Universidade na Italia | A dichiarazione di valore

Ola queridos amigos

Há alguns meses atràs eu inaugurei uma nova sessao chamada ‘Estudar na Italia‘ para compartilhar com voces como funciona o sistema de estudo e, principalmente, como ingressar numa universidade italiana!

Contei a voces a saga que resolvi enfrentar ao fazer novamente o 2º grau aqui (chama-se superiore) e prometi que em breve eu retomaria o assunto, porém desta vez contando a saga de quem escolheu aproveitar os estudos no Brasil e já entrar diretamente na universidade na Italia.

Portanto, a partir de agora vou contar a voces minha experiencia no Brasil para reunir e preparar os documentos escolares brasileiros e ingressar na universidade italiana.

Imagino que nesta altura do campeonato, voces já conhecem o meu sistema de ensino: primeiro listarei as etapas a serem seguidas e em seguida explico cada uma delas, separadamente, entao maos à obra!!!

  • 1º PASSO – ENTENDER COMO FUNCIONA A UNIVERSIDADE NA ITALIA
  • 2º PASSO – DESCOBRIR QUAIS CRITERIOS SAO EXIGIDOS PARA ENTRAR NA UNIVERSIDADE
  • 3º PASSO – SIGNIFICADO DA ‘DICHIARAZIONE DI VALORE
  • 4º PASSO – PASSO A PASSO PARA CONSEGUIR A ‘DICHIARAZIONE DI VALORE
  • 5º PASSO – A MATRICULA NA UNIVERSIDADE ITALIANA
*** lembrando que o objetivo deste post é orientar aqueles que pretendem utilizar os estudos brasileiros para entrar em uma universidade italiana: nao tem relacao com aqueles que pretendem reconhecer a profissao aqui na Italia, que será tema de outro post!!!
1º PASSO – MERGULHANDO NO FUNCIONAMENTO DA UNIVERSIDADE ITALIANA

Para comecar a leitura de forma clara e objetiva, cliquem aqui e leiam tintim por tintim as explicacoes que eu dei sobre o funcionamento da universidade – nao se preocupem que clicando no link acima, vai abrir uma nova janela para a leitura, e apos conclui-la basta fecha-la para voltar e continuar daqui de onde paramos 🙂

2º PASSO – COMO ENTRAR NA UNIVERSIDADE – DOCUMENTOS
 
Vamos aproveitar mais uma vez e ler um artigo que eu ja preparei a voces com um caso prático de inscricao na universidade. Naquele artigo, eu conto tudo sobre o exame di maturità, que foi o percurso que escolhi fazer para entrar na università. Jà a Lu escolheu já ‘chegar chegando’ e por isso utilizou o consulado italiano no Brasil para conseguir o documento que comprova o tempo de ensino no Brasil e qual a validade aqui na Italia, o que nos leva ao passo seguinte…
 
3º PASSO – SIGNIFICADO DA ‘DICHIARAZIONE DI VALORE’
 
E bom portugues significa declaracao de valor, e é um documento emitido pelo consulado italiano, que demonstra quantos anos de estudo o requerente fez no Brasil e mais: numa analise comparativa entre o ensino dos dois paises demonstra qual percurso escolar italiano o estudante brasileiro pode frequentar.
 
Sendo mais didático: se voce estudou apenas o segundo grau no Brasil, nao pode entrar diretamente em uma universidade italiana, pois existe uma defasagem de um ano entre os dois sistemas de estudo. Isso significa que, ao solicitar ao consulado a declaracao de valor, viràescrito que voce frequentou “x” anos no Brasil e que na Italia poderá entrar no ultimo ano do 2o grau (para eliminar este ultimo ano de defasagem) entenderam?
 
Se por outro lado, voce completou uma universidade no Brasil, o consulado atestará que voce è formado no terceiro grau, tendo realizado o curso de “x” em tantos anos e que o correspondente italiano é o curso “x”.
 
Por que isso è importante? Porque è atraves destas informacoes que o coordenador pedagógico do curso que voce pretende fazer aqui na Italia vai poder avaliar quais créditos voce precisará adquirir e quais deles voce estará dispensado, dependendo do curso e das matèrias que pretende cursar.
 
4º PASSO – COMO CONSEGUIR A ‘BENDITA’ DECLARACAO DE VALOR
 
Como toda prática que envolve um órgao diplomático, podemos dizer que as coisas nao sao tao simples. Porém é justo dizer que também nao sao tao complicadas, sao apenas… chatas e burocráticas, e como qualquer prática assim é preciso armar-se de paciencia e planejamento, e com isso seguir passo a passo uma sequencia lógica de acoes para conseguir, entao segue quais procedimentos voce deverá seguir para ter o seu bendito documento, nao pule nenhuma etapa e nao coloque o carro na frente dos bois rsrsrs
 
a) Imprimindo este check-list;
b) Reunindo os documentos na ordem estabelecida;
c) Verificar no site do consulado italiano quais os critérios para a entrega e preparacao da documentacao: segue os links diretos das informacoes especificas sobre a preparacao de tais documentos – clique no nome do consulado que atende o seu domicilio: Sao Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro*, Recife, Belo Horizonte, Brasilia, Porto Alegre.
 
*Estranhamente o consulado do Rio de Janeiro diz que os pedidos devem ser enviados ao Instituto Italiano di Cultura, através deste site.
 
5 PASSO – A MATRICULA
 
Com a ‘dichiarazione di valore’ em maos, basta entrar no site da universidade escolhida e efetuar sua matricula, conforme expliquei aqui.

Abraços e atè o pròximo post 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *