Eleiçoes 2009 – Como votar

Eleiçoes na Italia é sempre sinonimo de caos. Nao sei se em todos os paises parlamentaristas sao assim, mas aqui na Italia cada eleiçao é um Deus-nos-acuda. Podemos simplificar? Entao dificultemos…
Para exemplificar estive hoje na sede do Partito Democratico (olha a propaganda 🙂 e perguntei a eles como serao as eleiçoes deste ano!

As eleiçoes serao realizadas nos dias 6 e 7 de junho e as seçoes serao abertas no sàbado das 15:00 as 22:00 e no domingo das 07:00 as 22:00 hrs.

Este ano os italianos receberao 3 cedulas:

  1. Azul Celeste – Elezioni Comunali
  2. Amarelo – Elezioni Provinciali
  3. Rosa – Elezioni Europee

Na scheda (cédula) azul voce pode marcar um ‘X’ no partido ou ainda pode escrever o sobrenome do candidato, pois por exemplo aqui na cidade onde moro existem 10 candidatos a prefeito, todos do mesmo partido. Isso é possivel porque aqui vivemos no sistema parlamentarista. Ja no Brasil, como o sistema é presidencialista isso é impensàvel!

Na scheda (cédula) amarela, voce escolherà o candidato a presidente da provincia, que no Brasil seria o equivalente ao cargo de governador! Da mesma forma que na cédula azul, voce pode escolher diretamente o partido, marcando um ‘X’ ou ainda escrever o sobrenome do candidato.

Jà na scheda (cédula) rosa, voce escolherà seu representante italiano para fazer parte do parlamento europeu na VII Legislatura (2009-2014). Abaixo um exemplo da cédula rosa:

Neste sistema de listas, quando um candidato vence, automaticamente é atribuido 2/3 dos votos para a lista ao qual ele faz parte para a composiçao do Consgilio Comunale (especie de camera dos vereadores). O outro 1/3 é distribuido proporcionalmente as outras listas participantes.

Um dado curioso é que aqui na Italia voce nao precisa ser ligado necessariamente a um partido politico para ser candidato. Voce pode ser candidato pela chamada Lista Civica. Caso seu candidato seja da Lista Civica voce deve entao nomina-lo na cédula.

Para um candidato ser eleito deve ter 50% dos votos + 1. Caso o candidato nao consiga este nùmero, nos comunes superiores a 15.000 habitantes haverà o ballottaggio (2º Turno), nos dias 21 e 22 de junho, juntamente com o referendum, que merecerà outro post…

Para baixar o guia das eleiçoes 2009, clique aqui (em italiano)

Vote consciente!!!

Propaganda que ‘topei’ no meio da rua em Barcelona, sobre as eleiçoes européias…

Partito Democratico

Sensacional…

Obama enviou uma mensagem ao secretàrio do PD – Valter Veltroni: Vamos trabalhar juntos pela paz!

Sensacional!!!

Também sensacional!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *