10 anos do Aniversário da Minha Cidadania Italiana

Pois é, no dia 24 de dezembro de 2017 completou-se 10 anos do aniversário da minha cidadania italiana.

E como já tinha acontecido nos últimos anos, eu simplesmente esqueci da data!

Hoje me peguei pensando, e acho que todos os problemas que eu passei, tudo que eu tive que enfrentar durante o meu próprio processo, me assombrou durante alguns anos.

Foram tantos problemas, tanta gente torcendo contra – e milhares torcendo a favor, tenho que admitir – que talvez não me lembrar da data do meu reconhecimento, é um bom sinal.

– Ah Fábio pó pará! Como esquecer da data do SEU RECONHECIMENTO pode ser um bom sinal?

É um bom sinal, porque hoje eu não associo mais a Minha Saga com o sofrimento daqueles 6 meses que eu passei para realizar o meu processo.

A grande maioria dos leitores atuais do blog não tem ideia do que foi chegar na Itália no dia 13 de junho de 2007 e passar por tantos obstáculos para chegar ao dia 24 de dezembro, e conseguir receber a minha carta d’identità italiana por volta do meio-dia.

E mais engraçado é que este artigo, completamente sem pé nem cabeça, escrito do nada, é um pouco reflexo daqueles tempos…

Pois o blog era o meu refúgio.

Foi aqui que eu me escondia dos problemas, era aqui que eu tinha os meus amigos e companheiros, que através dos comentários me davam força para continuar.

E cá estou – amanhã vou publicar um artigo: “O melhor de 2016” compartilhando um monte de coisa bacana que aconteceu comigo neste ano.

O MUNDO É REALMENTE REDONDO

Engraçado ver com o mundo dá voltas:

Num dia você não sabe se vai ter dinheiro para pagar o próximo aluguel; no outro você está hospedando amigos e familiares na sua casa, que vem ao exterior te visitar…

Falando em coisa bacana, já que muitos de vocês que estão aqui não tem ideia do que era o blog Minha Saga em 2006, 2007, 2008 e assim por diante, quero compartilhar algumas imagens do post que escrevi no dia da minha assinatura.

Vejam só e prestem atenção como era o layout do blog naquela época:

Minha Cidadania Italiana
Blog Minha Saga no Blogspot

 Até meados de 2010, o blog era hospedado no Blogger – e talvez muitos também não saibam, mas antigamente, blog era sinônimo de diário de adolescente.

Por isso não existia nenhum blog sobre cidadania italiana, o gordinho aqui foi o primeiro a se aventurar nisso.

E hoje é legal ver tantos blogs e sites sobre cidadania, tanta gente compartilhando o Sagabook, tantos outros criando canais no Youtube também.

O TIO DA CIDADANIA ITALIANA

Putz, acabei de me dar conta que sou o Rafinha Bastos da cidadania italiana.

Aliás, o único lugar onde se falava sobre cidadania italiana, era no finado Orkut, através de um punhado de comunidades.

Mal existia o Google senhoras e senhores, sou da época do Cadê (ok, melhor parar por aqui e ir dormir…)

Bom, antes de terminar este artigo, quero também deixar aqui registrado alguns comentários originais, deixados pra mim nos dias seguintes da publicação do meu reconhecimento:

Minha Cidadania Italiana

Minha Cidadania Italiana

Pois é, final de ano é isso: você começa a refletir sobre a vida.

Começa a lembrar do que passou e quando menos espera, tá revivendo um bocado de coisas – e que felizmente no meu caso – uma história com final feliz.

Quer dizer final não, pois mesmo sendo o tiozão da cidadania italiana, ainda tenho muito que ensinar, e aprender!

Um grande abraço a todos e nos falamos amanhã, no último artigo de 2017!

0 Comentário

  1. Parabens pela trajetoria de sucesso Fabio!

  2. Rodrigo Barelli disse:

    Eu lembro bem deste dia… toda vez que retorna nestes assuntos eu me recordo… sempre acompanhei sua saga… lembro que tinha um site que se chamava Muzzarella, onde encontrei o material que me norteou na minha busca… que em 2012 consegui terminar aqui no Brasil… qdo iniciei meu percurso… lá nos idos de 1997, eu usava a internet discada….. abraços.

  3. Fábio agradeço por você existir! Acompanho todos seu artigos, vídeos e manuais( li todos e adorei!). Você é quem nos dá a maior força para essa jornada da cidadania, sempre com um conselho, dica e uma palavra de força. Você é uma pessoa iluminada, abençoada! Desejo tudo de bom e que quando for aí, fazer meu processo pretendo te conhecer! Deus te abençoe!

  4. Rafael Sacramento Ribeiro disse:

    Fabio é cara no final do sempre paramos e refletimos sobre o que passamos neste ano , algumas coisas ruins , outras boas , o importante e sempre ver o lado positivo das coisas, acompanho seu trabalho nao faz tanto tempo, mas sei que voce e uma referencia, cheguei ate o minhasaga por indicação e sempre que possivel faço o mesmo, pois informação , conhecimento e bom que chegue a todos que estão nessa caminhadae nao so na cidadania , mas tambem de como funciona a vida na Italia. Voce traz para nos, nao só informações de cidadania , mas tambem esperança, fé e exemplo de profissional, Qualidade e melhor que quantidade. Abc , fique com Deus e Feliz ano novo.

  5. Rodrigo Brancaglion disse:

    Olá Fabio, acho que é meu primeiro post aqui. Não sou muito de escrever sobre minha vida e tal, mais vendo este post, me senti na obrigação de falar com você. Quero compartilhar algo que também aconteceu comigo. Em 05/05/2016 dei entrada na documentação da cidadania e em 07/12/2016 fui retirar minha documentação (Eu já tinha sido informado em setembro/2016 que minha documentação estava pronta, mais só pude ir retirar neste dia, pois eu estava esperando para tirar férias junto com minha esposa). Mas o mais legal que também quero compartilhar é que muito foi graças a Deus, minha esposa e a você, que meu reconhecimento da cidadania foi realizado. Pois no dia 01/01/2016 comecei a ver os seus vídeos diários da série e com isso e algumas pesquisas consegui toda a documentação. Não pude fazer minha documentação sozinha na Itália e decidi contratar um assessor para isso. Hoje somos grandes amigos. Bem só quero te agradecer por ter me ajudado e cumprido minha grande meta de 2016.

  6. Ana Paula Souza disse:

    Parabéns Fabio, com sua ajuda, eu e um amigo conseguimos a cidadania (Genova e Udine) sem grandes problemas, e já trabalhamos por aqui (ele na Espanha e eu continuo em Genova). Espero que o site ainda tenha muitos e muitos anos a frente! Abraços!

  7. Um ano após sua publicação e continua super atual. Você, nos ajudando todos os dias a seguir em frente e mostrando que é possível, apesar de todas as dificuldades que encontramos. Obrigada! Que permaneçamos “juntos” em 2018!

  8. Olá Fabio, tudo bem ? quando terá o curso de Busca de Documentos na Itália novamente ? muito obrigado !

  9. Kelly Cristina Stakovski Ruis disse:

    Buongiorno Fabio!!!

    Eu e meu marido acompanhamos sua saga há um bom tempo, e meu marido é descendente de italiano, mas ainda não começamos a juntar a documentação, pois precisamos nos organizar e poupar mais dinheiro e aprender melhor a língua para ele ir preparado quando for. Esses dias eu estava assistindo alguns vídeos e vendo alguns sites e queria que tirasse uma dúvida que não me sai da cabeça. Então pensei: porque mão perguntar pra quem entende da coisa??

    Então, a dúvida é a seguinte, vi que em alguns vídeos eles falavam de um site (workaway) que recebe voluntários que trocam trabalho (ajuda com outras línguas, babá, limpeza, preparar comida, etc…) por moradia e alimentação durante um período de tempo, nesses vídeos eles diziam que tinham conseguido reconhecer a cidadania desse jeito. Gostaria de saber se isso é legal, pois achei muito estranho. É certo que a pessoa não ganha nada de dinheiro, pois é voluntário, mas nesse caso a pessoa pode fazer isso? Cheguei a entrar no site da workaway pra ver do que se tratava e se era confiável e é sim um site de voluntários que funciona muito bem, só queria saber se fazer isso é ilegal, pois pensei nessa possibilidade, já que escuto da maioria das pessoas que não tem sido fácil alugar apartamento mesmo pagando 12 meses adiantado. Você acha que alguém consegue mesmo reconhecer a cidadania dessa maneira? Nós estamos planejando e achamos que só vamos pisar lá (na verdade ele vai primeiro né, pois não tenho descendência italiana) quando tiver tudo certo, e isso pra gente vai ser daqui uns 3 anos mais ou menos. Mas queremos saber de você se existe essa possibilidade.

    Muito grata pela atenção!!!

    Kelly Staköwsk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *