Apostilando os Documentos Italianos | Aula 8

É importante entender que o documento italiano para ser válido e utilizado aqui no Brasil para a correção dos documentos ele precisa ser apostilado na Itália.

Por isso vou te ensinar como funciona o apostilamento de documentos italianos na Itália, sejam eles civis ou religiosos.

Vou te passar também uma dica super hiper mega útil para evitar quer você passe por situações complicadas com um oficial di stato civile 😉

Bóra entender melhor sobre isso na aula de hoje, lembrando que você tem acesso a todas as aulas do nosso curso entrando aqui nessa página.

Dica importante

Ainda que seja um curso gratuito, eu quero que você pense nele como se custasse muito, mas muito caro!

Pense que um consultor na Itália cobra cerca de 25 mil reais para realizar o processo, e com os ensinamentos que eu vou te dar, você não vai precisar pagar nem perto disso.

Assim você vai valorizar cada minuto aprendido e mais importante do que isso: vai colocar as coisas em prática!

Lembre-se: de nada adianta eu te dar o melhor conteúdo do mundo se você não colocar as coisas em prática, ok?

Alinhamentos feitos, vamos ao vídeo:

Lembrando que você encontra o link para baixar os materiais didáticos do nosso curso na página principal dele, cujo link está logo no início desta página.

Outra coisa super importante: clica aqui também para começar a acompanhar os outros vídeos que eu publico lá no nosso canal do Youtube, temos 3 vídeos por semana por lá 😉.

Qualquer dúvida que você tenha sobre esta aula, deixe abaixo no campo de comentários, assim eu vou poder te ajudar melhor, combinado?

16 Comentários


  1. Boa noite Fábio,
    Já consegui a certidão de nascimento do meu bisavô na Itália. Foi enviada pelo correio para minha casa no Brasil. O comuni que expediu é Latronico, e a prefettura correspondente é de Potenza. Já encaminhei e-mail para lá perguntando se eu poderia encaminhar a certidão para eles fazerem o apostilamento mas não tive resposta. Poderia indicar alguém que faz esse serviço junto à prefettura de Potenza?

    Responder

  2. Ciao Fabio, Buonasera.

    Meu bisnonno nasceu em Roma e veio com seu trisnonno para o Brasil em 1893, meu primo já conseguiu legalizar sua nacionalidade italiana, nossos bisnonno eram irmãos, consigo utilizar o processo dele para iniciar meu pedido lá em Roma Capitale? Ele foi concedido pelo Dipartimeto Servizi Delegati Direzione Aire e Stato Civile Ufficio A.I.R.E.
    Isso facilitaria?

    Grazie

    Responder

    1. Ciao Alexandre, tudo bem?

      Esqueça o processo deste familiar, foque nas aulas aqui deste curso e faça o seu processo com os seus documentos, ok? Abs


    2. Perfeito Fábio, entendi.

      Acabei de adquirir o SAGA BOOK (muito bom material), e já contactei sua equipe na Itália que está me atendendo muiiiito bem! Quero fazer a sua mentoria em breve. Grazie Mille!!!!


  3. Olá, Fábio! Primeiramente parabéns pelo conteúdo! Tem me ajudado bastante. =) Estou reconhecendo a minha cidadania através do Consulado Italiano no Brasil. E o Consulado pede a certidão de nascimento italiana ORIGINAL e APOSTILADA. Mas não fica claro se pode ser apostilamento italiano. Fiquei em dúvida porque a certidão de nascimento italiana do bisavô (antenato italiano) foi apostilada na Itália porque outros primos precisaram retificar o sobrenome no Brasil para depois reconhecerem a cidadania deles na Itália (já se mudaram para a Itália). Esse apostilamento italiano é válido para o Consulado Italiano? No caso, a certidão de nascimento italiana precisa ser apostilada no Brasil para que o Consulado considere? Ou só o apostilamento italiano é suficiente? Grazie. Cordiali saluti. =D

    Responder

    1. Ciao Andréia, tudo bem?

      Qual o consulado? Realmente não faz sentido pedir o documento italiano apostilado para a realização do processo, somente para fins de correção no Brasil


    2. Tudo bem. =D Estou fazendo o reconhecimento no Consulado de Curitiba. Entendi, então, que não preciso apostilar a certidão italiana porque ela já é reconhecida pelo Consulado. Obrigada por responder. Abraço!


  4. Buongiorno. Come stai Fabio? Grata por tanta informação. Meu marido obteve a cidadania por descendencia italiana. Agora quero obter a minha por matrimonio. Como descubro em qual comune italiana foi parar nossa certidão de casamento p eu pedir o estrato? Jā pedi no consulado e eles não me informam. Grata, Angela Colombo

    Responder

    1. Se o processo foi feito no consulado italiano, o documento foi enviado para o comune de nascimento do dante causa; se foi feito aqui na Italia, está no comune onde o processo foi realizado 😉


    2. Preciso de mais informações sobre cidadania por matrimonio. Onde encontro? Grata


  5. Oi Fabio tudo bem? Gostaria de saber o que preciso fazer pra tirar minha cidadania? Meus filhos já tem através do meu pai ,tenho 69 anos.Obrigada

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *