25 de abril – Festa della Liberazione Italiana

Hoje é feriado na Italia e comemoramos a Festa della Liberazione , data que marca o fim da ocupação das tropas nazi-facistas em território italiano.

Festa della Liberazione Italiana

 

No dia 25 de abril de 1945 os italianos conseguiram tomar de volta as ultimas cidades que ainda estavam nas mãos dos alemães.

Esta data é uma das mais importantes do calendário italiano, pois atá hoje as histórias e massacres cometidos pelas tropas nazistas e fascistas estão muito presentes na memória popular.

As forças de resistência eram chamadas de “Partigiani” e aqui na Italia, o termo foi designado para distinguir aqueles que eram contra a ocupação alemã e também contra o regime ditatorial de Benito Mussolini, pai do fascismo.

Festa della Liberazione Italiana

A Resistenza foi um fenômeno histórico, que originou a criação da Repubblica Italiana lá na frente, em 2 de junho de 1946 onde através do referendo aboliu a monarquia e constitui-se assim a república como forma de governo.

O que muitas pessoas não sabem èéque ao fim da guerra, já com a Alemanha rendida – é que começou a verdadeira covardia das tropas nazi-facistas. Muitos soldados – já sabendo que tinham perdido a guerra – enquanto saiam do território, procuraram fazer o maior numero possível de vitimas, matando naquela ocasião milhares de vitimas inocentes…

 Segundo a história, participaram dos movimentos de resistência cerca de 300 mil pessoas, embora alguns estudiosos afirmam que este número é bem menor.

Os mortos neste período chegaram a 44700 mil homens, outros 21000 mutilados e inválidos e outros 40000 civis deportados.

Este período é um dos mais tristes da história italiana e até hoje existe uma rancor muito grande de muitos italianos pelos alemães. Não é difícil ouvir um italiano falar mal de um “tedesco“.

Frases como:

– Tinha que ser tedesco aqui é tão rotineira que ja me acostumei.

Independente disso, hoje é um dia muito especial e gostaria que todos vocês soubessem que é o dia em que lembramos com orgulho quando botamos os covardes nazistas pra correr do nosso pais

E o que dizer com uma das músicas mais lindas desta história?

Aproveito para compartilhar com vocês uma das músicas que eu mais gosto sobre este assunto. Ela é de um dos maiores compositores italianos, o inesquecível Fabrizio de Andre:

Viva l’Italia

2 Comentários

  1. PAULO CEZAR BARROS GISMONTI disse:

    Obrigado por nos relembrar os negros momentos dos nossos irmão italiano e pela canções.

  2. Heloisa Bertoldo disse:

    Não conhecia “La guerra di Piero”… emocionante…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *