Lucas Garofano, Mais um Cidadão Italiano Reconhecido por Aqui

Antigamente, toda vez que eu terminava um processo presencial e tínhamos um novo cidadão italiano reconhecido aqui na Itália, eu corria para este querido blog e compartilhava a história deste querido CAB (Cliente Amigo do Blog).

Porém como vocês bem sabem, eu deixei de prestar consultoria presencial há algum tempo – com uma breve exceção neste ano, quando eu realizei o processo da minha linda esposa e da minha sogra.

Estas postagens inclusive foram organizadas uma sessão específica aqui no nosso blog, com o singelo nome de Meu Trabalho de Consultoria.

Mas ao contrário de que muitos pensam, o meu trabalho como consultor nunca parou!

Ao longo destes anos todos, eu mantenho a Escola da Cidadania Italiana, onde eu presto consultoria direta no processo daqueles que vem à Italia realizar o processo sozinhos.

Então, senhoras e senhores, eu resolvi resgatar as incríveis histórias dos meus CAB’s.

Porém agora eles terão um novo nome.

Vou chamá-los de CAE’s – Clientes Amigos da Escola, já que todas as histórias que eu vou trazer pra cá serão aquelas onde os próprios membros da ECI compartilham em uma sessão específica lá do nosso fórum.

Vejam abaixo uma imagem desta sessão:

Cidadão Italiano Reconhecido

Pois bem, tenho então a honra e o prazer de compartilhar com vocês a história do Lucas Garofano, nosso mais novo cidadão italiano reconhecido pelas bandas de cá.

LUCAS GAROFANO E A SUA HISTÓRIA

Ciao a tutti,

Finalmente estou passando aqui para contar um pouco da MINHA SAGA.

E sim, finalmente SOU CIDADÃO ITALIANO RECONHECIDO! 

Mas teve muito chão para chegar até aqui, então senta que lá vem a história…

O INÍCIO

Comecei a me interessar sobre cidadania italiana lá para 2013, 2014… mas gastei longos anos entre conversas com familiares para descobrir algo, buscas e pesquisas de documentos, retificação judicial, entre outros.

A PRIMEIRA TENTATIVA FRACASSADA

Decidi vir para a Itália em 2018 – ainda sem conhecer os trabalhos do Fabio – para tentar fazer o processo em 45 dias (sim, vacilo, HOJE eu sei!!!!).

Mas na época minha namorada estudava em Gênova e uma senhorinha italiana chamada Laura que alugava o quarto para ela aceitou me dar a residência.

Enfim, achei que era uma oportunidade “perfeita”, mas acabei retornando ao Brasil sem finalizar o processo e hoje sei o quanto fiz tudo errado. 

Foi nessa época que conheci os ensinamentos do Fabio e decidi que aprenderia com o melhor para fazer tudo certinho quando voltasse! rs.

AGORA É PRA VALER!

Voltando para a atualidade… eu decidi no ano passado que em 2023 eu finalmente conquistaria o meu sonho da cidadania italiana.

Disse para mim mesmo que só voltaria para o Brasil para visitar minha família tendo a dupla nacionalidade! 

Até a senha do meu computador eu tinha mudado para “SonoItaliano2023” hahaha.  

Enfim, depois de começar a estudar italiano e trabalhar 12 horas por dia em dois empregos durante meses para juntar dinheiro, estava tudo planejado para eu retornar à Itália e ficar hospedado na casa da Laura que mais uma vez se dispôs a me ajudar, mas….

MAIS UM PARA A #SAGATRIBO

Entrei aqui na ECI e (pasmem!) para minha surpresa encontrei Gênova na lista dos comunes ruins e vi que ainda faltavam retificações nas certidões…

Consegui fazer as retificações que faltavam e, seguindo as orientações do Fabio, também ignorei solenemente a ideia de retornar para Gênova e comecei a busca para encontrar o comune perfeito.

No dia 02/02 iniciei a construção da lista de comunes, com base nas aulas.

Levei cerca de um mês para concluir a lista.

Enviei os e-mails no dia 06/03 solicitando a permissão para enviar os documentos.

Dois dias depois recebi uma resposta positiva de um Oficial.

Enviei os documentos e tive uma devolutiva boa, mas ele perguntava por que estava faltando um documento (mas não faltava, eu já havia enviado no e-mail e ele não havia visto).

Seguindo mais uma vez as orientações do Fabio, tive que ligar para a Itália e falar com o Oficial que foi muito gentil e me explicou que geralmente não conseguia olhar toda a documentação previamente, mas que parecia que estava tudo bem.

Ele foi enfático ao dizer que o primeiro passo antes de apresentar a domanda seria conseguir uma residência.

O MEU PROCESSO DE RECONHECIMENTO NA ITÁLIA

Cheguei na Europa no dia 09/04 por Portugal.

No dia 13/04 vim para a Itália já ciente da negativa do proprietário do Airbnb sobre alugar o imóvel para residência. 

Fui à Questura para fazer a Declaração de Presença, o policial utilizou um outro formulário que ele mesmo preencheu à mão e pronto: saí de lá com a declaração preenchida.

E aí começou a saga da busca por um imóvel. 

Outros proprietários de Airbns que estava em contato também não aceitaram e eu tive que recorrer às imobiliárias…

Mas o que fez toda a diferença foi o meu processo de integração.

Confesso que não estava tão animado naquele 18/04, mas fui assistir ao jogo da Champions League entre Milan e Napoli em um dos poucos bares existentes aqui na cidade.

Como o Fabio bem fala no curso, os italianos são curiosos demais e querem saber tudo da gente né?

Em resumo: fiquei amigo de um senhor de 70 anos, Giuliano, que era bombeiro aposentado da cidade e que LITERALMENTE CONHECE TODO MUNDO!

Ele me ajudou na busca por um imóvel, ligando para conhecidos e tudo pareceu mais simples

Poucos dias depois, encontrei um imóvel e já estava com um contrato de affitto assinado. 

No dia 01/05 dei entrada no imóvel e no dia 03/05 tive o meu pedido de residência protocolado no Ufficio Anagrafe.

Lá mesmo fizeram o meu codice fiscale! 

Naquele mesmo dia, 03/05, minha domanda de cidadania foi protocolada no Stato Civile (mesmo sem ainda terem confirmado a minha residência!!!).

Me sentei ao lado do oficial e fomos conferindo toda a documentação juntos.

Essa etapa foi bem bacana, já que também estou me formando com o Fabio para atuar como consultor aqui na Itália e foi um aprendizado de verdade.

Ele elogiou todas as retificações que foram feitas e como eu vim bem-preparado, com tudo organizado (fotocópias, marcações, pastinhas, etc). 

No dia seguinte, 04/05, o comune enviou a NR para o Consulado de São Paulo.

Depois de exatamente 12 dias, no dia 16/05 o Oficial me ligou e pediu para eu ir até lá.

Quando cheguei lá, me disse que a NR havia sido respondida e que estava tudo certo, que agora ele só precisava ter um tempinho para finalizar o meu processo.

Fiquei emocionado e perguntei se poderia finalmente comemorar, se já poderia me considerar italiano.

Aí o Oficial me respondeu dizendo que eu era italiano desde o dia em que nasci, que aquilo era só uma prática burocrática rs.

No mesmo dia, 16/05, o vigile passou e confirmou minha residência.

No dia 26/05 tive a finalização do meu processo e a transcrição da minha certidão nos registros do Comune.

AGRADECIMENTOS

Cidadão Italiano Reconhecido

Graças a Deus pude conhecer os trabalhos do Fabio.

Tenho absoluta certeza que sem suas orientações eu teria penado muito mais… 

Obrigado Fabio!

graças também aquele casal de italianos que atravessaram o Atlântico em busca de uma vida melhor, eu posso retornar e fazer o mesmo agora…

É isso gente, não desistam!

Se estão com medo, vão com medo mesmo!

É só seguir os passos aqui da Escola que não tem erro… foi um processo tranquilo, cheio de aprendizado, e hoje olhando para trás vejo que tudo tinha que acontecer exatamente do jeito que aconteceu… 

Abraços!

PS: eu e o Giuliano continuamos amigos e isso tem facilitado ainda mais o meu processo de integração por aqui. Faça o bem que pessoas boas aparecerão pelo caminho e tudo que você poderá fazer é agradecer, retribuir e ajudar o próximo. 


CONSIDERAÇÕES MINHAS (FABIO)

Se você não faz parte da Escola da Cidadania Italiana, pode ser que não entenda algumas referências que o Lucas compartilhou.

Como por exemplo a parte onde ele fala do envio dos documentos para análise ao oficial do comune.

Depois ele cita o fato do comune de Gênova constar na lista de comunes não indicados.

E por fim ele também fala da importância do processo de integração assim que chegar ao comune onde pretende dar entrada no processo (veja que isso fez total diferença no processo do Lucas!).

Tudo isso eu ensino lá dentro da ECI, pois o meu objetivo por lá e fazer com que todos possam vir à Italia realizar o processo do reconhecimento da cidadania italiana sem perrengues, sem sustos e curtinho e saboreando cada segundo deste processo.

Eu sempre gosto de lembrá-los que o processo de reconhecimento é algo que a gente passa apenas uma única vez na vida (se não fizer bobagem rs).

Então, ele tem que ser algo tão, mas tão incrível, que a gente vai ter orgulho de lembrar e contar aos nossos filhos, netos e, quiçá, nossos bisnetos.

Então cada aula que eu gravei lá na ECI, cada interação, cada mensagem que eu respondo individualmente, tem esse objetivo.

Fazer com que o processo seja leve e divertido.

Assim como foi o processo do Lucas 🙂

Estou muto feliz porque, exatamente como todos os anos anteriores, este ano também estamos conseguindo bater a nossa meta que é ter pelo menos um novo cidadão italiano reconhecido por mês lá na ECI.

Acabamos de começar o mês de junho, e já temos por lá 10 novos cidadãos reconhecidos e que compartilharam as experiências publicamente.

Sim, pois tem vários membros que não podem ou não querem expor publicamente os seus relatos, e a gente respeita e tá tudo bem 🙂

Mas – sem expor ninguém – posso confidenciar a vocês que já são 12 novos cidadãos italianos reconhecidos neste ano de 2023 lá na Escola da Cidadania Italiana.

Ou seja, dobramos a nossa meta mensal de reconhecimentos por lá 🎉🎉🎉.

12 Comentários


  1. Que emoção, Parabéns Garofano!! Muito sucesso para você e que os ensinamentos do Fábio continuem a ajudar muitos e muitos ítalo-brasiliani nessa nova jornada.

    Responder

  2. Impressionante a rapidez que foi concluída …acreditava que com menos de 3 meses era impossível. Esse comune é bem rápido mesmo, parabéns.

    Responder

    1. Ele fez exatamente tudo que eu ensino na JCI e aprendeu como escolher o comune perfeito para a prática 🙂


  3. Boa tarde Fábio, história linda do Lucas.
    Ele teve muita confiança e energia no proçesso .
    Abs

    Responder

  4. Essas histórias dão um gás! Enchem meu coração de esperanças de ver muitas pessoas realizando sonhos! Parabéns!

    Responder

  5. Faaaabioooo! Que honra a minha história aparecendo por aqui!!! No seu blog – principal fonte de informação e canal que me inspirou por diversas vezes a não desistir. Já te agradeci no texto e te agradeci também em outras plataformas, mas deixo aqui mais uma vez o meu muito obrigado! Partiu ajudar outras pessoas a também conquistarem o sonho da cidadania italiana, agora como consultor!

    Responder

    1. Eu que agradeço a confiança e o carinho, bóra mudar o mundo!!!


  6. 20/06/2023.
    Parabéns Fábio.
    Saber de que de alguma forma quer seja direta ou indiretamente possamos ajudar pessoas a adquirir sua cidadania Italiana, nos deixa contentes e felizes.
    Digo isso, pois, exatamente no mês de abril de 2023, de forma indireta, ajudei meus sobrinhos netos, (Foram 18 ao todo), a terem reconhecido suas cidadanias ITALIANA, isso nos traz uma satisfação Imensa. Desejo-lhe o Melhor. Fraterno Abraço. Renato Carlos Pavanelli, Limeira, SP.

    Responder

    1. Que maravilha, parabéns por isso e obrigado pelo carinho 🙂


  7. Olá, Fábio! São coisas mesmo do destino de cada um e do seu merecimento. Ouço sempre dizerem que os consulados levam 45 dias ou até mais tempo par aresponder à “non renuncia” e neste caso levou apenas 8 dias e o processo ficou pronto em pouco mais de um mês, sem contar que o vigile tem também 45 dias para verificar a residência. Estou surpreso e torcendo já para que o mesmo aconteça com o meu processo e eu possa aproveitar para passear pela minha terra.
    Parabéns aos dois!

    Responder

    1. Torcendo aqui também para que aconteça contigo 🙂 🙂 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *