Mudam-se procedimentos para legalizaçao – Certidoes em inteiro teor

Ciao amigos

Ontem recebi um email de um amigo, logo apòs sair do consulado de Porto Alegre, dizendo que estao mudando algumas regras em relaçao a legalizaçao. Fui no site do consulado e realmente pude constatar algumas mudanças:

a) As certidoes a partir de agora deverao ser de inteiro teor. Isso significa que, ao pedir o documento ao cartòrio, voces devem pedir explicitamente uma certidao de inteiro teor, que significa que o oficial transcreverà tudo que estiver contido no livro. O problema é que estas certidoes sao mais caras e consequentemente as traduçoes também deverao ser…

b) Estas certidoes devem ter sido emitidas hà no màximo UM ano.

Eu jà havia publicado que o consulado de Belo Horizonte jà estava adotando esta pràtica de pedir certidoes de inteiro teor. Muito provavelmente outros consulados italianos no Brasil deverao adotar medidas semelhantes.

Eu imagino que os outros consulados deverao seguir o mesmo caminho, até porque tanto o consulado de Curitiba quanto o consulado de Porto Alegre justificaram as mudanças dizendo que foi uma determinaçao do Ministero degli Affari Esteri (Ministério das Relaçoes Exteriores). Outra coisa que muitos amigos estao ouvindo no Brasil é que os comunes italianos é que estariam exigindo certidoes de inteiro teor. Particularmente aqui na Toscana nunca ouvi falar de um comune que exigisse isso. Aliàs, como é que um comune saberia que no Brasil uma certidao pudesse ser simples ou inteiro teor, se na k-28 diz apenas “certidoes de nascimento” ou “certidoes de casamento”???

O ùnico comune que tenho conhecimento que exige certidao de inteiro teor é o comune de Bologna, no mais nao passa de especulaçao.

E eu sempre lamento ete tipo de açao repentina, pois imagino que muitos amigos que jà tem agendamento deverao correr pra pedir novas certidoes, traduzi-las novamente e sò entao legaliza-las. Eu sugiro a todos que se sentirem lesados, que escrevam ou telefonem diretamente ao consulado para saber como proceder, pois somente eles poderao dizer claramente sobre cada caso, ok?

In bocca al luppo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *