A Certidão Negativa de Naturalização | Aula 4

Assim que a gente consegue o documento italiano, o próximo passo que devemos fazer é conseguir a certidão negativa de naturalização do nosso antenato italiano.

Este documento é importante para garantirmos que o nosso direito ao reconhecimento permanece.

Sim, infelizmente o direito ao reconhecimento da nossa cidadania italiana pode ter sido perdido caso o nosso antenato italiano tenha se naturalizado brasileiro antes do nascimento do filho (ou filha) dele 😳.

Mas calma! Nestes anos todos trabalhando com cidadania italiana diariamente, felizmente foram poucas as vezes que vi alguém perder o direito ao reconhecimento por este motivo.

Bóra entender melhor sobre isso na aula de hoje, lembrando que você tem acesso a todas as aulas do nosso curso entrando aqui nessa página.

Dica importante

Ainda que seja um curso gratuito, eu quero que você pense nele como se custasse muito, mas muito caro!

Pense que um consultor na Itália cobra cerca de 25 mil reais para realizar o processo, e com os ensinamentos que eu vou te dar, você não vai precisar pagar nem perto disso.

Assim você vai valorizar cada minuto aprendido e mais importante do que isso: vai colocar as coisas em prática!

Lembre-se: de nada adianta eu te dar o melhor conteúdo do mundo se você não colocar as coisas em prática, ok?

Alinhamentos feitos, vamos ao vídeo:

Lembrando que você encontra o link para baixar os materiais didáticos do nosso curso na página principal dele, cujo link está logo no início desta página.

Outra coisa super importante: clica aqui também para começar a acompanhar os outros vídeos que eu publico lá no nosso canal do Youtube, temos 3 vídeos por semana por lá 😉.

Qualquer dúvida que você tenha sobre esta aula, deixe abaixo no campo de comentários, assim eu vou poder te ajudar melhor, combinado?

Posts Similares

34 Comentários

  1. Olá Fabio, tudo bem? Espero que sim.
    Assiti a Live e fiquei com uma dúvida: E quando na certidão de nascimento do antenato há inversão na ordem/lugar do nome e sobrenome? considero como variação também na hora de emitir a CNN/CPN??
    Obrigada e até mais =)

  2. Fábio meu antenato casou na ARGENTINA, preciso da CNN. Sei que os procedimentos são diferentes do Brasil. Você pode me indicar alguém, para a emissão da CNN, em Buenos Aires. Obrigada. Fico no aguardo.abs

    1. Oi Sandra, nesse caso você vai precisar deste documento:

      Certificato della “Cámara Nacional Electoral”: si tratta di un certificato che attesta se (e quando) il capostipite italiano ha acquistato la cittadinanza argentina.
      E’ necessario che il certificato riporti tutti i nomi in italiano e spagnolo (es.Giovanni Battista/Juan Bautista) e le variazioni che il nome e/o cognome abbia subito nel tempo desumibili dagli atti di stato civile (es.Callegar/Calegari; Eristo/Evaristo).
      Qualora il certificato risultasse positivo, dovrá riportare la data di “giuramento” o almeno la data di “concessione della carta di cittadinanza”.

  3. Fabio, o nome do meu antenato no batismo (1851 no norte) tem o “detto” entre 2 sobrenomes. Esse mesmo nome consta tb no casamento Italiano. Porém no Brasil ele adotou apenas o Canova que está depois do “detto” (óbito, registro dos filhos, tudo apenas Canova). Incluo esse nome completo na emissão da CNN? com detto e tudo.

  4. Olá Fábio
    No momento que solicito a CNN, coloco o nome que está no documento italiano e as variações que aparecem nos documentos brasileiros, certo? A partir das correções feitas é que fiquei com dúvida: se irei emitir uma nova CNN em função da validade, irei repetir as variações anteriores, mesmo agora elas não constarem nos documentos retificados?

  5. Fabio, obrigada pelo retorno. Com relação a CNN na Argentina, você tem alguém para indicar, que faça esse serviço (assessoria), pois não tenho condições de fazer sozinha. Obrigada.

  6. Fábio
    Esse seu video chegou meio tarde para mim 🙁 Já traduzi e apostilei a CNN com somente o nome verdadeiro do meu antenato… Sem as variações de nomes que constavam nas certidões e que já foram corrigidas judicialmente, por sinal.
    Eu deveria emitir uma nova, traduzir e apostilar? Você acha que pode dar algum problema? Irei fazer a reconhecimento lá na Itália.
    De qualquer forma nenhuma variação do nome dele conta nos registros de naturalização do departamento de migração.

  7. Olá Fabio, tudo bem? Assisti a aula sobre a CNN e fiquei com uma dúvida em relação ao nome dos pais do italiano. Constatei variação dos nomes (tanto 1o nome quanto sobrenome) dos pais ao longo dos documentos de nascimento, casamento e óbito. Esse tipo de divergência seria um problema? Como devemos proceder nesse caso? (Ex: Mãe = Luigia/Luizia e Pai = Michele/Miguel).
    Estou acompanhando os vídeos, muito obrigada por todos os conhecimentos transmitidos, estão ajudando muito!

    1. Oi Carol, na CNN a gente coloca o nome dos pais do nosso antenato igualzinho consta no documento italiano, sem levar em conta as variações que constam nos documentos brasileiros. As variações são colocadas quando se trata apenas do dante causa 🙂

  8. Oi Fábio, boa noite… assisti a sua aula sobre naturalização do antenato, no meu caso é o meu pai e ele se naturalizou depois que minha irmã mais velha nasceu, mas antes de eu nascer. Neste caso apenas minha irmã mais velha poderia solicitar a cidadania?

  9. Fábio, a CPN é o último documento que preciso, tô apanhando para preencher o pedido no site do SEI. Tem algum vídeo seu explicando o passo a passo? Abraço!

  10. Olá Fabio, além das variações de nome e sobrenome do meu antenato, tenho variação na data de nascimento, na certidão italiana consta nascimento em 1903 e em todas as certidões brasileiras consta nascimento em 1905, qual data devo colocar no campo da emissão da CNN?

  11. Olá Fábio, o nome do italiano é Michele Bellini, mas no Brasil, todos os documentos que ele aparece está como Miguel Bellini. Na CNN eu coloco os dois o italiano e o brasileiro (nome) ? E sei que não é essa aula, mas eu tenho que retificar todos os documentos e colocar o nome italiano?

  12. Boa tarde Fabio,

    Eu tenho uma dúvida perante a autenticação da CNN. Vi alguns vídeos que as pessoas dizem que é preciso além da CNN, a autenticação impressa, traduzida e apostilada. Isso é obrigatório ou é só um passo pra poupar o tempo do oficial ?

  13. Olá, Fábio. Agradeço mais uma vez por todo conhecimento e informação passada neste curso. Está sendo valioso!
    Eu assisti a aula, mas ainda fiquei com uma dúvida sobre CNN. Você falou muito sobre pegar a CNN com as variações e eu não entendi isso muito bem. Quer dizer que eu tenho que buscar a CNN com o nome do antenato com as variações feitas no Brasil? Obrigada desde já!

  14. Fabio, eu to numa situação estranha na minha documentação que não sei como presseguir: Eu segui as suas aulas, e como você sugere, a primeira coisa de tudo, foi pedir a CNN. E deu certo, ele nao tinha se naturalizado. Apos algum tempo eu começei a pedir as certidões todas para preparar o proximo passo, e ai veio a duvida.

    Na certidão de obito do meu antenato, diz que ele era “brasileiro naturalizado”. Conflitando com a CNN. Para piorar, entrei em contato com algumas pessoas que chegaram a conviver com ele, eles confirmaram que ele foi funcionario publico, mas ja no final da vida. O que me da quase certeza que nao foi na epoca do nascimento do filho.

    A duvida agora é o medo de o Comune na Italia enroscar com as informações conflitantes: a CNN dizendo que não, e a certidão de obito dizendo que sim. Como acha que devo proceder?

  15. Ola, Fabio
    Tudo bem? Na Certidao de obito do meu antenato consta que ele foi funcionario municipal e brasileiro naturalizado. Já preenchi o formulario para emissao da CNN com todas as variações de nomes e nunca direciona para a CPN. Como faço para conseguir a CPN neste caso? Envio email solicitando para o Ministerio da Justiça? Faço meu cadastro para preencher protocolo eletronico da CPN?
    Obrigado desde já, meu caro

  16. Olá, Fabio tudo bem? Estou numa situação complicada.
    Segui as suas aulas, documentos impecaveis, tudo certinho e estou fazendo tudo sozinho. Acontece que o comune fez a pré analise dos meus docs., liberou minha residência e estou naquela espera agonizante do vigile haha, mas ela me mandou um email agora de um possível problema. Minha bisavó nasceu em 22, e casou em 43, ao ver isso ela disse que minha bisavó era de menor quando casou, e se os pais dela se naturalizaram antes disso, ela teria perdido o direito à cidadania e eu teria que fazer o pedido pelo pai dela, eu eu teria que conseguir a certidão de nascimento e casamento italianas do pai da minha bisavó, além da CNN dele. Achei muito estranho, pois eu tenho parentes que já conseguiram, e vai ficar caro mandar mais uma CNN traduzida e apostilada do Brasil, e ainda mais mudar o meu antenato. Ela disse “E’ naturalmente sua facoltà presentarla con la documentazione di cui
    dispone, ma tenga presente questo inevitabile esito”. Na certidão de óbito da minha bisavó, está como italiana. Na certidão de casamento da minha vó, a mãe dela aparece como italiana. Devo me preocupar?

  17. Oi Fábio !
    Obrigada pelas suas aula !
    Meu irmão e eu somos os requerentes da cidadania.
    Dúvida : devemos providenciar uma CNN para cada um , mesmo se tratando do mesmo antepassado italiano ? Ou entrando com a documentação na COMUNE de ambos , basta q esteja no nome de apenas um dos requerentes ?
    Muito obrigada !

    1. Ciao Ana, tudo bem?

      Normalmente basta uma CNN para ambos, porém sempre verifique com o oficial do comune onde vocês pretendem dar entrada, ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *