Pedi o permesso de turismo. E agora????

Pois é amigo

Pois bem, você está na Itália e a única coisa que você tem é um protocolo safado na mão do permesso que você entregou na posta e pra piorar agora dizem que você nunca vai ser chamado.

Caso você esteja nesta situação e os 90 dias estão vencendo (ou já venceram) veja o que pode ser feito. Infelizmente como eu não estou na Itália não posso confirmar se dá certo. Mas em tese é o correto. Caso alguém utilize as informações aqui postadas e tenha êxito PELO AMOR DE DEUS volte aqui e nos diga.

Tecnicamente basta você pedir um novo permesso na posta, desta vez o Riacquisto Cittadinanza (núm 6 do kit giallo) Se você está com o kit na mão você pode ver quais os requisitos para dar entrada neste permesso:

  • Istanza compilata e sottoscritta dall’interessato (Modulo 1);
  • Fotocopia di tutto il passaporto o di altro documento equipollente
  • Fotocopia della documentazione attestante l’avvio del procedimento di concessione o riconoscimento della cittadinanza italiana

Simples não acha?? Na teoria…

O terceiro requisito diz que você tem que ter as fotocopias dos documentos qua atestam o “início” do procedimento. E qual seria este documento? Pra mim seria a declaração do comune “visionando” seus documentos. Neste link (clicar com o botão direito e escolher “Salvar Destino como”) eu disponibilizo os dois modelos que você precisará, o de “visionamento” dos seus documentos e, caso o oficial não queira fazer, dirija-se ao setor de protocolo do comune e peça o protocolamento do outro documento (na parte inferior da folha). Não se esqueça de levar tanto um quanto o outro em 2 vias, pois um ficará no comune. Agradecimentos à Vanessa Cândido que nos deu de presente estes modelos. Eu apenas coloquei em uma página – quanto menos papel melhor – e converti em pdf.

Bom, caso dê tudo certo e o comune aceite te dar a declaração que analisou seus docs basta você seguir os passos do tópico abaixo. Caso não tenham te dado a declaração você colocará a outra declaração, que você protocolou no comune.

E não se esqueça de colocar também uma cópia do protocolo de entrada no permesso de turismo, pois ele é sua prova que você deu entrada “dentro” dos 8 dias da entrada na Itália.

Amigos, claro que em tese deveria funcionar assim, pois você estaria totalmente de acordo com as regras. O problema é que os comunes podem querer complicar, como por exemplo dizendo que você deve esperar o permesso de turismo. Eu tentaria também trocar aquele protocolo safado pelo modelo novo de “declaração de presença”. Baixe aqui (clicar com o botão direito e escolher “Salvar Destino como”) um novo modelo que fiz, onde consta uma linha que diz que esta declaração substitui o antigo permesso de turismo. Você pode tentar protocolar esta declaração também, da mesma forma acima. Aí sim seria perfeito!

Busquei estas informações para que vocês que estão na Itália com seus permessos vencidos (ou vencendo) possam tentar resolver as coisas. Como disse não posso garantir que vai dar certo, mas tenho certeza que é melhor tentar do que ficar parado.

Não se esqueçam de postar aqui se deu certo – ou não, pois tentarei daqui (ou da Argentina quem sabe) ir buscando informações pra ajudá-los

Buona fortuna a tutti!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *