Oficial – Consulado de Curitiba nao legaliza mais via comune

Ciao amigos

Acabei de conversar com o Departamento de Legalizaçoes do consulado de Curitiba pelo telefone e oficialmente o consulado nao aceitarà mais documentos enviados pelo comune.

Eu questionei sobre aqueles que vieram a Italia contando com a legalizaçao via comune e a informaçao é que mesmo aqueles que ja tem o Certificato di Residenza nao podem mais legalizar, devem esperar a reabertura – ainda sem prazo definido – do agendamento pela internet.

O consulado reiterou que caso o requerente tenha algum problema com certidoes ja legalizadas: por exemplo quando o comune pede a retificaçao de alguma certidao – neste caso ***e somente neste caso*** o comune legalizarà novamente este documento, através de pedido formal pelo comune.

Segundo o pròprio consulado, ja existem agendamentos até fevereiro de 2009, o que nos leva a pensar que a reabertura de novos agendamentos acontecerà na mesma època, o que significa que os amigos que estao na Italia sem os documentos legalizados devem decidir se ficam no pais ilegal (apòs os 90 dias) ou se retorna ao Brasil pra aguardar esta reabertura

Realmente é muito complicado quando decisoes como esta sao tomadas no “meio do jogo”, sem um tempo de adequaçao, pois direta e indiretamente muitas pessoas sao envolvidas.

Fica meu protesto nao ao consulado de Curitiba mas sim aos “prestadores de serviços” que em menos de uma semana correram a internet para realizar diversos agendamentos pra depois efetuar a venda dos mesmos. Isso fez com quem realmente precisasse da legalizaçao pra vir a Italia fosse prejudicado.

Com o perdao da palavra o Brasil està a porcaria que està exatamente por causa deste tal “jeitinho brasileiro” que alguns ainda enchem a boca pra falar, como se isso fosse algum tipo de motivo de orgulho…

Abbracci a tutti

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *