Homenagem a Força Expedicionària Brasileira

Hoje aqui na Itàlia comemoramos 65 anos da ‘rendiçao alema’ e a libertaçao da Itàlia (Festa della Liberazione) da mao dos nazistas! Acabei de chegar da solenidade oficial do comune onde moro, onde depositamos uma coroa de flores aos heròis caidos na 2ª Guerra Mundial na luta pela libertaçao!!!

Mas o que poucas pessoas conhecem é a història de 25.334 grandes homens – heròis brasileiros e grandes patriotas, que fizeram parte do grupo de combatentes da FEB – Força Expedicionària Brasileira, desembarcando em setembro de 1944 no vale do rio Serchio que fica no norte de Pisa (sim, aqui na nossa especial Toscana). Heròis saidos dos mais diferentes locais do Brasil e que suportaram até 20 graus negativos de temperatura de Pisa a Bologna, tendo papel determinante na libertaçao de importantes cidades toscanas e emilianas como Massarosa, Camaiore, Monte Prano, Monte Aculto, Galiano, Barga, San Quirino, Monte Castelo, La Serra, Castelnuovo, Soprassasso, Montese, Paravento, Zocca, Marano su Parano, Collechio e Fornovo.

O lema da FEB – “A cobra està fumando”, pois na época dizia-se que “era mais fàcil uma cobra fumar do que o Brasil entrar na guerra”…

Destes 25.334 grandes homens sob o comando do General Joao Baptista Mascarenhas de Moraes – tombaram nas verdes planicies toscanas em cumprimento do dever 467 filhos da pàtria amada e mae gentil. Homens que cairam por um ideal, que mesmo sob forte bombardeio inimigo permaneceram firmes entoando o Hino Nacional Brasileiro na Catedral de Pisa em 1944:

Em memòria dos heròis caidos, foi inaugurado em Pistoia um cemitério militar brasileiro e também um monumento para lembrarmos para sempre a coragem e determinaçao dos brasileiros. No dia 2 de dezembro de 1944 o Capelao Militar da FEB Noé Pereira benzeu os corpos de cerca de 70 combatentes brasileiros a serem sepultados nas vizinhanças da Igreja de SAN ROCCO, em Pistoia. Nascia entao aqui na Itàlia o ùnico Cimitério Militar Brasileiro criado fora da América do Sul.

Ao término do conflito, o General Mascarenhas de Moraes preocupou-se em recolher os corpos dos soldados brasileiros enterrados em outros cimitérios aliados, reunindo-os em Pistòia.

Em 22 de Dezembro de 1960, foi inaugurado no Rio de Janeiro o “MONUMENTO AOS MORTOS DA II GRANDE GUERRA“, e para ali foram levados os restos mortais dos combatentes brasileiros que estavam enterrados em Pistòia.

Em junho de 1966, no mesmo terreno onde situava-se o Cimitério Militar de Pistòia, foi erguido o “MONUMENTO VOTIVO MILITAR”, obra do arquiteto Olavo Redig de Campos.

Estive ontem em Pistòia e visitei o monumento, que possui uma plataforma central, onde se encontram o mastro principal, a chama perpétua e os restos mortais de um soldado brasileiro, recuperado 22 anos apòs o término da guerra, do qual nao se sabe o nome. Sua sepultura situa-se em frente à chama perpétua com a seguinte inscriçao: “Sò Deus sabe o seu nome“.

Atràs da plataforma tem um lago e um imenso muro, onde està gravado o nome dos 465 combatentes mortos e no centro as seguintes inscriçoes.

“Esta terra sagrada foi sepultura dos soldados brasileiros mortos no campo da honra pela dignidade da pessoa humana. MCMXLV”

“Seus nomes estao gravados nesta pedra para eterna memòria dos homens. MCMLXVI”

Vejam as fotos e o video emocionante que fiz no local:

Placa no centro de Pistoia indicando o caminho para o monumento

Entrada do monumento

Placa em homenagem do Mal Mascarenhas de Moraes

Busto do General J.B. Mascarenhas de Moraes

Homenagem do Navio-Escola Brasil aos heròis da FEB

Placas de homenagem à FEB

Coroa de flores depositada em homenagem aos bravos heròis

Tùmulo do Heròi Desconhecido

Lago e muro em màrmore travertino com as inscriçoes e nomes dos combatentes mortos

Visao direita do muro

Visao esquerda do muro

Visao geral com a Igreja de San Rocco ao fundo

Visao geral com os antigos tùmulos dos soldados ao fundo

Tumulos das sepulturas que conservaram por 15 anos os restos mortais dos soldados

Igreja de San Rocco que fica em frente ao Monumento

Apòs visitar o monumento, entrei na Igreja de San Rocco para fazer uma prece, quando conheci o queridissimo padre de là, que nos atendeu de forma bastante gentil, nos convidando para conhecer a igreja e nos presenteando com um lindo postal e também um folheto informativo em portugues sobre o monumento e o cemitério brasiliano.
Na época da guerra, foi criada uma coleçao de figurinhas chamada ‘Història de FEB’, vejam que bacana algumas delas:








Vejam outras figurinhas no site BrasilCult clicando aqui.

Para ver todas as fotos que fiz do Monumento basta acessar meu àlbum no Flickr.

Para a realizaçao desta matéria consultei as seguintes fontes:
Site do Exercito Brasileiro
Site Nao Uficial dos Veteranos da FEB
Site l’ultima battaglia dei bersaglieri dell’aprile 1945
Padre da Igreja de San Rocco – Pistoia

E nao poderia terminar a homenagem aos heròis da Força Expedicionària Brasileira sem a publicaçao dos versos do poeta Guilherme de Almeida e mùsica de Spartaco Rossi que tornou-se o Hino Nacional Brasileiro da FEB na 2ª Guerra – conhecida como a Cançao do Expedicionàrio:

Parabéns a todos os valentes combatentes da FEB, meu mais profundo respeito a estes homens que vieram, lutaram e ganharam!!! Voces sao vitoriosos, sao grandes, sao guerreiros!!!

“Eu os levei para o sacrifício; cabia-me trazê-los de volta para receber as honras e glórias de todos os brasileiros”


Marechal Joao Bapista Mascarenhas de Moraes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *