Analisando os Documentos | Aula 5

Quando eu estou analisando os documentos para a prática dos meus clientes, eu obedeço alguns critérios que compartilho contigo nessa aula.

Se você já assistiu as aulas anteriores, você já aprendeu que para o reconhecimento da cidadania italiana é necessário reunir os documentos de nascimento, casamento e óbito de todos da sua linha até o seu antenato italiano.

Você já se perguntou como é feita a análise dos documentos para a cidadania italiana?

Eu mesmo não tinha a menor ideia de como isso era feito e mais: não sabia quais critérios eram utilizados pelos oficiais italianos.

E hoje eu quero te mostrar como eles fazem isso e quais pontos você precisa verificar nos seus documentos.

Bóra entender melhor sobre isso na aula de hoje, lembrando que você tem acesso a todas as aulas do nosso curso entrando aqui nessa página.

Dica importante

Ainda que seja um curso gratuito, eu quero que você pense nele como se custasse muito, mas muito caro!

Pense que um consultor na Itália cobra cerca de 25 mil reais para realizar o processo, e com os ensinamentos que eu vou te dar, você não vai precisar pagar nem perto disso.

Assim você vai valorizar cada minuto aprendido e mais importante do que isso: vai colocar as coisas em prática!

Lembre-se: de nada adianta eu te dar o melhor conteúdo do mundo se você não colocar as coisas em prática, ok?

Alinhamentos feitos, vamos ao vídeo:

Lembrando que você encontra o link para baixar os materiais didáticos do nosso curso na página principal dele, cujo link está logo no início desta página.

Outra coisa super importante: clica aqui também para começar a acompanhar os outros vídeos que eu publico lá no nosso canal do Youtube, temos 3 vídeos por semana por lá 😉.

Qualquer dúvida que você tenha sobre esta aula, deixe abaixo no campo de comentários, assim eu vou poder te ajudar melhor, combinado?

13 Comentários


  1. Fabio, encontrei um problema no meu processo. Tenho já a certidão de nascimento do italiano, a certidão de casamento dele no Brasil e a certidão de casamento do filho dele (meu bisavô). Mas a certidão de nascimento do meu bisavô simplesmente não existe. Tanto no casamento quanto no óbito dele consta nascimento em Pinhal. Paguei a busca da certidão no período de 20 anos (pra ter certeza de não ser um registro tardio). O cartório de Pinhal emitiu uma certidão negativa do nascimento dele. Me informaram que algumas pessoas naquela época não foram registradas, tendo como 1o documento a certidão de casamento. Cheguei a entrar em contato com outros cartórios de cidades próximas só pra garantir, e nada. Também pedi habilitação de casamento onde ele casou, mas eles também não tem nenhum documento lá (foi perdido ou nunca tiveram). Consigo fazer o processo colocando essa certidão negativa no lugar da de nascimento dele? Todo o restante está ok. Obrigada.

    Responder

  2. Fábio, meu dante causa não foi casado com sua esposa civilmente, mas sim, somente na igreja. Isso porque, se casaram em 1884 e o casamento civil no Brasil somente surgiu em 1890, nesse caso, dá certo a primeira opção do vídeo? Completando a pergunta, essa certidão de matrimônio religioso precisa ser traduzida e apostilada normalmente tal como os documentos civis precisam, certo?

    Responder

    1. Cio Camille, tudo bem? Neste caso, a certidão religiosa deve ser utilizada no lugar da certidão civil, ela é legalmente e perfeitamente aceitável 🙂


  3. Oi Fábio, certidão de nascimento italiana com primeiro nome+nome do meio+sobrenome, porém certidões de casamento e óbito apenas com primeiro nome+sobrenome. Todos os outros dados estão corretos (inclusive o nome dos pais italianos e local de origem). Não há incoerências. A ausência do segundo nome pode ser um problema?

    Responder

  4. Olá Fábio, primeiro gostaria de agradecer por seu maravilhoso trabalho. Tirei minha cidadania no consulado de SP com as informações do “minha saga” em 2013.
    Agora estou fazendo o processo do meu esposo e as certidões nome de pais está correto, datas também, mas o nome do dante causa Beniamino (nascimento), Benamino (casamento) e Benjamin na certidão de óbito.
    meu sogro foi registrado Ispada e o correto era Spada, já falei sobre fazer a correção mas ele não que para não ter que refazer os documentos.
    O que você pode me orientar?

    Responder

    1. Convença-o que as correções não vão trazer nenhum prejuízo a ele e, se possível, se prontifiquem a fazer todos os trâmites burocráticos. Normalmente as pessoas tem medo disso por achar que vão ter problemas com imóveis, aposentadorias, etc. Só explicar que a correção do nome não vai trazer nenhum prejuízo a ele 🙂


  5. Olá Fábio. Acabei de reunir alguns documentos de meu Dante bisavô e na certidao de obrito brasileira consta que ele era natural de MG e que era eleitor obtendo até o número do mesmo e a zona eleitoral. Solicitei a Cnn e a Cpn e as duas vieram alegando que ele não se naturalizou. O que eu faço? Corrijo só a naturalidade? Creio que o cartório não vai querer retificar a parte do título de eleitor.

    Responder

    1. Se você já estiver com todos os documentos em mãos, faça sua matrícula na Escola da Cidadania Italiana e lá me mande os seus documentos para análise: https://escoladacidadaniaitaliana.com Assim eu vou conseguir te orientar com 100% de certeza


  6. Boa noite! Meu dante causa é meu trisavô. Meus pais são os únicos da linhagem que não são casados, mas meu pai (que transmite a nacionalidade) me registrou. Posso dar sequência ao reconhecimento da minha nacionalidade ou terei problemas? Desde já, grata.

    Responder

    1. Nesse caso, se o declarante no seu nascimento é quem te transmite a cidadania, tá tudo certo 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *