Minhas andanças pelo Brasil | Parte I

Em junho de 2020 escrevi um artigo explicando porque cargas d’água vim parar no Brasil, depois de 13 anos morando na Europa.

Vocês não tem ideia da quantidade de coisas que aconteceram desde então, por isso resolvi voltar aqui para compartilhar as minhas andanças e peripécias em terras tupiniquins 🙂

Aconteceu de tudo neste ano no Brasil: conheci mais de 10 cidades, comecei a namorar, noivei, vou casar e ainda consegui tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Então pegue sua pipoca e seu guaraná, ajeite a poltrona e bóra começar essa novela em terras brasilianas rs

PRIMEIRO DESTINO: PORTO ALEGRE

Lá estava eu vivendo em Belo Horizonte quando comecei uma série de lives lá no nosso canal do Youtube sobre a vida na Itália.

Essa live fortaleceu ainda mais a nossa Sagatribo, pois todos os dias centenas de pessoas me acompanhavam, compartilhando informações, trocando experiências e ideias uns com os outros.

Foi então que eu prestei atenção em uma garota que estava sempre por lá e não demorou muito para começarmos a conversar.

Depois de muita conversa, resolvemos transformar o ‘papo virtual’ em um encontro ao vivo e em cores e lá fui eu conhecer a terra da Fran, a tal capital da gauchada.

Passei um final de semana maravilhoso com essa guria, que vai merecer um post específico já que tenho muitos detalhes dessa história que preciso te contar 😊.

SEGUNDA PARADA: FLORIANÓPOLIS

Há algum tempo eu comecei a ouvir amigos e pessoas próximas falarem sobre a tal “ilha da magia”.

Já vim ao Brasil pensando em conhecê-la, mas confesso que nunca tinha passado pela minha cabeça morar por lá.

Depois de alguns meses em Belo Horizonte, no dia 13 de outubro eu desembarcava no aeroporto de Floripa, iniciando uma jornada maravilhosa!

Se você já ouviu o pessoal falando de Florianópolis e pensou que estavam exagerando, não estavam não!

Que lugar incrível!

As pessoas são queridas, as praias são lindas, a comida gostosa e a natureza é maravilhosa por lá.

Morei em dois bairros: primeiro no bairro dos Ingleses e depois em Jurerê, ambas no norte da ilha.

Sem dúvidas Jurerê foi o lugar que eu mais gostei, embora a minha parte preferida do mar fica em Canajurê – praia que tem esse nome porque fica no meio dos bairros Jurerê e Canasvieiras.

Dica: tem um ônibus turístico que percorre a ilha, vale muito a pena pois dá pra conhecer um bocado de lugares. É o Floripa by Bus, clique aqui para ver mais informações, preço e o roteiro que o ônibus percorre 😉

Saí de Floripa no dia 23 de dezembro, quase às vésperas do Natal, só porque os aluguéis por lá no verão vão à estratosfera!

Passei o Natal e Ano-Novo em SP e logo no dia 1 de janeiro de 2021 começava uma nova aventura, desta vez em um lugar um tiquinho longe de Floripa.

COMEÇANDO O ANO NOVO NO NORDESTE

Ainda em dezembro eu tomei uma decisão: após Floripa o próximo destino seria uma cidade no Nordeste.

E a escolha da cidade acabou sendo feita com a ajuda do Airbnb rs

Pensa só: querer ir ao Nordeste em janeiro, começo da alta temporada!

Claro que a pandemia acabou ajudando, pois muitos lugares estavam fechados e, com poucos turistas, mas mesmo assim as hospedagens em muitos lugares estavam caríssimas.

Vou escrever um post em breve explicando como foi esse processo de mudança em tempos de pandemia, procurando sempre as opções mais seguras e responsáveis!

Por fim, o destino escolhido foi Salvador da Bahia

Interessante perceber os sentimentos que eu sinto neste momento ao escrever sobre a capital da Bahia.

Eu tinha expectativas enormes com Salvador, já tinha ido pra lá há muito tempo atrás, além da minha familia materna ser do estado da Bahia.

Porém chegando lá, tivemos muitos problemas…

Primeiro com o apartamento que alugamos.

A internet não estava funcionando bem, geladeira que não gelava, equipamentos que faltavam no imóvel e mais um bocado de coisas que definitivamente não ajudaram.

Estávamos em um apartamento na frente do mar, na praia do Farol da Barra, um dos cartões postais da cidade, então tínhamos tudo para ter um momento incrível na chegada ao Nordeste.

Mas a realidade foi bem diferente, infelizemnte!

Tivemos péssimas experiências usando Uber por lá, a ponto de fazer uma reclamação formal a um deles, que quase nos matou em uma corrida!

Depois de uma série de problemas, decidimos encurtar nossa estadia, e depois de apenas 20 dias nos mudamos novamente, desta vez para a praia de Boa Viagem, no Recife.

VIVENDO NO RECIFE

Pensa em uma cidade linda, com pessoas super agradáveis e com uma praia horrorosa hahahahaha

Pois é, não dá pra ter tudo nessa vida rs

A praia que estávamos em Salvador tinha um mar lindo, água transparente…

Já a praia de Boa Viagem, mammamia!

Muita alga na praia, água turva e sem contar isso aqui:

Pois é, tinha esquecido deste pequeno detalhe: Recife é conhecida pelos ataques de tubarões!

Mas fora isso, estamos com todas as nossas partes do corpo conosco e nosso tempo por lá foi incrível!

Recife e Olinda são cidades para guardar no coração, veja alguns momentos que passamos por lá:

Mammamia, como é bom relembrar estes momentos 🙂

CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

O tempo que eu vivi em cada um dos lugares que estou compartilhando contigo sempre foi superior a 30 dias – com exceção de Salvador.

Isso foi importante para ter uma visão das cidades através do olhar de um morador, e não de um turista ou alguém que estivesse ali apenas de passagem.

Por isso sempre escolhi ficar em apartamentos locados pelo Airbnb, para viver a cidade, saber como é pegar transporte, ir ao supermercado, pronto socorro (pois é, fui ao pronto socorro em BH e UPA em Floripa), farmácias, lojas, etc.

Se você puder fazer isso um dia, não pense duas vezes e faça!

Conhecer novos lugares, conversar com as pessoas locais e ter contato com suas culturas é algo enriquecedor e o aprendizado e as memórias vão contigo pra sempre!

Como esse post já está enorme, vou escrever a Parte II, onde vou compartilhar contigo as outras cidades que eu vivi.

Até o momento que estou escrevendo, morei também em João Pessoa – onde de lá fiz pequenas viagens a Natal, Maragogi, Tamandaré e Maceió, Porto Alegre e neste momento estou morando em Caxias do Sul, na serra gaúcha.

Nos próximos artigos vou te levar para estes outros cantos do Nordeste, vou te contar também como é viver no extremo sul do país e como é a convivência de um paulistano e uma porto-alegrense 😱.

Un caro saluto e até o próximo post 😉

2 Comentários


  1. Muito bom ver o resumo da sua passagem por aqui, muitos destes momentos acompanhei através das lives e stories. Quanta história para registrar não é mesmo Fábio?

    Responder

    1. Sim, e aqui é o local onde tudo vai ficar sempre registrado, ao contrário do Instagram que é algo muito raso e superficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *