O Desenvolvimento do Processo na Italia | Aula 19

Como é o desenvolvimento do processo a partir do momento que a gente protocola os documentos no stato civile?

Longe de mim querer aumentar a sua ansiedade – que já deve estar a mil – mas tenho que lembrar que em alguns dias o seu processo vai terminar, falta pouco!

Mas, o que acontece agora?

Quais os passos que o oficial vai efetuar entra a chegada da NR e o momento que vai te chamar para dizer que você já pode ir lá retirar seus documentos?

Seguuuuura a ansiedade, pois é exatamente sobre isso que vamos tratar na aula de hoje.

E para conhecer melhor o curso e ter acesso a todas as aulas, clique aqui.

Dica importante

Ainda que seja um curso gratuito, eu quero que você pense nele como se custasse muito, mas muito caro!

Pense que um consultor na Itália cobra cerca de 25 mil reais para realizar o processo, e com os ensinamentos que eu vou te dar, você não vai precisar pagar nem perto disso.

Assim você vai valorizar cada minuto aprendido e mais importante do que isso: vai colocar as coisas em prática!

Lembre-se: de nada adianta eu te dar o melhor conteúdo do mundo se você não colocar as coisas em prática, ok?

Alinhamentos feitos, vamos ao vídeo:

Lembrando que você encontra o link para baixar os materiais didáticos do nosso curso na página principal dele, cujo link está logo no início desta página.

Outra coisa super importante: clica aqui também para começar a acompanhar os outros vídeos que eu publico lá no nosso canal do Youtube, temos 3 vídeos por semana por lá 😉.

Qualquer dúvida que você tenha sobre esta aula, sobre a escolha do comune italiano ou qualquer assunto relacionado, deixe abaixo no campo de comentários, assim eu vou poder te ajudar melhor, combinado?

Posts Similares

32 Comentários

  1. Fábio o apostilamento e a tradução das certidões deve ser feito ao mesmo tempo no mesmo lugar ou é possível fazer as traduções e apostilamentos nos mesmos cartórios/estados de origem das certidões?

    Você ainda trabalha com assessoria na Itália, preciso de ajuda, urgentemente

  2. Olá Fabio tudo bem?
    Após a chegada da minha Non Rinuncia eu posso trazer meu cônjuge e meus filhos comigo?
    Como funciona? Você vai fazer um vídeo explicando a chegada do Conjuge ou algo assim? E quanto a casa que eu estiver alugando ela já vai ter que ser do tamanho que comporta minha família? ou posso ver isso depois? E Caso eu não queira morar no Comune que fiz meu reconhecimento tenho que primeiro me mudar de Comune pra depois, meu conjuge e filhos virem? Como Funciona?
    Desculpa por ser muitas perguntas…mas vai me ajudar muito sabendo de tudo isso…Muito Obrigada Fabio você está nos ajudando muito compartilhando todas essas informações e nos auxiliando no nosso Processo de Reconhecimento e assim que possível vamos fazer parte da Jornada da Cidadania 🙂

  3. Oi, Fábio.

    Se meu nome ficar sujo aqui no Brasil, por causa de dívidas, depois de eu já ter sido reconhecido cidadão italiano, há alguma coisa que pode acontecer de negativo com minha cidadania? Ela pode ser cancelada? O Brasil pode fazer algo comigo, estando eu lá na Itália e já sendo cidadão italiano?

  4. Só vim aqui pra dizer que sem a barba, parecia outro problema de filtro em live, tipo a do padre cowboy. Fábio deu aula com filtro de guri. Obrigada pelo conteúdo, Fábio!
    Mas já digo mais, pra saberes o que fez essa tua série:
    Estou desempregada, os documentos lá parados me chamaram pois faltava pouco, mas o pior – na Itália, sem nada de referência de região nos documentos, só relato de parentes que “parece que veio do Norte” e 5 anos de diferença entre idade em documentos achados aqui.
    E teu vídeo foi o primeiro que vi. Como dissestes no e-mail assim que me cadastrei, o ambiente, estar envolta nisso fez toda a diferença – até porque bombardeava meu namorado sobre cidadania, cidadania… Tanto, mas tanto… Que de eu mostrar os sites pra mostrar minha frustração do detalhe que os outros tinham e o meu não aparecia nada… Ele foi atrás da dele, polonesa, que foi recente, e eu já estava calejada de achar documento mostrei sites, e ele achou quase tudo que faltava quando a prima dele tentou! Com um tiro, matei duas cidadanias, hahaha!
    Virei evangelizadora de cidadania, e agora temos mais uma alma redenta! Ele ter paciência, ouvir (realmente, e sem desdenhar como minha família), até se motivou, ao invés de dar separação.
    E foi a rotina, o ritmo dos vídeos que me impulsiou a realizar meu sonho de guria de morar fora, em paz, desempregada depois de anos numa vida frustrada.
    Foram eles meu incentivo! Quer saber o quanto? Documentos aqui, origem: Itália. Idade incerta. Cemitério, achei alguém de boa alma da cidade dele pra ir ver lápide, não morando lá! Nada escrito, nem nome. O único dado, que era local de morte, nada. Registro do cemitério: nada. Apelei, agora é honra! Olhei cada navio que veio pro Brasil pelo arquivo público do ano da morte pra trás (no Museu do Imigrante, não tinha, fui no Arquivo Nacional, sangrei os olhos!) Nada. Cada navio que foi pra Argentina… Sim, cheguei a isso pra ao menos saber a data pra procurar em registros na Itália, já que nunca vi um deles falar a cidade. Nada.
    Apelei, abri o leque de anos, e fui pros registros na Itália, mas eu só sabia “parece que deve ser do Norte, nessa década” (mais um leque). Não tinha a data dele de nascimento digilatizado. Tentei casamento, ou seja, era um tiro no escuro, em todo o Norte! Mas fui, estou respirando pra isso. Cerquei recorrência do sobrenome pela época aproximada do nascimento, e onde aparecia, eu via o livro todo da década da cidade. Mais uma. Nada, mais uma. Apenas 3 homônimos. Mais uma Comune, nada. Mais uma… Mas mesmo assim, não desisti! Mais uma comune… Achei o casamento! Achei! Achei!!! E lá, por sorte (porque às vezes não tem), ao menos um documento me levou ao outro, falou do local e data do nascimento.
    Fábio, na verdade sobre os documentos, eu até já estava inteirada dos trâmites, mas faltava “o pics” de voltar a teimar (parece que sou meio teimosa, quando quero). E foi tua rotina que me motivou, que fui de comune em comune, nos arquivos possíveis digitalizados mesmo sem ter garantia de nada, no dente, atenção e paciência!
    O curso de cidadania me deu astral, ânimo, de eu querer sentir o que era passar por cada etapa que citavas, me incentivou a buscar o pior que faltava e não achei pelas ferramentas e sites de busca e fui talvez pra pior forma, numa agulha num palheiro de letras ilegíveis com canetas apagadas, em com origem e data incerta, e medo de passar batido ou não estar lá. Estou emocionada, muito obrigada pelo incentivo que faltava! Volto às origens, e volto às origens de mim, de acreditar em uma vida num lugar que sonhei. Obrigada!
    Bem, já sei que não sou o tipo pra pedir assessoria. Mas tenho medo de dar algo errado, então sigo teus vídeos com todo cuidado. Obrigada, pois são o que tenho. Desejo que tenhas tantas alegrias quanto eu tive, com o teu incentivo. Vem, 2022, que eu vou lhe usar!

  5. Bom dia Fábio….

    Tudo bem?

    Tenho mais uma Dúvida e derrepente consegue me orientar com sua vasta experiência em cidadania….

    Estou fazendo minha cidadania sozinho e minha dúvida é a seguinte.

    MINHA NR já veio do Brasil e a pessoa da comune que está fazendo meu processo disse que agora tenho que esperar o retorno de Roma…. Você sabe de alguma coisa neste sentido?

    Porque pelo que tenho visto depois que a comune recebe a Não Renuncia, fazem a transcrição, certidão de nascimento, identidade e passaporte.

    Consegue me orientar?

    Grato e no aguardo.

    Grande abraço.

  6. Fabio, o reconhecimento da minha cidadania italiana implica na renúncia da cidadania brasileira ou as duas cidadanias passam a conviver armoniosamente? Acontece a dupla cidadania mesmo, né? É estranho passar a ter duas certidões de nascimento. Hehe. Aí fiquei com essa dúvida.

  7. O que fazer quando a Não renuncia já chegou há mais de 40 dias e a oficial não finaliza o processo, ainda fala que precisa de pelo menos mais 20 dias??

  8. Após a resposta do consulado com a Non Rinuncia, o que o Comune deve fazer? Apenas transcrever a certidão de nascimento e informar os órgãos públicos?

  9. Minha esposa está na Itália fazendo o processo de reconhecimento da cidadania. O oficial já concluiu o processo mas surgiu uma situação de última hora: o nome que vai sair na certidão vai ser com o nome de solteira. Segundo ele, pela lei italiana, o ato do casamento no Brasil é um ato administrativo e não é aceito na Itália. Somente seria possível alterar o nome no registro para o nome de casada se tivesse sido feito através de um juiz. Sem isso, a certidão, a identidade e o passaporte serão emitidos com o nome de solteira. Alguém tem alguma informação sobre esta questão? Obrigado

    1. Ciao Hamilton, na verdade a explicação que deram não é a correta – embora o procedimento em si, seja. Ela recebeu a cidadania italiana quando nasceu, e mudou o nome posteriormente ao se casar.

      Logo, o oficial não pode “mudar” o nome dela nos documentos italianos para o nome de casada, já que o nome que ela tinha ao receber a transmissão da cidadania é aquele que os pais deram no nascimento

  10. Ciao Fabio! Antes do relato quero te agradecer pelos vídeos. Posso dizer que estou nessa jornada graças às suas explicações e conteúdos maravilhosos.

    Estou na última etapa do meu processo (attestazione do sincado) e me ferrei. Tudo, até então, tinha sido muito rápido. Vigile na mesma semana de entrada do pedido de residência, retorno do consulado na semana seguinte do vigile… estava achando mil maravilhas e que iria conseguir minha cidadania e identità no recorde de 1 mês, mas não. Estou no meio do meu 4° mês e nada.

    Em resumo, quando meu processo foi para o prefeito assinar, o prefeito e sua comissão pediram exoneração. Em razão disso, foi nomeada uma comissária em substituição, mas ela não assina por nada o documento e já não sei mais o que fazer e quem procurar (dois meses na mesa dela – segundo o oficial).

    O oficial de stato civile sempre me fala que está cobrando a assinatura dela, mas que ela tem outras prioridades no momento.

    Devido ao prazo do visto, fiz a solicitação do permesso e estou com o protocolo, mas a data para levar a documentação para fazer a carteirinha está para daqui 7 meses.

    No momento estou pensando em retornar ao Brasil e voltar quando ela assinar ou quando der a data para entrevista do permesso (o que vier primeiro), mas não sei se haveria complicações. O oficial falou para eu não sair, pois poderia perder minha residência e processo.

    Obs. Já pensei em denunciar de alguma forma, pois tirando o pessoal do comune que me atendem bem, ela não quer me ver nem pintado ou muito menos assinar. A sensação no momento é que perdi tudo por pendência de uma assinatura que não sei se virá.

    Abraços!

          1. Tenho 🙂

            Solicite uma audiência com o gabinete do sindaco e, uma vez concedida, peça urgência na assinatura.

            Porém, se neste comune existir uma investigação sobre cidadanias falsas, seu processo está sob investigação também e pode ser que, por este motivo, as coisas estejam suspensas.

            Como foi a escolha deste comune? Compartilha aqui comigo mais informações dessa sua saga

      1. Ciao Fabio! Obrigado pela dica.

        Consegui falar com a comissária muito rapidamente hoje. Pedi urgência na assinatura, mas ela falou que não vai assinar por causa da grande naturalização, usando a circular velha de 2021. Oficial falou para ela da nova de 2022 e que não tinha problema (até que aceitou meu processo por já saber disso). Até a sentença o oficial anexou para levar ao conhecimento dela agora.

        A resposta é ruim, mas fiquei mais calmo por ter acompanhado ele indo falar com ela junto comigo hoje.

        De qualquer forma a comissária pediu para agendar uma nova audiência e formalmente para olhar o “novo documento da sentenca e circular”. Faremos isso.

        A escolha do comune se deu aqui, pois em 2016 meu tio já tinha feito o reconhecimento aqui. E o processo dele, além de ter dado tudo certo, foi muito rápido também. Então, para “aproveitar” sua pasta eu vim para cá.

        Espero que venha resposta positiva agora ou uma formalização formal do não aceite pela grande naturalização para que eu possa, eventualmente, seguir para os próximos passos (que ainda não sei e preciso estudar quais sejam).

    1. Buongiorno Vinicius!

      Como foi o desfecho do seu caso? Espero que já tenha dado tudo certo!

      Saberia me dizer a situação atual desse Comune para novos pedidos? Estou na fase da escolha do meu Comune;
      Desde já agradeço.

  11. Boa tarde Fábio, como vai?
    Fábio, já reuni toda a documentação e pretendo ir em Março para Itália., região de Abruzzo. Segunda a assessoria que me foi indicada o processo é feito com eles, mas não permaneço durante todo o processo. Dou entrada, espero o vigile, e fico por mais ou menos 50 dias na Itália. Após isso, posso retornar ao Brasil aguardar o processo por aqui que a assessoria, através d euma procuração resolve o resto e quando sair a minha cidadania me enviam por correio o número do meu assento ou a certidão italiana, sendo assim, posso tirar meu passaporte aqui no consulado italiano em São Paulo.
    Isso procede? Posso ter problemas com isso no futuro?
    Com meus melhores cumprimentos,

  12. Boa tarde Fábio! Primeiramente, obrigado por todas as informações que passa pra gente aqui . A minha dúvida seria a seguinte : a non rinuncia chegou dia 21/12 na comune . Entrei em contato pra saber quando sairia as transcrições e a funcionária respondeu que não tem um prazo . Poderia me dar alguma dica do que fazer nesse caso , para que ela agilize ?

    1. Após a chegada da non rinuncia, o comune tem 30 dias para terminar o processo, então tá tudo dentro do prazo e “nos conformes” 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *