O Pedido de Residência na Italia | Aula 16

Hoje vou te mostrar NA PRÁTICA como é feito o pedido de residência na Italia diretamente no Ufficio Anagrafe.

Lembrando que existe diferença entre anagrafe e stato civile e aqui mesmo no nosso blog tem um artigo onde eu falo sobre isso: clique aqui para ler.

Além de te explicar na prática como funciona o pedido (preencho o formulário ao vivo contigo no vídeo), também mostro como funciona a visita do vigile urbano (guarda municipal), o que ele pergunta e como ele se comporta.

Também temos um artigo sobre as forças de ordem italianas, e lá eu explico também qual é o papel do vigile, clique aqui para acompanhar e saber tudo sobre os vigile, os carabinieri, a polizia di stato e muito mais 🤭.

E para conhecer melhor o curso e ter acesso a todas as aulas, clique aqui.

Dica importante

Ainda que seja um curso gratuito, eu quero que você pense nele como se custasse muito, mas muito caro!

Pense que um consultor na Itália cobra cerca de 25 mil reais para realizar o processo, e com os ensinamentos que eu vou te dar, você não vai precisar pagar nem perto disso.

Assim você vai valorizar cada minuto aprendido e mais importante do que isso: vai colocar as coisas em prática!

Lembre-se: de nada adianta eu te dar o melhor conteúdo do mundo se você não colocar as coisas em prática, ok?

Alinhamentos feitos, vamos ao vídeo:

Lembrando que você encontra o link para baixar os materiais didáticos do nosso curso na página principal dele, cujo link está logo no início desta página.

Outra coisa super importante: clica aqui também para começar a acompanhar os outros vídeos que eu publico lá no nosso canal do Youtube, temos 3 vídeos por semana por lá 😉.

Qualquer dúvida que você tenha sobre esta aula, sobre a escolha do comune italiano ou qualquer assunto relacionado, deixe abaixo no campo de comentários, assim eu vou poder te ajudar melhor, combinado?

52 Comentários


  1. Olá, vi que tem uma atualização na sua página: Mudança no pedido de residência aqui na Italia, porém o vídeo consta como indisponivel. Gostaria de maioresinfromações justamente sobre essa atualização. Obrigada

    Responder

    1. Ignore aquele artigo, ele é antigo e o respectivo vídeo falava sobre as mudanças que aconteceu em 2009 😉 As informações desta aula aqui é que estão atualizadas!


    2. Mas realmente houve uma mudança, na qual o proprietário do imóvel precisa dar um declaração autorizando a pessoa a fazer a residência no imóvel.


  2. Fábio, em um comune que tem agendamento (a cada 3 meses) para processos de cidadania, eu posso registrar a residência antes de ter o agendamento?
    Por exemplo, o agendamento é somente em Outubro, eu já estou na Italia nesse momento, posso aproveitar e registrar a residência e esperar o vigile passar mesmo antes de ter o agendamento no comune?

    Responder

    1. Não pode, pois você só consegue utilizar os serviços de um comune após ser residente


    2. Acho que ficou meio confuso…
      O Comune que eu estou só realiza agendamentos para cidadania a cada 3 meses. Sendo o proximo agendamento em Outubro. Nesse agendamento, são distribuidas senhas para que as pessoas possam iniciar o processo com a entrega de documentação para análise e registro de residência.
      A minha dúvida é: eu preciso esperar outubro para registrar a residência? Existe alguma forma de registrar antes disso?


  3. Ola fabio,

    E e a minha prima faremos o processo juntas na Italia. As duas devem ser locatarias do imovel? Ou basta er apenas o nome de uma das duas no trato de aluguel?

    Responder

    1. Ciao Amanda, existem duas opções:

      1 – Vocês podem fazer o contrato no nome das duas OU
      2 – Faz no nome de uma, que vai dar a cessione di fabbricato pra outra 🙂


  4. Oi Fabio. Estou aqui na italia no processo de cidadania ja tenho tudo certo e se eu soubesse de vc antes nao gastaria o q gastei. Mas enfim, minha pergunta eh: tenho um namorado brasileiro q mora na irlanda e queremos nos casar ele nao possui cidadania italiana. Sabe Como devemos agir pra ele se mudar pra ca?

    Responder

  5. É possível fixar residência em um Bed and Breakfast se os donos autorizarem?? Em caso positivo como faria já que não terei o contrato de aluguel?

    Responder

  6. Ola Fábio, tenho uma filha de 24 anos e quero saber por gentileza se tem possibilidade que meu noivo(vamos casar em abril) depois do casamento possa solicitar uma riunificazione familiare?? pergunto pela idade dela ja que não è de menor e não tem discapacidade.
    Tem alguma maneira dela ter um visto que nak seja por trabalho e estudos. Porque sou a mãe, vou em casar e viver na Italia. Me ajuda porfavor. Obrigada

    Responder

    1. Ciao Cristiane, tudo bem?

      Infelizmente não consigo te ajudar especificamente nessa dúvida, pois a minha especialidade é cidadania jure sanguinis, não tenho experiência profunda em imigração italiana e vistos para estrangeiros. Minha orientação é que vocês procurem a questura da região onde vocês vivem / pretendem viver e lá tirem as informações e dúvidas, ok? Abs


    2. Ok Fábio, muito obrigada🤗


  7. Salve!!! Ótimo vídeo, tudo bem explicado. Após a confirmação da residência como procedo para dar entrada na cidadania?

    Responder

  8. Oi, Fábio!
    Estou indo semana que vem para Padova para fazer o reconhecimento da cidadania. Pelo que me informaram, os guardas municipais estão demorando cerca de 4 meses para passarem nas casas e confirmarem a residência. Caso isso aconteça, eu consigo pedir o permisso de sigiorno antes de aprovarem minha residência? Pergunto porque já terão passados os 90 dias que eu posso ficar lá como turista.

    Obrigada!

    Responder

    1. Não, pois você só consegue pedir o permesso depois que der entrada no pedido de reconhecimento, que só pode ser feito após a residência confirmada. E Padova está na lista de comunes não indicados lá na JCI, recomendo verdadeiramente que você entre na Jornada e aprenda a escolher um bom comune: https://jornadadacidadaniaitaliana.com


  9. No meu caso estarei hospedando minha irmã que vem para reconhecer a cidadania dela, porém o meu proprietário é um pouco chato. Neste caso gostaria de falar com ele somente se fosse necessário mesmo. Você me indicaria perguntar no Comune se eles exigem o documento assinado pelo proprietário??

    Responder

    1. Que eles vão exigir, isso é um fato. Agora tem que saber qual a modalidade que eles usam, vá lá sim e pergunte 😉


  10. Fabio tudo bem?

    Aqui na casa onde estou fazendo o processo o vigile passou pra outra pessoa, eles fizeram outras perguntas, pelo que eu entendi quanto tempo essa pessoa já estava aqui, se ela tinha contrato de aluguel, se vai viver em outro país e quanto tempo ela ficaria aqui, e ela errou uma das perguntas e depois o vigile teve que vir denovo, você conseguiria detalhar como são essas perguntas em italiano e como podemos responde-las?

    Responder

  11. Boa tarde , assisti vídeo, que fala até a vinda do vigile, até ok, e depois tem algum vídeo que fala como proceder depois do vigile passar, como seria daí pra frente? E muito obrigado pela atenção.

    Responder

  12. Bom dia, assisti alguns vídeos e leio sobre o assunto da cidadania por conta do processo do meu esposo. Tenho uma dúvida.
    Caso o vigile passe e meu esposo por algum motivo não estiver presente no imóvel, qual é o procedimento que ele deve tomar? Pode ser confirmado pela dona do imóvel onde ele esta hospedado?
    Quero deixar aqui meu comentário sobre suas explicações. Elas são muito fácil de entender e vc nos ensina na prática, isso é ótimo.
    Sami Dalle Vedove

    Responder

    1. Oi Sami, aqui pode acontecer duas coisas:

      1 – Não ter nenhum tipo de comunicação que o vigile passou, e seu marido vai ficar de castigo por mais tempo, até que ele passe.
      2. O vigile deixar uma folha na caixinha de correio dizendo a ele para comparecer na sede do comando dos vigiles, para dar explicações pelo motivo de não estar em casa

      Em ambos os casos é ruim, pois faz com que demore ainda mais a confirmação da residência, por isso é importante estar em casa no horário estabelecido que o vigile passa 🙂

      Abs e obrigado pelas palavras e pelo carinho 🙂


  13. Ola Fabio… buonasera

    Moro em um imovel alugado em Pontassieve, Toscana. Posso dar residencia para uma pessoa (que nao é parente)? O proprietario do imovel nao se opoe a isso, (ja conversei com ele). Em caso positivo seria Cessione di Fabbricato, giusto?
    Grazie mille!

    Responder

  14. Boa Tarde Fábio!
    Primeiramente parabéns pelas suas aulas! São muito esclarecedoras!

    Minha dúvida é a seguinte, minha esposa irá paa a Itália fazer o seu processo em 2022.
    1 – Tem algum problema de eu ir junto com ela e ficarmos na mesma casa?
    2 – O fato de eu estar a acompanhando atrapalha o processo?

    Responder

  15. Boa noite Fábio, tudo bem?
    Já tenho cidadania e tenho uma dúvida quando a residência da minha esposa.
    Vamos nos mudar para a Itália e o pedido de residência na comune precisa ser por pessoa, tem que ser individual (pq sou italiano e ela estrangeira e vai solicitar carta di soggiorno depois) ou faço só a minha e incluo ela no formulário apenas?
    O que é correto neste caso?
    Obrigado!!

    Responder

    1. Oi Alexandre, os passos são:

      1 – Primeiro você solicitar a sua residência e dá a ela a cessione di fabbricato
      2 – Em seguida, vão na questura para solicitar a carta di soggiorno
      3 – Somente depois que ela estiver com a carta emitida é que poderá solicitar também a residência


    2. Obrigado Fábio!!!
      Em caso de voo com conexão, antes de tudo, preciso fazer a dichiarazione di presenza dela. A intenção é ir para IT e alugar um hotel ou airbnb, antes de locar um imóvel. Posso colocar endereço do hotel ou airbnb na dichiarazione di presenza dela?
      Como fiz a cidadania em 2016 e não estava casado ainda, não tenho a transcrição italiana do matrimônio, mas já alterei o status civil para casado no consulado SP. Apenas com certidão de casamento traduzida e apostilada serve nos processos dela?
      PS: as tuas dicas e aulas são demais. A parte BR do meu processo fiz sozinho, através das informações do teu canal! Muito obrigado pela ajuda!!!


  16. Oi Fabio, estou adorando suas aulas, mas me surgiu uma grande dúvida. Eu irei no começo de 2022 para Roma, para trabalhar, com contrato por prazo indeterminado e portanto visto de trabalho, irei trabalhar em um hotel e residir no local (hotel). Como faço com meu pedido de residência, já que irei morar e residir em um hotel? Já que pretendo reconhecer a minha cidadania ao chegar.

    Responder

    1. Neste caso bastará comprovar que você vive estavelmente no hotel e vai conseguir normalmente fixar a sua residência por lá 🙂


  17. Aula 12.
    Bom dia . Cara tu é muito bom. Parabéns . Sou Barros de Porto Alegre.
    1) Qual a providencia a tomar, caso o Vigile passe na residencia no prazo dos 45 dias e não encontre ninguem em casa?
    2) Se o Vigile foi na residencia e deu tudo certo, já posso voltar para o Brasil, ou devo permanecer na Italia por algum periodo ainda?

    Responder

    1. Fala José bom dia, tudo bem?

      1 – aguardar a nova visita dele
      2 – Não, você jamais deve abandonar o seu processo de reconhecimento na Itália


  18. Oi Fábio,estou aprendendo muito com seu curso,muito obrigada.Minha prima fez o reconhecimento dela na Itália,estarei indo próximo ano, posso usar a pasta de família já que até a nossa avó tudo é igual,dando continuidade com os documentos a partir de minha mãe? e minha filha que é de maior pode fazer o processo e residência ao mesmo tempo que eu ?
    Obrigada

    Responder

    1. Se os documentos ainda estiverem disponíveis no comune, sim 🙂 Entra em contato com eles para garantir, ok?


  19. Olá Fábio, como vai, tudo bem?
    Em primeiro lugar parabéns pelas aulas e todo conteúdo, foram essenciais para ajustarmos os detalhes que faltavam!
    Minha dúvidas são as seguintes: Eu e minha esposa somos descentes de italianos, cada um com sua família e pretendemos realizar juntos o reconhecimento de nossas cidadanias na Itália, então:
    1-Podemos fazer o pedido ao mesmo tempo ou precisamos fazer um processo de cada vez?
    2-Os documentos podem ser protocolados em conjunto, já que, no final, há uma certidão de casamento em comum?
    Muito obrigado!

    Responder

    1. Olá Gabriel tudo bem?

      1 – Sim, claro que pode!
      2 – Também. Neste caso, basta inserir a certidão de casamento em uma das pastas, para que ele seja transcrito ao final do processo 🙂


  20. Eai Fábio, boa noite! Você poderia me tirar uma dúvida? Bom eu tenho 15 anos só mas já me interesso muito pela cidadania kkkkkk meu tio avô fez a cidadania dele em 2008, e do meu bisavô para cima ele já tem os documentos. No caso eu precisaria somente das certidões da minha vó, minha mãe. Você acha q seria necessário pagar uma acessoria para fazer esse processo? E o meu tio fez a cidadania dele na Itália , teria algum problema eu fazer a cidadania Aqui no Brasil?

    Responder

    1. Olá Matheus, tudo bem? Por ser ainda menor, quem te transmite a cidadania é quem deve realizar o processo, inserindo o seu documento no processo dele. Em todo caso, os documentos utilizados por este tio na Itália não vão servir para processo de vocês, será necessário reunir novamente todos os documentos, desde o antenato italiano até a sua própria certidão


  21. Fabio, olá!

    Para o processo de cidadania iremos eu, minha irmã e minha mãe para a Itália. Porém somente eu e minha irmã temos direito a cidadania e vamos fazer realmente o processo, já minha mãe irá apenas nos acompanhar durante essa etapa. Minha dúvida é preciso adicionar ela na “Dichiarazione de residenza”? Fazendo isso não terei problemas com a visitando vigili?

    Muito obrigada pelas respostas! E por todo o trabalho que está realizando

    Responder

  22. Ciao Fabio!!
    Grazie mille por todas aulas!!
    Eu vou ficar na casa de meu namorado italiano, dormir na cama de casal com ele..isso tem algum problema na aceitação da residencia?

    Responder

  23. Fábio boa noite, em minha família somos em 3 que vamos tirar a cidadania, pai e dois filhos, podemos fazer os três no mesmo comune? Alugando uma casa trilocale, estará tudo bem tbm, a algum problema? Obrigado Fábio, Deus abençoe.

    Responder

    1. Ciao Fábio
      Um hotel ao lado do comune pode facilitar a questão da passagem do vigile? vc recomenda? Que me diz a respeito?
      Grazzie

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *