Multa a Quem Não Se Cadastrar no AIRE

A partir deste ano de 2024, o cidadão italiano que não se cadastrar no AIRE corre o risco de ser multado em até mil euros por cada ano de omissão nesta inscrição.

Isso mesmo que vocês leram: a partir de agora, caso você “esqueça” de cumprir com a sua obrigação de se cadastrar no AIRE (como eu ensino aqui) ao sair da Itália, o governo italiano pode te multar.

Cadastrar no AIRE

Se você já fez o meu Curso Gratuito da Cidadania Italiana, aprendeu lá na aula 22: A Transferência da Residência para o Exterior AIRE, como se cadastrar no Aire.

Se você está chegando agora aqui no nosso blog, então eu recomendo verdadeiramente que você assista o curso através do link acima, para entender como tudo funciona.

  • Fabio, você não teria um vídeo para que eu pudesse assistir e entender melhor?

Mas é claro que eu tenho!

Clicando aqui, você pode assistir o vídeo que está lá no nosso canal do Youtube, onde eu ensino como você pode se cadastrar no AIRE e evitar essa dor de cabeça aí.

ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE

Cadastrar no AIRE

Não é novidade para ninguém que uma das nossas obrigações como cidadãos italianos é a inscrição no AIRE, conforme você aprendeu neste artigo aqui, escrito em 2016.

O que muda agora, é que o governo italiano vai contar com a ajuda dos comunes, para verificação de quem efetivamente está inscrito no comune italiano como cidadão residente, ou quem já não consta mais ali e também não aparece na lista de cidadão residente no exterior.

Isso vai facilitar o controle e, uma vez descoberta a “mancanza di iscrizione all’AIRE”, o governo vai já preparar para ganhar o suado euro de quem não cumpriu com a obrigação.

Porém, quem já estiver com a devida inscrição no AIRE solicitada no momento do controle do governo, não terá nenhum problema – ainda que tenha demorado anos para realizar o registro.

Já entendeu, né?

Se você é um destes cidadãos que deixou de cumprir com o seu dever, entre imediatamente no site do consulado italiano da circunscrição onde vive, e veja ali quais são os requisitos, documentos e exigências para se inscrever no AIRE.

Faça isso IMEDIATAMENTE após terminar de ler este artigo, para evitar quaisquer problemas, incluindo pagar uma fortuna por essa mancada aí, combinado?

4 Comentários


  1. Bom dia , Fábio!
    Mais um serviço que você presta à nossa comunidade, sempre atento às novidades que interessam aos Italo Brasilianos.
    Obrigado!
    Abraço

    Responder

  2. Prezado Fabio,

    Em caso de cidadão italiano reconhecido, já falecido (2021), que não teve filhos, nem esposa. É necessário mesmo assim que se comunique o óbito ao comune? Se trata de um primo que faleceu devido a COVID.

    At.te
    Edenilson

    Responder

    1. Ciao Edenilson, neste caso seria interessante verificar com o consulado italiano onde ele era inscrito e ver se eles aceitam a certidão de óbito enviada por outro familiar, para que mandem ao comune para transcrição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *