10 Dicas Incríveis para Você se Integrar na Cultura Italiana

Ciao bimbi belli! Tudo bem com vocês?

Hoje eu quero compartilhar 10 dicas incríveis que vão ajudá-los a se integrar na cultura italiana assim que vocês chegarem por estas bandas de cá.

Como vocês sabem, eu moro aqui há mais de 15 anos e já passei por muitos micos e perrengues até chegar aqui.

Mas, depois de muito tempo, esforço, dedicação e perrengues, posso dizer que hoje me sinto totalmente integrado à cultura italiana.

Se você acabou de chegar na Itália ou está planejando se mudar para cá, não se preocupe!

Eu pensei aqui e separei pra vocês 10 dicas incríveis para você se integrar na cultura italiana rapidamente e com isso entender melhor as coisas e fazer amigos italianos rapidinho.

Quer mais?

Eu sei que bastava entregar para vocês uma lista, mas resolvi incluir ainda links mais do que úteis em cada um dos itens da nossa lista.

Assim, vocês poderão aprofundar ainda mais cada um deles, e o agradecimento que eu espero de você por isso é compartilhar este artigo com o maior número de pessoas que você puder, combinado?

Dicas Incríveis para Você se Integrar na Cultura Italiana

Peguem papel e caneta e bora lá:

10 DICAS INCRÍVEIS PARA VOCÊ SE INTEGRAR NA CULTURA ITALIANA

1 – Seja ativo nas redes sociais! Existem muitos grupos no Facebook voltados para expatriados e imigrantes na Itália. Junte-se a eles e participe das discussões, faça perguntas e conheça novas pessoas. Porém não confunda grupos de expatriados com grupos de cidadania italiana, são coisas diferentes!

2 – Fique ligado nos eventos locais! A Itália é um país cheio de festivais e eventos culturais. Visite o calendário de eventos da sua cidade e da região onde vai morar e participe de tudo o que puder.

3 – Aprenda a língua italiana! A língua é a chave para se integrar na cultura italiana. Inscreva-se em aulas de italiano ou pratique com um professor online. Com o tempo, você vai ficar mais confiante e poderá conversar com os italianos sem medo.

4 – Envolva-se em atividades voluntárias! Ajude a comunidade e conheça novas pessoas. Existem muitas organizações sem fins lucrativos na Itália que precisam de voluntários.

5 – Participe de tours e excursões! Conheça a Itália de uma maneira diferente, visite novos lugares e conheça novas pessoas. As excursões são uma ótima oportunidade para conhecer outros viajantes e italianos locais.

6 – Participe de grupos religiosos! A Itália é um país predominantemente católico, mas existem muitas outras religiões representadas. Participar de grupos religiosos pode ser uma maneira de conhecer pessoas que compartilham seus valores e interesses.

7 – Busque materiais de integração! Existem muitos profissionais que se especializaram em ajudar expatriados a se integrarem à cultura italiana. Eles podem fornecer informações valiosas sobre como navegar nas complexidades da cultura italiana e ajudá-lo a criar uma rede de contatos. Um ótimo exemplo disso é o Guia Prático da Vida na Itália.

8 – Inscreva-se em um clube esportivo local! Os italianos são loucos por esportes e, se você gosta de atividades físicas , essa pode ser uma ótima maneira de conhecer pessoas com interesses semelhantes.

9 – Junte-se a um grupo de conversação! Pratique o italiano e conheça novas pessoas. Existem muitos grupos de conversação em toda a Itália, onde você pode praticar seu italiano e fazer amigos.

10 – Seja curioso / curiosa! Explore a cultura italiana, experimente a comida, visite os museus e se envolva nas tradições locais. Quanto mais você conhecer sobre a cultura italiana, mais fácil será se integrar.

DICAS EXTRAS

Se você fala outra língua além do português, como inglês ou espanhol, procure grupos nas redes sociais também nestes idiomas, pois isso vai agilizar ainda mais a sua integração, além de te permitir conhecer pessoas do mundo inteiro que também estão na Itália.

Além disso, preciso dizer que, ao contrário do Brasil, aqui na Italia (e em outros países da Europa também!) os grupos de Facebook são muito utilizados, quase como o Orkut era usado no Brasil antigamente.

Então use e abuse destes grupos, procure por “brasileiros em nomedacidade”, veja um exemplo abaixo:

E aí, gostaram das dicas?

Se você tiver outras ideias para compartilhar, deixe um comentário aqui embaixo.

Vamos juntos ajudar outras pessoas a também se integrarem na cultura italiana!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *