Bom apetite!!! Conhecendo o menu italiano

Ciao a tutti

Neste final de semana fui convidado pela minha querida amiga Valentina para jantar com sua familia em comemoraçao ao aniversàrio do seu pai e também porque ela e meu irmao italiano Alessio finalmente vao morar juntos!!! E claro que eu preciso compartilhar com voces uma série de coisas que aconteceram e que voces merecem saber hehehehe

Alessio e Valentina

Aqui na Itàlia quando uma pessoa convida a outra para jantar, isso significa que ela é quem paga a conta. Isso eu jà sabia hà tempos, pois quando minha querida amiga Tina celebrou sua tao sonhada cidadania, me lembro que convidou a sua professora de italiano e no final do jantar, a professora simplesmente levantou-se, agradeceu pela belissima noite e ciao, ciao e arrivederci!!! Dai todos nos entreolhamos e foi a pròpria Tina que perguntou com seu inconfundivel sotaque gaucho: – Mas bàH – a professora nao vai pagar nao? Foi entao que descobrimos essa pérola: convidou alguém para celebrar contigo algo??? Paga voce!!! Acho atè que essa dica poderia facilmente ser incluida na sessao ‘dicas de pobre’ aqui na Saga kkkkkkk

Voltando ao jantar, todos arrumadinhos e de banho tomado, nos dirigimos a este pequeno restaurante local, em uma das cidades aqui vizinhas que se chama Montescudaio, conhecida por produzir um vino rosso maravilhoso chamado Rosso delle Miniere.

Foi entao que eu lembrei dos meus queridos leitores, pois percebi que jamais contei a voces sobre como se come aqui na Itàlia – principalmente num restaurante.

Antes de mais nada é preciso dizer que o ‘ato de comer’ aqui na Itàlia nao é simplesmente alimentar-se – é uma verdadeira paixao, pois é no momento do pranzo (almoço) ou cena (jantar) que a familia se reune para compartilhar as experiencias vividas durante o dia, é também o lugar ideal para passar o tempo com os amigos ou com nosso amor. Quando voce chega num restaurante e pede o menu, este é dividido em tres partes principais: ANTIPASTO, PRIMO PIATTO e SECONDO PIATTO. Além destas principais, encontramos no final do menu: DESSERT e DIGESTIVI além da parte das bebidas.

Para que voces entendam melhor, é necessàrio conhecer primeiro alguns conceitos bàsicos e principalmente a diferença da cultura italiana em relaçao à brasileira – experimente dizer a um italiano que no Brasil comemos tudo num ùnico prato e a respota provavelmente serà: – Porca miséria, entao o prato em que voces comem é gigante???

Sim, porque aqui na Itàlia nao come-se tudo junto, a refeiçao é dividida em partes, ou ‘portate’ (portata no singular), vejam o exemplo de uma mesa arrumada para o pranzo (almoço):

Reparem na foto que existem tres pratos e tres garfos, certo? Agora vamos entender por que…

ANTIPASTO

Tudo começa no antipasto – que significa “antes do pasto” – que no Brasil conhecemos como ‘petisco’. O antipasto tem como funçao abrir o apetite e pode ser quente ou frio, a base de carne, peixe e atè mesmo verduras. E’ comum nos menus constar os seguintes tipos de antipasto:

Antipasto di terra

Calma, neste caso voces nao vao comer nenhum caramujo – isso significa que virà uma seleçao de produtos da terra, como salame, prosciutto, bruschetta, etc. conforme a figura abaixo:

Aqui temos salame, prosciutto crudo (presunto cru), bruschetta (pao tostado com pate em cima), melao e queijo

Antipasto di mare

Como o pròprio nome sugere, neste caso a base do prato sao peixes e frutos do mar:

Antipasto misto

Neste caso vem de tudo um pouco: cebola, tomate seco, azeitonas, berinjela, funghi, queijo e vàrias outras coisas deliciosas:

Para comer o antipasto, utilizamos o prato menor, juntamente com uma das facas e um dos garfos, seguindo a imagem là em cima, ok?

Imagino que neste ponto do post voces jà estao com agua na boca, porém devo lembrà-los que praticamente ainda sequer começamos a nossa refeiçao rsrsrsrs

PRIMO PIATTO

Agora que abrimos nosso apetite, partimos para o primo piatto que conhecemos no Brasil como prato principal! Assim como o antipasto, existem ‘primi’ tanto a base de pesce quanto à base de carne, alguns exemplos:

Primi piatti a base de pesce

Spaghetti con vongole (espécie de mexilhao pequeno)

Fusilli con finocchi e calamari (macarrao tipo fusili com erva-doce e lula)

Tagliatelle ai frutti di mare (macarrao tipo tagliatelle com frutos do mar)

Gnocchi con gamberi e zucchine (gnocchi com camarao e abobrinha)

Primi piatti a base di carne

Tagliatelle al sugo di carne (macarrao tipo tagliatelle com molho de carne)

Lasagna (essa nao precisa de traduçao rsrsrs)

Spaghetti alla carbonara (um dos pratos mais tipicos da cozinha romana)

Risotto alla milanese (ainda que nao seja feito de carne, aparece como primo di carne, é preparado com açafrao que dà a cor caracteristica do prato)

Ufa, quase parei de escrever pra fazer uma boquinha, mas vamos continuar que jà estamos no meio da comilança. Pensem que geralemente quando estamos entre amigos aqui na Itàlia num restaurante, neste ponto teriamos passado mais ou menos entre uma e duas horas sentados comendo e tagarelando… E utilizando o outro garfo, a outra faca e o outro prato também!!!

SECONDO PIATTO

Chegamos na mistura! Nao sei se em todas as regioes do Brasil fala-se ‘mistura’, là pros lados de Sao Paulo sim e nem sei qual seria um sinonimo pra isso, claro que deve existir, entao me ajudem ai quem conhece rsrs

Secondo di pesce

Pesce spada alla griglia (Peixe espada na grelha)

Gamberoni al sale (Camaraozao “existe essa palavra?” ao sal)

Fritto di pesce (Mistura de vàrios tipos de peixes e frutos do mar fritos)

Baccalà fritto (Bacalhau frito)

Secondo di carne

Bistecca alla fiorentina – nao tinha como começar com outro prato de carne – chama-se assim porque é tipico de Firenze e cuidado: nos menus geralmente vem o valor do etto que corresponde a 100 gramas, nao vao achar que o prato custa 4,50 euros por exemplo, pois se chegar no prato um naco de 800 gramas voce vai pagar a bagatela de 36 euros, considerando que custe apenas 4,50 o etto :))

Tagliata (também tradicional, consta em praticamente todo menu, trata-se de uma carne maravilhosa, “tagliata” ou seja – cortada em tiras)

Saltimbocca alla romana (outro classico da cozinha de Roma, sao enroladinhos de carne e presunto fritos)

Spiedini di carne (espetinhos de carne)

Mammamia, tem alguém ainda lendo alguma coisa aqui ou jà correram pra cozinha??? Ok, confesso que parei um minuto – abri a geladeira e ataquei um naco de prosciutto que tinha na geladeira kkkkkkkkkkk

CONTORNO

Voltando ao post, acharam que acabou?? Na-na-ni-na-nao, geralmente com o secondo piatto vem também o CONTORNO, que é o acompanhamento do secondo piatto. Pode ser um prato de batatas fritas ou assadas ou verduras cozidas, como nas imagens abaixo:

Neste caso, a carne é o secondo piatto e o feijao branco (chamado fagioli cannellini) é o contorno

Aqui temos o peixe gratinato como secondo e o contorno è chicòria assada (conhecida aqui como radicchio al forno)

Claro que toda a comilança é servida com muito vinho e àgua – e geralmente cai bem:

– Vino bianco para pratos à base de pesce

– Vino rosso para pratos à base de carne

Chamamos a combinaçao de vinho e pratos de “abbinamento”.

DESSERT

Como diz a Lu, depois que nos empanturramos de tanto comer é necessàrio um pouco de açucar para “dar uma baixada”, e neste caso chegamos nas sobremesas ou dessert, vamos à alguns exemplos clàssicos encontrados por aqui:

Tiramisu – alguém tinha dùvidas que eu começaria com ele – o doce mais italiano de todos??? feito à base de café e mascarpone (especie de creme de leite)

Mousse al cioccolato (mousse de chocolate)

Creme catalana – quase o que conhecemos como pudim de leite, mas com variaçoes. O segredo é queimar o açucar por cima com o auxilio de um pequeno maçarico)

Sorbetto al limone – o sorbetto é o meio-termo entre a raspadinha e o sorvete, quase um creme. Os mais experientes como eu pedem sorbetto al limone con vodka 😉

CAFFE

Depois do dessert, uma boa pedida è aquele cafezinho, atè pra dar uma acordada, afinal temos que voltar pra casa e depois de comer tudo que comemos estamos bem relaxados, portanto: – Un caffè per favore:

Dica: jamais jogar o saquinho de açùcar dentro do copo pra ‘ajudar’ o garçom, isso faz com que ele te odeie pro resto da vida, por ter que literalmente enfiar a mao dentro da xicara pra retirar aquele resto de papel nojento kkkkkk

Acabou? Claro que nao, precisamos de um digestivo antes de ir embora, senao quem é que consegue dormir depois de comer tanto????

DIGESTIVI

Geralmente sao pequenas doses de algo superalcòlico, mas que é òtimo. Se ajuda na digestao eu sinceramente nao tenho idéia, mas que é bom é, vamos aos clàssicos:

DIGESTIVI

Limoncello (licor feito com a casca do limao, o ideal é bebe-lo geladissimo)

Amaro (è algo entre o Cynar e Cinzano, eu particularmente odeio. Porém esse da foto – o Montenegro é suave, muito bom)

Recapitulando o nosso menu:

1 – antipasto

2 – primo piatto

3 – secondo piatto e contorno

4 – dessert ou dolce

5 – caffè

6 – digestivo

Ufa, agora acho que terminarmos nosso delicioso jantar, como escrevi là no inicio, nada como um agradàvel jantar para passar um pouco de tempo com os amigos, por isso escolhi cada um de voces, espero que todos tenham tipo uma agradàvel experiencia e nos encontraremos novamente no pròximo post, uma òtima semana a todos!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *