16 Anos da Minha Chegada na Italia

Hoje eu estou completando 16 anos da minha chegada aqui na Italia.

DEZESSEIS anos do desembarque em Madrid, depois outro voo pra Milano, depois 5 horas de trem para chegar em Ancona e, por fim, uma carona na ambulância da Cruz Vermelha (lembra desse artigo?)

Quantas coisas aconteceram nestes anos todos, mammamia…

Aquele rapazinho que chegou aqui cheio de esperança em um futuro melhor nem imaginava tantas coisas que ele ia viver, quantas aventuras e peripécias ele ia passar 🙂

16 anos da minha chegada aqui na Italia

REFLEXÃO IMPORTANTE

Por isso, eu quero que você faça uma reflexão comigo:

Eu cheguei aqui sem planejamento, sem perspectiva, sem falar italiano, sem emprego, sem amigos e sem mais um monte de coisas…

E, ainda assim, tudo deu certo!

Eu consegui reconhecer minha cidadania depois de 6 meses e 11 dias, comecei a trabalhar no restaurante, depois fiz alguns bicos de informática, em seguida passei a buscar documentos, o que me levou automaticamente a começar a prestar consultoria aos clientes de busca.

E o resto da história você conhece!

Por isso, eu quero que você que está aqui comigo, independente do tempo que  chegou por aqui (tem gente que chegou hoje, assim como tem gente que está desde o início) entenda que – ao contrário do que aconteceu comigo – você não está sozinho e tampouco precisar estar perdido ou perdida no que diz respeito ao nosso mundo da cidadania italiana…

Eu não tinha pra onde correr, não tinha pra quem perguntar, só tinha alguns pontos amigos com quem contar e uma fé inabalável de que tudo ia dar certo.

Agora vamos pensar juntos o que você tem de ferramentas que eu disponibilizo gratuitamente pra todos que aqui estão:

1 – CURSO GRATUITO DA CIDADANIA ITALIANA

Todo santo ano eu gravo uma saraivada de vídeos, com tudo que é necessário para ajudar vocês a entender tudo sobre o processo de cidadania italiana

2 – MAPA DA CIDADANIA ITALIANA

Também tomei o cuidado de criar um check-list para ajudá-los em cada uma das etapas do processo, assim tudo fica mais fácil e organizado

3 – PLANILHA DE CUSTOS DA CIDADANIA ITALIANA

Pra não acontecer contigo o que aconteceu comigo, que foi terminar a grana já no terceiro mês aqui na Itália, eu criei uma planilha para te orientar não apenas sobre quanto você vai gastar ao longo do seu processo, mas também te ajuda a entender quanto você deve poupar para chegar até aqui

4 – SETECENTOS E SETENTA E SETE ARTIGOS NO BLOG

No momento que estou te escrevendo, estão publicados quase 800 artigos lá no nosso blog, com muita dica, muita experiência e muito ouro.

5 – TREZENTOS E UM VÍDEOS NO YOUTUBE

Assim como os artigos do nosso blog, neste momento temos 301 vídeos publicados e como se não bastassem estes, a cada semana publicamos dois novos vídeos inéditos.

Isso sem contar outras 32 lives que também estão publicadas e que estão repletas de dicas e sacadas úteis

6 – PÁGINA DE MATERIAIS GRATUITOS NO BLOG

Além de tudo isso que eu escrevi acima, você anda tem uma página com infográficos, guia de sobrevivência ao frio e outras fontes de informação pra te ajudar

E veja que tudo que eu escrevi acima são apenas os materiais que eu entrego e compartilho de forma GRATUITA.

Nem estou falando dos meus programas e serviços pagos aqui, pois o objetivo é te mostrar que, depois de tudo que eu passei, eu comecei uma verdadeira jornada de compartilhamento de informações, com o objetivo de não ver mais ninguém passar pelas dificuldades que eu passei, durante a minha própria jornada de reconhecimento.

GRATIDÃO À SAGATRIBO

Hoje eu tenho aqui comigo, somente na minha lista de emails, milhares de pessoas que depositam em mim a confiança em ajudá-los no reconhecimento da sua cidadania italiana, no planejamento de morar na Itália e também com a ideia de trabalhar e ganhar em euros com a busca de documentos e a prestação do trabalho de consultoria.

Por isso, olhar estes dezesseis anos da minha chegada na Itália e ver quanta coisa eu construí, quantas pessoas eu ajudei e quanto retorno positivo eu tive disso tudo, me faz sentir uma gratidão enorme, um sentimento de dever cumprido e a esperança de que tantas outras coisas boas continuarão acontecendo.

Então eu termino este email como eu comecei, te agradecendo por estar aqui e me ajudar a espalhar conhecimento e ajudar tantas pessoas a ter o mesmo privilégio e a mesma alegria que eu tenho em poder viver pelas bandas de cá.

Que venham outros dezesseis anos…

Obrigado, obrigado, muito obrigado

10 Comentários


  1. Parabéns, Fábio! Mais uma vez você nos mostra que nossos sonhos se transformam em realidade apenas se formos firmes ao encontro do nosso objetivo. Dezesseis anos são bastante tempo, mas quando se para para pensar, vvemos que passaram rapidinhos e não percebemos. Parabéns mais uma vez. Você é “o cara”. Abraço.

    Responder

  2. Parabéns Fábio. A tua história é realmente uma saga. E as informações que tu entregas tem um grande valor, principalmente pela qualidade da clareza. Um abraço.

    Responder

  3. Parabéns pela trajetória. Me espelhando em você resolvi buscar a minha cidadania italiana. Só que me deparei com um problema que não estou conseguindo encontrar a solução mesmo tendo lido suas publicações!
    Estou com uma certidão do meu avô com o nome Giuseppe Pontello de 2021 não apostilada que foi usada pelos meus primos para retificação e a outra Giuseppe Carlo Pontello apostilada de 2023. No Brasil o nome do meu avô é José Carlos Pontello. Gostaria de contar com sua consultoria.

    Responder

  4. Obrigada por sua ajuda! Eu consegui minha cidadania e meu passaporte italiano graças aos seus vídeos e seu encorajamento.

    Responder

    1. Parabéns e grazie por compartilhar ❤️❤️❤️


  5. Parabéns por essa bela trajetória Fábio! Uma história dura, mas linda também! Você é a inspiração para muitos de nós! Sinto que sou privilegiada em fazer seu curso. Não poderia aprender com outra pessoa que não fosse você!!!!! Parabéns mais uma vez! Sucesso sempre! Você plantou essa semente!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *