A Finalização do Processo e os Documentos Italianos | Aula 20

Finalmente chegou o dia mais importante do seu processo: o dia da sua assinatura e a retirada dos seus documentos italianos 🎉🎉🎉.

Se você não tem ideia do quão emocionante é isso, clique AQUI para acompanhar várias histórias dos nossos CAB’s (Clientes Amigos do Blog).

Na aula de hoje, quero te explicar quais são os 3 documentos italianos que você não pode esquecer de retirar / solicitar no final do seu processo.

São eles:

  • Estratto per riassunto dell’atto di nascita (sua certidão de nascimento italiana)
  • Carta d’identità italiana (seu documento de identificação italiano)
  • Passaporto italiano (seu documento de viagem)

Aqui mesmo no nosso blog temos alguns artigos complementares que vão te ajudar a entender como estes documentos são:

Documentos do cidadão italiano

Tirando o Passaporto italiano

Para ter acesso a todas as aulas no nosso curso, entre aqui nessa página.

Dica importante

Ainda que seja um curso gratuito, eu quero que você pense nele como se custasse muito, mas muito caro!

Pense que um consultor na Itália cobra cerca de 25 mil reais para realizar o processo, e com os ensinamentos que eu vou te dar, você não vai precisar pagar nem perto disso.

Assim você vai valorizar cada minuto aprendido e mais importante do que isso: vai colocar as coisas em prática!

Lembre-se: de nada adianta eu te dar o melhor conteúdo do mundo se você não colocar as coisas em prática, ok?

Alinhamentos feitos, vamos ao vídeo:

Lembrando que você encontra o link para baixar os materiais didáticos do nosso curso na página principal dele, cujo link está logo no início desta página.

Outra coisa super importante: clica aqui também para começar a acompanhar os outros vídeos que eu publico lá no nosso canal do Youtube, temos 3 vídeos por semana por lá 😉.

Qualquer dúvida que você tenha sobre esta aula, sobre os documentos italianos na Itália ou qualquer assunto relacionado, deixe abaixo no campo de comentários, assim eu vou poder te ajudar melhor, combinado?

26 Comentários


  1. Ciao Fabio!

    Assisti ao vídeo e fiquei com uma dúvida, por que eu preciso solicitar o estratto di nascita com o nome dos pais? Se puder, por favor, esclarecer essa necessidade, obrigada. Parabéns pelo conteúdo de qualidade, me ajudou muito nessa longa jornada que foi o reconhecimento da minha cidadania, hoje vivi esse grande dia, proprio stamattina sono stata riconosciuta italiana, sono felicissima. Grazie mille.

    Responder

    1. Ciao Ana, porque o consulado italiano vai exigir o documento com o nome dos pais para poder aceitar o seu pedido de inscrição no AIRE, se for o caso 🙂 E parabéns pelo reconhecimento 🙂 🙂 🙂


  2. Olá Fábio, parabéns pelo trabalho! Fiz meu processo no Consulado da Itália em Stuttgart pois moro atualmente na Alemanha. O Consulado me disse que agora vai mandar todo o meu processo para ser finalizado na Comune do meu antenato na Itália e a Comune que vai confirmar meu direito a cidadania italiana e emitir a certidão de nascimento. Por acaso você tem alguma experiência com esse tipo de processo através de Consulados fora do Brasil? Funciona assim mesmo por exemplo através do Consulado em SP ?

    Responder

    1. Olá Rodrigo, tudo bem?

      Na verdade o que o comune vai fazer é a transcrição da sua certidão, não existe isso de que eles irão fazer qualquer tipo de “confirmação do direito”, até porque é o oficial do consulado italiano onde você está fazendo o seu processo que faz isso.


  3. Ciao Fabio tudo bem?
    Estou aguardando o retorno da NR do consulado de SP, ja vai fazer 1 mês! sabe me dizer se esta demorando assim mesmo?

    Responder

  4. Ola, Fabio!
    Parabéns pela página ! Amando suas dicas!
    Saberia me dizer se é possível tirar meu passaporte na Italia, sendo que meu AIRE está no Brasil?
    Caso positivo, qual endereço preencho naquele formulário ?
    Grata desde já!

    Responder

    1. Ciao Cris, não faça isso! Solicite o seu passaporte italiano no Brasil e venha pra cá já com ele 😉


    2. O fato é que eu já estou na Europa é não consigo agendar por nada o passaporte no consulado….


    3. Fábio poderia me tirar uma dúvida por gentileza..sou cidadão italiano e minha esposa tem 2 filhos de outro casamento. Sei que posso passar para ela através do casamento a cidadania. No caso dos filhos dela ele teriam direito também ou não? Se um dia eu vier a me divorciar ela perde a cidadania automaticamente?


  5. Oí Fabio, adoro seus vídeo! Você sabe onde posso encontrar a lista de comunes ruins? Meu marido está morando em Mortara PA na Lombardia. Você conhece alguém que tenha feito por lá? Obrigada

    Responder

  6. Oi Fábio, poderia falar um pouco sobre o SPID?
    Estou na Itália e pedem esse número para o agendamento do passaporte.
    Não achei muita informação sobre isso e para que isso serve além desse agendamento.

    Responder

  7. Boa noite Fabio!

    Se o processo de cidadania foi feito todo no Brasil e se o passaporte italiano já foi emitido, para adquirir a carteira de identidade italiana:
    1 – só pode ser na Italia?
    2 – tem que ser no Comune italiano onde foi feita a cidadania?
    3 – pode ser em qualquer outro Comune na Italia?

    Suas dicas e informações são ótimas! Curso maravilhoso!

    Obrigado pela atenção.

    Responder

    1. Boa noite Fábio,
      Assisto sim.
      MInha dúvida era justamente porque todo o processo foi feito no Brasil e não na Italia.
      Nesta aula foi dito sobre este documento (carteira de identidade italiana) e eu entendi que seria feito sim no Comune onde foi feito a cidadania para o processo que foi feito todo na Italia.
      Vou assistir novamente. Pode ser que eu tenha deixado este item (processo de cidadania feito fora da Italia) passar sem perceber.
      Agradeço a atenção.


    2. Boa tarde Fábio,
      Assisti o vídeo novamente. 😉
      Pelo que entendi, independentemente do processo de cidadania ter sido feito todo no Brasil e o passaporte já ter sido emitido pelo Consulado também aqui no Brasil, para adquirir a Carteira de Identidade Italiana é necessário ir a Italia, no Comune onde a cidadania foi reconhecida e que também esta não poderia ser feita num outro Comune.
      Poderia confirmar se meu entendimento está correto?
      Desde já agradeço a atenção
      Abs


  8. Olá Fábio! Quem já tem passaporte italiano não precisa levar certidão de nascimento italiana para requerer sua Carta d’identità italiana, bastando apresentar o passaporte, correto? Obrigado. E parabéns pelo canal e pela didática, você é o melhor!

    Responder

  9. Oi Fábio, estou começando a buscar comunes conforme suas dicas e me bateu uma dúvida em relação ao passaporte. As Questuras, ligadas à Polizia di Stato, pelo que eu percebi ficam em cidades um pouco maiores e procurei também “comissariato” no maps, mas nestas cidades às vezes não aparece. Eu encontrei em algum lugar “carabinieri” com informação de passaporte. A minha dúvida é, se sempre será possível emitir o passaporte no comune mesmo ou seria necessário se deslocar a um comune próximo para a emissão do passaporte.

    Responder

    1. Ciao Juarez, alguns comunes afastados tem a opção da solicitação do passaporte, eles acabam sendo uma “ponte” para que o cidadão não precise ir até cidades fora da região. Talvez seja este o caso


  10. Bom dia Fabio!

    Sabe dizer se consigo pedir meu passaporte italiano do Brasil, caso já esteja com o documento de identidade italiano?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *