomos nós comemorar o tão sonhado protocolo dos documentos da linda.

Não acreditávamos que isso estava finalmente acontecendo, depois de tantos percalços, que saga!

Aliás, eu contei a vocês a saga dela depois que eu a conheci.

Nem vou me atrever a compartilhar a saga anterior dela com a tal a$$e$$ora, onde gastaram rios de dinheiro com as retificações incorretas, com pedido de documento italiano incorreto e mais um bocado de coisas…

Mas cá estávamos, na nossa querida Itália e com os documentos protocolados 😊🇮🇹❤️.

FINALIZAÇÃO DO PROCESSO COM MAIS UM RECORDE

Bom, diz o ditado que depois da tempestade, vem a bonança, né?

O protocolo dos documentos da linda aconteceu no dia 10 de fevereiro e no dia 24 daquele mês, o consulado de Porto Alegre já tinha respondido o pedido da non rinuncia dela 🙂

Pois é, beato consolato 🎉🎉🎉.

Aí vem o plot twist 🙂

No dia 28 de fevereiro, eu entro no portal Anagrafe Nazionale para pegar um documento meu.

Olhando na composição familiar, clico no nome da linda, e vejo ali a opção “baixar Certificato di Cittadinanza Italiana

Opa, como é que é????

E mais: vejo ali também o número do atto di nascita trascrito e todas as demais informações de que o comune já tinha terminado o processo.

Antes mesmo do oficial nos avisar 😱😱😱😱😱.

Apenas 18 dias depois do protocolo dos documentos, senhoras e senhores…

Corremos lá no dia seguinte (1º de março de 2023) e tivemos a confirmação de que o processo de reconhecimento da minha linda esposa tinha terminado!

Neste meio tempo, eu como bom consultor que sou, já tinha agendado a sua CIE para o dia seguinte e o pedido do passaporte para 2 dias depois do reconhecimento.

PARABÉNS MEU AMOR

Este artigo é mais um daqueles que eu escrevo para homenagear os meus CAB’s (Clientes Amigos do Blog).

Se você é “das antigas” por aqui, sabe do que eu estou falando 🙂

A cada novo reconhecimento dos meus clientes de consultoria presencial, eu corria aqui e escrevia um artigo homenageando os meus clientes.

Inclusive temos uma sessão de artigos aqui no blog sobre isso, clique aqui para ler alguns destes artigos.

Então essa é a minha homenagem a essa mulher incrível, que eu tive a honra de poder acompanhar o processo de reconhecimento.

E vejam que curioso: o processo da minha esposa também seria uma “saga” tal qual o meu, só que no caso dela, a saga aconteceu ainda no Brasil, e não aqui na Itália.

MENSAGEM IMPORTANTE

Eu quero terminar este artigo deixando uma mensagem pra todos vocês que estão aqui comigo.

Pode ser que a sua jornada da cidadania italiana seja fácil, mas também pode ser que ela seja uma saga, tal qual a minha e a da minha querida esposa Fran.

O importante é: não desanime e não desista!

Tudo que nos desafia, nos torna mais fortes.

Muitas vezes, durante os perrengues, a gente não entende os motivos pelos quais a gente tem que penar.

Mas acredite: olhando pra trás, eu agradeço cada pedra que foi colocada no meu caminho.

Elas me fizeram ter que correr atrás de informações e olha só onde eu cheguei.

Se não fossem os percalços que eu passei, eu não estaria aqui compartilhando tanta informação com vocês.

Percebam que todos os dias aparecem novos péssimos profissionais, como estes que lidaram de forma tão irresponsável com o processo da linda.

Mas não podemos deixar que eles vençam…

A linda chegou a ouvir de pessoas próximas:

– Ué, mas se tá difícil e você já é casada com o Fabio, não é só se naturalizar por matrimônio?

Embora ela nunca tenha mandado nenhuma destas pessoas para o quinto dos infernos (e eu sei que ela teve essa vontade algumas vezes!), a sua resposta era:

– Pode até ser mais fácil, mas eu não vou abrir mão do meu direito e tampouco deixar de honrar os meus antepassados só porque apareceram péssimos profissionais no meio do meu caminho…

E, por essas e outras, que eu sou completamente e perdidamente apaixonado por essa mulher!

Te amo meu amor, parabéns por mais essa conquista e obrigado por me deixar ter feito parte de tudo isso 🙌.

29 Comentários





  1. Que legal, a família da minha mãe começou a buscar documentos para dar início a este processo de cidadania, e também é do sobrenome Mazzotti, incrível. De qual região eram?

    Responder

  2. Bahh… que história massa (no último terço). Posso perguntar uma coisa: Fabio, que casar comigo também?
    Ahahah… Abraço! Logo logo eu vou me atirar nessa aventura… não (só) por mim, mas para deixar para meus filhos…
    Abraço! Amei a história.

    Responder

  3. Parabéns Fran!! Que bello!!! Parabéns Fabio pela competência, sinceridade e honestidade. Obrigado por compartilhar a sua felicidade. Grande abraço.

    Responder

  4. Ahhhhhh merecido, parabéns Fran tbem não vejo a hora de sentir isso tudinho, felicidade por reconhecer a tão aguardada cidadania italiana… parabéns parabéns e com certeza nos inspira para jamais desistir dos nossos sonhos 😇🥰😘

    Responder

    1. B dia,
      Minha bisavó italiana chegou ao Brasil em 1913 com 15 anos, casou com brasileiro e teve 10 filhos , dentre eles a minha avó paterna, meu pai nasceu em 19/01/1948, e eu sou de 1976. No meu caso tenho q fazer via judicial?


    2. Ciao Jose, leia o artigo aqui sobre a cidadania materna para entender, você está no artigo incorreto


  5. Parabéns Fabio e Fran!! Lindo casal. Prosperidade, sucesso e vida longa!!

    Responder

  6. Parabéns Fran e Fábio. Realmente são duas Sagas.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *