Como Deixar Meu Cônjuge Regular na Italia

Depois do sucesso do artigo sobre como realizar a cidadania italiana por casamento, muitas pessoas perguntaram: Fabio, como deixar o meu cônjuge regular na Italia?

E como o pedido de vocês é uma ordem, cá estou eu para explicar a vocês as etapas necessárias para isso, bóra?

Como Deixar Meu Cônjuge Regular na Italia
Como Deixar Meu Cônjuge Regular na Italia

Neste artigo vamos tratar de 6 passos necessários para que o cônjuge do cidadão italiano possa ter uma vida linda, plena e fofa aqui no país.

Pegue papel e caneta, pois serão várias as etapas necessárias, ok?

1º PASSO | A CERTIDÃO DE CASAMENTO TRANSCRITA NO COMUNE ITALIANO

Primeira coisa que precisamos estabelecer, você precisa ter a sua certidão de casamento transcrita por um comune italiano.

Se por algum motivo você ainda não tenha a sua certidão de casamento transcrita por um comune italiano, venha com ela traduzida e apostilada para que o comune possa realizar a transcrição.

A transcrição será feita no comune onde você fez o seu reconhecimento OU no comune do seu antenato italiano, caso você tenha feito o processo diretamente no consulado italiano no exterior.

2º PASSO | ESTAR JUNTOS NO MESMO IMÓVEL

Se você realizou seu processo de cidadania italiana aqui na Itália, como eu recomendo, veio antes do seu cônjuge para realizar o processo e preparar o terreno para a chegada dele, certo?

Então – antes do seu cônjuge chegar aqui na Itália – é importante que você já esteja no imóvel que vocês vão morar.

Isso é necessário pois, assim que ele chegar, vocês terão 48 horas da entrada no imóvel para fazer a cessione di fabbricato, que é o documento que vai ser usado para comprovar que vocês estão aqui sob o mesmo teto.

Após a certidão de casamento transcrita, esse vai ser o documento mais importante para os trâmites da regularidade do seu mozão 😊.

3º PASSO | O PEDIDO DA CARTA DI SOGGIORNO NA QUESTURA

O próximo passo é ir até a questura e lá solicitar um agendamento para a emissão da carta di soggiorno per coniuge de cittadino italiano.

IMPORTANTE: Vocês não vão pedir permesso di soggiorno di famiglia, mas sim a CARTA DI SOGGIORNO DI CONIUGE DI CITTADINO ITALIANO.

São documentos diferentes, com práticas burocráticas também diferentes.

Normalmente a questura exige os seguintes documentos:

  • Comprovante oficial da relação entre vocês (certidão de casamento emitido pelo comune italiano)
  • Cessione di fabbricato
  • Declaração de mantenimento financeiro (comprovante que você tem meios de sustentar seu cônjuge por aqui).
  • Comprovante de residência do cidadão italiano residente na Italia

Ao apresentar todos estes documentos, a questura vai preparar o pedido e, normalmente, vocês sairão de lá com um recibo deste pedido.

Em alguns casos, a questura vai solicitar que o pedido seja feito diretamente na posta, através da entrega do kit giallo.

4º PASSO | O CODICE FISCALE

Com o comprovante do pedido de carta di soggiorno ou com os documentos do correio, caso foi necessário solicitar o kit giallo, o próximo passo é ir até a agenzia delle entrate para fazer o codice fiscale do seu cônjuge, que é o CPF italiano dele.

Isso eu ensino a fazer aqui neste artigo.

5º PASSO | O PEDIDO DE RESIDÊNCIA NO COMUNE

Com o codice fiscale em mãos, vocês já podem ir até o comune para solicitar a residência.

Lá vai ser pedido o comprovante do pedido da carta di soggiorno, a cessione do fabbricato e os documentos do cônjuge italiano.

O procedimento da residência do cônjuge é basicamente igual o processo que utilizamos para a nossa própria residência: preenchimento da domanda di iscrizione anagrafica e entrega dos documentos.

Após 2 dias úteis, a contar da data do pedido, a residência será confirmada, faltando apenas a confirmação das condições higiênico-sanitárias pelo vigile urbano.

Mas, tecnicamente, após os dois dias úteis, o cônjuge já será residente na Italia e poderá partir para o passo seguinte:

6º PASSO | TESSERA SANITARIA E INSCRIÇÃO DO CENTRO PER IMPIEGO

Após a confirmação da residência, você já pode solicitar a inscrição no sistema de saúde italiano e também fazer o cadastro dele no centro per impiego, que é equivalente ao PAT no Brasil.

Pronto, essas são as etapas necessárias para deixar seu cônjuge regular na Itália.

Qualquer dúvida que você tiver, só deixar um comentário abaixo, combinado?

E, caso queira ver a versão em vídeo deste artigo, só clicar no Play do vídeo abaixo:

58 Comentários


  1. Olá sou o Luiz e me casei esse ano, estou indo para Itália daqui poucos meses tirar minha cidadania e gostaria de saber se esse processo se aplica também a recém casados como eu?

    Responder

    1. Sim, basta respeitar os prazos descritos 🙂


  2. Oi Fábio, tudo bem? Eu já entreguei a minha certidão de casamento apostilada, junto à tradução apostilada, para fazer a transcrição aqui na Itália. Mas como eu sei que ficou pronto? Tem quase 6 meses que fiz isso, mas até agora não vi nenhuma atualização ou recebi qualquer notificação.
    Muito obrigada! Gosto muito do seu blog, me ajudou muito na mudança para a Itália!

    Responder

  3. Ciao Fabio
    Fui reconhecido italiano juntamente com minha filha por via judicial (materna) . Tenho união estável com a minha esposa.Como a Itália não reconhece união estável, nos casaremos nos próximos dias . Sabendo-se que a atualização de estado civil do aire é muito demorada pelo consulado de São Paulo,e queremos ir em breve a Europa ,queria saber si seria possível levarmos a certidão de casamento já traduzida e apostilada diretamente a Itália para legalização da situação dela . Queremos viver na Europa no próximo ano , mas não na Itália

    Responder

    1. Se a ideia é vir somente ano que vem, nem perca tempo e já faça a inscrição no AIRE, pois você não consegue chegar no comune italiano e pedir a transcrição do documento antes de ser residente, ok?


  4. Fabio, tudo bem?

    Eu não sei o que fazer. Meu marido é cidadão italiano, todos os documentos certinhos. Mudamos no final de 2023 pra Milão, entrei com meu permesso/carta, tenho a ricevuta da Posta porém meu agendamento ficou só pra final de abril de 2024. Já tentei em mais de uma agenzia della entrate e na questura, e nenhum deles diz que pode emitir meu codice fiscale, nem que fosse um provisório. Eles todos dizem que só terei um após o meu agendamento em abril. Eu me baseei muito na ideia que poderia ter acesso ao codice fiscale/tessera sanitaria/trabalhar a partir do momento que tivesse a ricevuta mas parece que não é o caso, e esperar até abril é muito tempo sem poder trabalhar e ter acesso a saúde. O que eu posso fazer? Me ajuda a entender, por favor.

    Responder

    1. Ciao Ana, tudo bem?

      Infelizmente Milano é um dos piores comunes no que diz respeito à burocracia, pois eles devem atender um número muito alto de pessoas, o que acaba dificultando e criando ainda mais obstáculos. Porém me chama atenção você ter a ricevuta da posta, sendo que a carta di soggiorno per coniuge deve ser solicitada diretamente na questura, e não na posta


  5. Ciao Fabio, minha esposa está fazendo o reconhecimento da cidadania dela via judicial aqui no Brasil, portanto, ela vai ir para Italia já como uma cidadã Italiana. No caso, ela deverá ir sozinha, alugar um imóvel para depois eu ir? ou eu posso ir junto a ela para conseguirmos alugar o imóvel juntos?

    Responder

    1. Quando ela tiver a cidadania reconhecida, com o devido passaporte italiano em mãos, vocês podem sim ir juntos, seguindo os passos que eu ensino neste artigo 🙂


  6. Fabio bom dia

    Eu e minha esposa buscamos uma assessoria para mudança e locação de imóvel na Itália, para a região do Vêneto.

    Tenho a cidadania italiana, mas ela ainda não, e nunca viajamos ao exterior e temos muitas dúvidas, e por mais vídeos e tutoriais que assistamos, sendo os seus materiais por sinal ótimos e boas fontes de informações, entendemos que precisamos de alguém na região para nos orientar e ajudar nesta travessia com sucesso.

    Num mar de ofertas que é a www, seu trabalho é um farol iluminando as trevas e por isto lhe pergunto: Você tem este trabalho em seu portfólio, ou pode fazer a gentileza de nos indicar alguem?

    Responder

    1. Ciao Jeferson, tudo bem?

      Cara, não vejo o menor sentido essa ideia de contratar alguém para isso. Adquira o Guia Prático da Vida na Itália, e lá você vai aprender como se mudar. Não coloque isso nas mãos de outras pessoas, ok? Entra aqui: https://guiadavidanaitalia.com


  7. Olá Fabio, tudo bem?
    Assisti o seu vídeo e mais uma vez agradeço por toda ajuda, mas fiquei ainda com uma dúvida…Meu marido teve a cidadania reconhecida no Brasil, sendo assim não tem nada ainda de residência declarada na Itália, podemos mudar para a Itália e declarar a residência juntos, ou ele precisa ir primeiro?
    Tenho receio de termos problemas apesar de toda documentação dele estar completa.
    Obrigada.

    Responder

    1. Ciao Simone, tudo bem?

      Vocês podem sim ir juntos, porém o procedimento dele tem que ser feito primeiro e, após ele ser residente, aí sim poderá dar a você a carta di soggiorno 🙂


  8. Olá! Tudo bem? Tenho dúvidas:

    1. Quantos dias utéis demorou entre a Carta de Soggiorno e a confirmação de residência?

    2. Após esse processo, posso ir ao Brasil e retornar depois, sem afetar o meu processo?

    Meu marido é italiano de nascimento e está lá. Gostaria de ir para mudar minha residência mas preciso voltar ao Brasil em seguida para passar férias. Iria para a Italia novamente logo depois.

    Responder

    1. Tenho esta mesma duvida?!


  9. Sou Renata Zuanazzi e já possuo a cidadania para mim e para meus filhos. O processo foi realizado no Brasil.
    Para tanto traduzi e entreguei minha certidão de casamento brasileira como documento obrigatório.
    Minha dúvida: Como conseguir a Certidão de Casamento Transcrita no Comune Italiando (Verona) onde meu processo foi registrado como forma de cumprir a etapa 1 do processo para regularização da residencia de meu marido.
    Não estou na Itália, mas disposta a fixar residência como forma de cumprimento dos requisitos listados por você.
    Atenciosamente,
    Renata

    Responder

  10. Olá Fábio!
    Estou na Sicília finalizando meu processo de reconhecimento da cidadania italiana e depois vou me mudar para o norte da Itália, como já tinha intenção de morar aqui, minha família já veio junto.
    Minha dúvida é referente ao pedido da carta di soggiorno para meu esposo, devo solicitar aqui na Sicília mesmo ou somente quando me mudar para o norte?
    Fico na dúvida pq depois que sai a cidadania + Identidade, a assessores pra desocupar a casa em 5 dias… Se ele tiver com agendamento posterior a isso?

    Obrigada

    Responder

    1. Ciao Joyce, começo dizendo que, se ultrapassar 90 dias, qualquer pessoa que esteja aqui como turista, deve deixar a Europa e só retornar quando você já for cidadã italiana reconhecida e já com um imóvel idôneo para receber estas pessoas. No mais, basta seguir as orientações deste artigo 😉


  11. Fábio,

    Sou residente na comune em apartamento próprio, com meus três filhos todos com documentos Italianos.

    A certidão de casamento foi transcrita na Italia em 2014.

    Fizemos a solicitação do permesso di soggiorno para minha esposa em fevereiro através da Poste Italiane, com agendamento para agosto na questura.

    A Comune se recusa a realizar a residência da minha esposa.

    O que devo fazer ?

    Responder

    1. Ciao Vinicius, se você pediu o permesso incorreto, o comune está correto em negar o pedido de residência. Não se pede permesso para esposa, mas sim a carta di soggiorno per coniuge.


  12. Boa tarde Fábio, vim para a Itália com a minha esposa junto há 2 meses.
    Estou agora apenas aguardando a resposta do Consulado da minha regiao.
    Eu tenho a ricevuta do permesso di soggiorno por atessa cittadinanza.
    Consigo solicitar o permesso para a minha esposa, para que ela nao fique “ilegal” aqui?
    Ou só posso solicitar isso após o meu processo findar?
    Abraços

    Responder

    1. Antes de completar 90 dias ela terá que sair da Europa e permanecer fora até que o seu processo seja finalizado e você tenha a capacidade de poder dar um visto pra ela.


  13. Oi Fabio, aqui na Provincia de Asti – Piemonte solicitaram na Questura para fazer o do meu conjuge o documento que comprova a visita do Vigile para o conjuge, apresentei contratro de aluguel etc e nao fizeram. Alem de terem exigido um comprovante de renda, comprovante bancario italiano. Ja viu isso

    Responder

    1. Ciao Thiago, tudo bem?

      Mas não faz sentido, pois para solicitar a residência, primeiro é necessário ter a carta di soggiorno 😳


  14. Olá, tudo bem ?
    Atualmente moro na frança com meu marido (brasileiro/italiano) e o aire dele está aqui. Meu visto de longa duração espira em 2 meses e gostariamos de pedir o permesso por casamento para que eu possa continuar na europa, conseguimos comprovar residencia e fazer todo o processo com AIRBNB? Precisa ser na comune que meu marido fez a cidadania dele?

    Responder

    1. Se vocês vivem na França, devem entrar no site do departamento de imigração francês e ali verificar quais são as exigências para a extensão deste seu visto. A Italia não tem a ver com isso, nesse momento


  15. Gostaria de saber se posso comprovar endereço estando em Airbnb com meu marido cidadão italiano, pois estamos tendo dificuldade em buscar por apartamento normal pra aluguel

    Responder

    1. Sim, eu ensino isso lá na Jornada da Cidadania Italiana, por qual motivo vocês ainda não estão lá?????


  16. Oi Fabio,
    Fiquei com uma duvida sobre o Cessione di fabbricato.
    Comprei um imóvel na italia em conjunto com meu namorado brasileiro que é residente em Portugal e já tem o código fiscal italiano, depois de fazer a escritura imobiliária, casamos na mesma Comune que fiz o processo de cidadania. Agora vamos fazer o pedido da Carta di Soggiorno. Nesta situação é necessário do Cessione?

    Responder

  17. Olá Fábio…posso morando em uma provincia de Como…solicitar a Carta di.soggiorno em Sondrio?
    Obrigada!

    Responder

    1. Ciao Glaucia, você deve utilizar a questura de onde é residente, não pode escolher qualquer uma não 🙂


  18. Ola, após todo processo da CARTA DI SOGGIORNO DI CONIUGE DI CITTADINO ITALIANO, poderemos morar em outro país por exemplo suiça, malta, irlanda ou precisa ficar morando na itáli?
    e mesmo após CARTA DI SOGGIORNO DI CONIUGE DI CITTADINO ITALIANO o conjuge recebe algum documento de indentificação por exemplo RG ou ID?

    Responder

    1. Ciao Clayton, tudo bem?

      Os documentos relativos à permanência em um país aqui, tem validade apenas no país onde o documento foi emitido. Isso significa que se você solicita a carta di soggiorno na Itália, ele não é válido para outros países.


  19. Olá Fabio, tudo bem?
    Vou me casar com minha namorada cidadã italiana, após estar tudo certo a documentação eu posso trabalhar na europa com isso? sem estar com acidadania?

    Responder

  20. Olá Fábio, estou na Itália junto ao meu cônjuge durante o processo da cidadania. Mas meu período como turista está esgotando e pode ser que o processo demore mais que os meus 90 dias. Nossos planos são de mudar para Irlanda após a conclusão do processo, terei problema ao embarcar para Irlanda?

    Responder

    1. Ciao Bruno, tudo bem?

      O cônjuge que está aqui apenas a turismo TEM QUE SAIR da Europa antes de completar 90 dias, caso contrário vai ficar irregular e pode ter problemas, inclusive futuros.


  21. Olá Fábio, vou em casar com um italiano e tenho um filho de 12 e uma filha de 24 anos. Quero muito saber se tem alguma maneira de depois que me.casar possa solicitar um permisso ( reunificação familiar) para os dois viverem na Itália. Vi que em alguns lugares dizem já que filho maior de 18 não pode só tendo alguma discapacidade. Me ajuda porfavor obrigada desde já

    Responder

    1. Oi Cristiane, eu não consigo te orientar especificamente nessa dúvida, pois não sou especialista em imigração, recomendo que seu marido vá diretamente na questura da região onde ele vive e pergunte aos oficiais se isso é possível e quais os documentos necessários, ok? E volte aqui para ensinar pra gente 🙂


  22. Olá Fábio, tudo certo? Muito bom o artigo e vídeo.

    Minha esposa já é cidadã italiania. Ao chegarmos na Itália, deveremos dizer que vamos ficar na Itália, ou digo que estou a turismo? Grato

    Responder

  23. ola Fabio tudo bem, estou voltando para Italia para me casar,meu noivo e italiano quero saber se possivel se pode me informar quando eu casar e solicitar o permisso de soggiorno por matrimonio mesmo antes de estar pronto se posso viajar para fora da Europa. Devido a meu trabalho nao posso ainda ficar muitos meses na Italia-Tenho medo de sair e quando voltar com 3 meses ter problema para entrar na Italia ja que nao esta finalizado

    grata desde ja

    Responder

    1. Ciao Cristiane, você não poderá viajar antes do seu permesso ficar pronto. Da minha esposa demorou 8 meses e não pudemos viajar para nenhum país da área Schengen neste período


    2. Obrigada pela informação Fabioobrigada pela informação Fábio


    3. Olá Fábio, muito obrigada por seus riquíssimos artigos!!!
      Fábio, meu esposo e filhos já são reconhecidos, porém vamos nos mudar para Itália em fevereiro, a princípio ficaremos em Arbnb até encontrar um AP para residência…enfim …como faço a cessione di fabbricato estando em um ARBNB?
      A residência no futuro AP, será pedida por todos nós de uma só vez, ou meu marido precisa confirmar a residência dele pra depois incluir o pedido da minha residência?
      Desde já agradeço!


    4. Ciao Fabiana, tudo bem?

      A cessione deverá ser feita somente no imóvel onde vocês efetivamente vão morar, e não naquele onde vocês ficarão hospedados temporaneamente do Airbnb


  24. Olá Fábio, cheguei agora por aqui e já estou providenciando as certidões para entrar com o processo por aí. Gostaria de saber a respeito de quanto devo levar? Se meu esposo e filhos conseguem a cidadania tbm pelo meu processo ou se ele providencia os documentos dele pelos familiares dele, ja que tbm é descendente? E se consigo emprego enquanto aguardo a cidadania?

    Grande abraço e já me inscrevi em seu canal❤

    Responder

  25. Olá Fabio, uma dúvida, embora o cônjuge fique regular na Itália, ele não vai poder possuir o passaporte italiano? ele consegue depois entrar com pedido da cidadania pelo casamento?

    Responder

    1. Ciao Rafael, isso mesmo. O passaporte é o documento de viagem de um cidadão, então o cônjuge para ter este documento, precisa primeiro ter a cidadania italiana


  26. Fabio ,

    Uma dúvida estou indo com meu cônjuge para Italia , sou cidadão italiano e vou com passagem só de ida. Ela pode ir com uma passagem de ida e outra de saida do espaço Sheng ou ela precisa essencialmente uma passagem de volta para o Brasil?

    Responder

    1. Obrigado pela atenção e resposta.


  27. Ola Fabio, gostaria de uma informacao…nao achei nad ano seu canal…
    Moro na italia, sou casada c italiano, ja tenho a minha cidadania tbem( por matrimonio).
    A minha pergunta è…quero trazer meu filho q esta no brasil p morar comigo aqui, ele è maior de idade, eu consigo ter algum permesso p tirar p ele?
    Obrigado pela atencao deste ja

    Responder

    1. Mto obrigado pela atencao Fabio vou ler o artigo.
      Grazie mille

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *