Perfil dos leitores da Minha Saga

Ciao amigos

Às vesperas de completarmos meio milhão de visitas em nosso blog, posso dizer que sou um blogueiro realizado!!!

Sim, pois quem imaginaria que hà pouco mais de cinco anos, quando comecei a escrever as primeiras linhas neste espaço, chegaríamos até aqui??

Quem acompanha o blog desde os primòrdios – quando eu era um assiduo frequentador das comunidades orkutianas – consegue perceber uma grande mudança na forma e atè mesmo no conteùdo daquilo que escrevo.

Pois a responsabilidade aumenta proporcionalmente à quantidade de leitores e claro que devo estar atento a tudo aquilo que escrevo, principalmente buscando informações diretamente de fontes oficiais!!!

E um conceito bastante simples mas que pra mim é fundamental: escrever e “palpitar” somente sobre aquilo que conheço, que vivo e que sei.

Por aqui nao existe “achismo” – coisa que condeno desde que comecei a dar os primeiros passos no mundo da cidadania italiana!!!

Se alguém me pergunta se é necessàrio utilizar a marca da bollo no passaporte vou na questura e pergunto diretamente a eles!

Se uma pessoa foi adotada na maioridade e nao sabe se pode ter a cidadania reconhecida, vou atè um dos comunes onde trabalho e pergunto!

Se alguém me pergunta sobre alguma particularidade da naturalizaçao por matrimonio, vou atè a prefettura e pergunto!!!

Nao sei, mas acho que é isso que fez com que o nosso blog obtivesse este enorme sucesso: eu tenho a feliz disponibilidade de responder qualquer dùvida sobre cidadania e imigraçao – mas nao porque sou bravo eu, e sim porque tenho a grata disponibilidade de pegar o carro e em poucos minutos ir a qualquer ufficio pubblico aqui na Itàlia e perguntar!

Nao sou bravo eu, eles é que sao 🙂

Tudo bem que ultimamente ando super vagabundo, escrevi apenas dois posts por mes em junho e julho – mas nao por falta de assunto, e sim por pura falta de tempo!!!

Mas tudo bem – aos trancos e barrancos, entre processos de cidadania e busca de documentos, passando por encontros politicos e sociais eis-me aqui, desta vez para compartilhar com voces o perfil dos leitores da Minha Saga.

Explico: quando comecei a escrever, o pùblico predominante do blog eram pessoas que frequentavam comunidades do Orkut como eu – e que estavam em busca da tao sonhada cidadania italiana!!!

Porém atualmente existem muitos outros ‘perfis’ de leitores, que descrevo abaixo:

OS TURISTAS

SÃo leitores que pretendem vir à Itàlia para fazer turismo e ao pesquisar no google sobre determinada cidade ou opçao de passeio – PLUFT: caiu no blog;

OS CIDADÃOS ITALIANOS

Leitores que jà obtiveram o reconhecimento da cidadania e procuram informaçoes sobre como viver na Itàlia, quais direitos existem e quais as suas obrigaçoes.

Uma grande demonstraçao da força deste grupo de leitores foi o referendum que aconteceu hà poucos meses – praticamente as visitas diàrias dobraram no blog, devido à busca de informaçoes sobre como votar naquele pleito;

ESTUDANTES DA LÍNGUA ITALIANA

Leitores que estao estudando a lingua italiana e que buscam cursos e materias de estudo.

Muitos destes também sao ‘turistas’ ou ‘cidadaos italianos’ que buscam aprender ou atè mesmo melhorar o seu nivel de conhecimento na lingua de Dante;

SEGUIDORES DO SAGA

Sim queridos amigos, temos um tipo de leitor que adora quando um pombo ‘acerta em cheio’ o Saga no dia do seu aniversàrio em Londres, que ama quando o Saga dà uma dica de pobre como por exemplo a dica do “vado a pregare” para entrar de graça na igreja em Pisa e que diverte-se atè praticamente doer a boca de tanto rir quando este ser que vos fala – parente distante do Mr. Bean – come caramujo sem saber…

QUEREM MORAR NA ITÁLIA

– Outra boa parte dos amigos pertencem à categoria Quero morar na Itàlia – sao pessoas que nao tem ascendencia itaiana, mas que querem viver aqui na bota. Querem saber como solicitar um permesso di soggiorno, como encontrar trabalho e tem atè mesmo aqueles que me pedem dicas de como encontrar a ‘alma gemea italiana’…;

OS MALUCOS DA CIDADANIA

– E claro que ainda a grande maioria dos leitores sao aqueles que chamo carinhosamente de Malucos que viajam rumo à tao sonhada cidadania italiana – pessoas que como eu, sofrem e/ou sofreram com toda a burocracia, a falta de informaçoes e que querem apenas uma coisa: baterem no peito e gritarem a plenos pulmoes: sou cidadao italiano!!!

E voce, magnanimo leitor – qual é o seu perfil?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *