Eleiçoes 2008 – Votando…

Ciao amigos

Misto de emoçoes. Ja ouviram esta expressao? E quando uma pessoa vive dois sentimentos contràrios ao mesmo tempo. Tipo amor e òdio, segurança e medo ou alegria e tristeza.

Eu estou vivendo hoje a ùltima opçao: alegria e tristeza

Alegria…

Eu sempre fui muito politizado, hà muitos anos no Brasil sou filiado a partido politico, ja participei de vàrias campanhas politicas, da criaçao de partidos, candidaturas e eleiçoes. Me lembro que a primeira vez que “lutei” numa campanha politica foi la em 1993 (entao com 17 anos) a favor do parlamentarismo do Dr. Ulisses Guimaraes. Antes ja tinha participado das eleiçoes em 1889 fazendo boca-de-urna ao “sapo barbudo” e em 1992 fui cara-pintada a favor do impeachment do Collor. Mas me senti importante mesmo quando completei 16 anos, pois ja podia votar.

E votar foi exatamente o que fiz no ùltimo domingo, dia 13 de abril. Logo pela manha cheguei na minha sessao eleitoral, que estava praticamente vazia. Entreguei minha Tessera Eleitoral juntamente com minha Carta d’Identità ao mesario. Logo apos conferir meus dados, me entregaram duas folhas e um làpis, e me orientaram a ir ate a cabine nùmero 1. Mamma mia que flash back:

Eu atràs de uma cabine de papelao, abrindo a cédula de votaçao enooorme, que continha o desenho das siglas dos partidos. Marquei um “x” no meu partido na cédula para o senato e tambem na cédula para a camara dos deputados. Dobrei-as e sai todo prosa colocando as respectivas nas urnas (tambem de papelao). Depois de algum tempo utilizando as urnas eletronicas no Brasil realmente esta votaçao na Italia foi uma “viagem no tunel do tempo”…

Depois de cumprir meu papel como cidadao italiano, fiquei roendo as unhas o dia inteiro hoje, acompanhando o resultado da apuraçao dos votos.

Tristeza…

E com muito pesar que comunico a todos o resultado das eleiçoes aqui na Italia (dados de 15/04/2008 a 03:06)

Berlusconi – Coligaçao Popollo della Libertà – Nega Nord – MPA – 47,3%
Veltroni – Coligaçao PD – Italia dei Valori – 38%

Um dado muito preocupante nestas eleiçoes é que a vitòria de Berlusconi se deu decisivamente por causa da coligaçao com o partido Lega Nord, que é de extrema direita. Tenho muito medo – e a primeira declaraçao de Veltroni foi neste sentido – que a Lega tenha muita influencia no novo governo, o que fatalmente nao serà bom para nòs.

Em contra partida, Berlusconi parece ter aprendido a liçao das ultimas eleiçoes, quando perdeu exatamente com os votos dos italianos no exterior. Desta vez, ele gastou milhares de euros enviando cartas a estes eleitores: especialmente do Brasil e da Argentina. Começou hà pouco a contagem dos votos do exterior e o partido dele começa em vantagem, que espero nao ser por muito tempo e que no final vençam os candidatos de centro – esquerda. Pra acompanhar os votos em tempo real cliquem aqui.

Vejamos qual cenàrio se desenvolverà daqui pra frente e torço para que o Cavaliere – como é chamado Berlusconi aqui na Italia consiga fazer nosso pais crescer mais do que vem crescendo e que seu mandato seja marcado por beneficios ao povo italiano e em especial aqueles como nòs . nascidos no exterior.

Abbracci a tutti!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *