Preparando-se para o frio na Itália
Durante estes quase 20 anos vivendo na Europa, acabei aprendendo bastante sobre o inverno e principalmente sobre como suportar esse bendito frio na Itália.
Me lembro da primeira viagem que fiz pra cá, em fevereiro de 2007.
Eu passei tanto, mas tanto frio, que cheguei a colocar folhas de jornal dentro de uma bota que eu tinha ganhado de um primo que havia morado na Bélgica e me deu essa “dica”, mas que infelizmente não funcionou e continuei com os pés congelados ☹️.
Desde aqueles momentos angustiantes até os dias atuais, fui adquirindo experiência suficiente sobre esse tema e, aproveitando que estamos entrando nos meses de friaca por aqui, vou compartilhar com vocês várias dicas importantes.
Como eu tenho muita coisa pra compartilhar, vou dividir todo esse conhecimento em 4 artigos:
- Preparando-se para o frio na Itália (este artigo);
- Dicas práticas de sobrevivência no frio italiano;
- Como não vender um rim no frio da Itália;
- Economizando seu suado dinheiro no inverno.
COMO FUNCIONA O SISTEMA DE AQUECIMENTO NAS CASAS
Na imagem abaixo, você pode perceber como o sistema de aquecimento funciona em uma casa por aqui:
Aqui traduzo a você algumas palavras na língua italiana, para melhor entendimento:
- soffitta – sótão
- vaso di espansione = câmara de expansão
- isolamento termico = idem em português
- radiatore = radiador
- pompa = bomba (também usada para a palavra mangueira)
- caldaia a gas = caldeira à gás
- bruciatore = queimador (como aqueles de fogão)
- termostato esterno = termômetro externo
- dalla rete di distribuzione del gas = da rede de distribuição do gás (no sentido de “origem”)
Agora que vimos a estrutura funcionando como um todo, vejamos cada um dos itens que a compõe:
TERMOSIFONI
Também conhecido como radiatore, o termosifone (o plural de termosifone é termosifoni) é colocado dentro de cada cômodo do imóvel.
Normalmente, ele é colocado debaixo ou próximo às janelas, como podemos ver na próxima imagem:
Os termosifoni são os itens responsáveis por esquentar efetivamente o local onde ele está instalado. Cada uma das placas verticais que podemos ver na imagem acima esquenta e, com isso, fornece calor ao ambiente.
Existem basicamente duas formas destas placas esquentarem, através do aquecimento do próprio ferro, ou então através da forma mais comum: água.
Quando o termosifone é aquecido através de água, ele é feito como se fosse uma serpentina – dentro de cada uma das partes dele existe um tubo de água que é aquecida diretamente na caldaia e com o calor gerado, aquece o ferro, que por sua vez aquece o ambiente.
Interessante, né?
Caso você esteja na Itália neste momento e na sua casa tenha este tipo de termosifone, perceba que existe uma pequena torneirinha nela, algo parecido com isso:
Coloque um copo embaixo e abra a torneirinha – porém devagar.
Você vai então ver um pouco da água que existe passando dentro dela 😊.
TERMOSTATO
Outro componente importantíssimo do sistema de riscaldamento é o termostato.
E aqui vale uma observação importante: embora esta palavra seja escrita exatamente igual ao português, a pronúncia dela é completamente diferente, nós pronunciamos “termóstato”, com o acento na letra ó.
É através dele que você regula a temperatura que você deseja dentro da sua casa ou apartamento.
Existem diversos tipos, sendo os mais comuns estes que eu mostro acima.
Em um lado do termostato, temos a temperatura atual e, do outro lado, um botão para que possamos escolher a temperatura que desejamos.
Nos modelos mais simples, não temos a temperatura sendo mostrada.
Porém, ao girarmos a manopla, conseguimos ouvir um “click” no momento exato da temperatura atual e então sabemos qual é essa temperatura e podemos continuar girando até a temperatura que queremos ter naquele momento.
Vamos imaginar que eu quero deixar a minha casa ou apartamento com 22 graus.
Eu escolho então este valor no meu termostato e, caso a temperatura esteja menor do que este valor, automaticamente o termostato mandará um aviso à caldaia (falo sobre ela em seguida), que começará a esquentar a água que vai passar pelos radiadores.
CALDAIA
A caldaia (caldeira) é o coração do seu sistema de aquecimento.
Ele é alimentado por gás, que entra através de um tubo específico e que faz ela funcionar através de uma chama piloto (imagine aqueles fornos antigos da casa da vó).
É lá dentro que a mágica acontece: o gás esquenta a água, que sai dela através dos tubos, que por sua vez chegam aos termosifoni.
Dificilmente você precisa mexer na sua caldaia, e quando isso acontece, você encontra um painel de controle como este:
Aliás, você não deve mexer jamais na sua caldaia, pois é extremamente perigoso e só deve ser feito por um profissional qualificado e autorizado.
Somos obrigados por lei a efetuar a verificação dela periodicamente. Dependendo da região onde você vai morar na Itália, esta periodicidade pode ser de um ou dois anos, o proprietário do imóvel vai te explicar melhor sobre isso.
AQUECIMENTO ALÉM DAS CASAS
E quando falamos de aquecimento na Itália, isso pode ser encontrado também nos ônibus, trens, tram, e qualquer outro tipo de transporte público.
Da mesma forma que o ar condicionado dos carros, o serviço também é bastante eficiente nestes locais.
As lojas, bares e demais locais também contam com o sistema de aquecimento, quase sempre iguais aos das casas.
Muitos utilizam aquecedores centrais, como este exemplo abaixo:
Este tipo de aquecimento fica normalmente nas áreas centrais das lojas, e consegue aquecer grandes espaços.
DICA ÚTIL PARA O FRIO NA ITÁLIA
Não poderia terminar este artigo te dando uma ótima dica para sobreviver ao inverno por aqui.
Sabe aquele dia frio, em que você sente até os ossos congelarem?
Caso você esteja perambulando por aí em um dia assim, entre em qualquer café e peça uma das seguintes opções:
1 – Cioccolata calda
Minha primeira (e gulosa) dica é entrar em um café qualquer e pedir uma cioccolata calda (chocolate quente).
Se eles tiverem da marca Lindt, melhor ainda:
Ao contrário de muitos países europeus, a cioccolata calda na Itália é cremosa e densa, dá pra usar a colher até (salivando aqui…)
2 – Cappuccino
Outra opção também muito apreciada por todos é o famoso cappuccino.
3 – Um simples caffè
Caso nenhuma das opções acima te deixe com água na boca, que tal um simples cafezinho italiano para começar bem o dia e aquecer esse coraçãozinho aí?
CONCLUSÃO
No próximo artigo vou passar mais algumas dicas úteis e práticas sobre o frio na Itália, te mostrando como a vida por aqui muda nos meses de inverno.
Vou explicar sobre a mudança no horário dos transportes, mostrarei alguns exemplos de equipamentos para te ajudar a se manter quentinho dentro de casa, como se vestir, e muito mais.
Se você gostou deste artigo, compartilhe com seus amigos e com a italianada que você conhece.
Um enorme abraço e até o próximo artigo
Eu já ouvido mesmo dizer que as roupas de frio são bem mais baratas sendo compradas aí, agora lendo isso no blog não vou gastar mesmo um centavo aqui antes da minha viagem. Chego aí em fevereiro se Deus quiser!! E com os meus honorários que o Fabio deixou atrasado vou poder comprar mtas camadas de roupa!!!
Fala Saga!Muito bom o artigo. Adorei as imagens!Bom, lembrei de outro item: os pés!Ontem andei muito em Trento com meus all star de cano alto e vixe… não sentia meus dedos dos pés. Mas deve ser problema meu, porque vi várias pessoas com tênis como o meu andando felizes e faceiras na rua… enfim, eu tenho frio nos pés e a única coisa que me conforta é uma bota que imita pele, sintética, parece de pelúcia.Existe alguma meia high tech para o frio, alguém conhece?Sobre a neve, vi as imagens no noticiário e tb estou frustada. Embora já conheça, criei expectativas de ter neve no Natal e até agora nada… isso pq estou no norte, no meio das montanhas!Adorei o nick "neverland".Bjos e se não nos falarmos, bom Natal pra vc amigo!Anna
fabio, vc se superando cada vez mais! hehe verdade tudo isso, mas um detalhe, em reggio a maioria das casas nao tem aquecimento, daia gente tem que comprar aquela estufeta eletrica…mas sem trauma! se vestir como cebola!? huahuauma outra dica pras meninas..meia calça fio 30! hehehe fabio, uma alternativa de compra economia sao as famosas lojinhas chinesas, nao? ou os mercados…vc encontra tudo baratinho! beijao!!
Andre, isso mesmo, aqui é beeeeeeem barato. E vc chegando aqui em fevereiro pegarà os SALDI onde tudo estara mais barato aindaAbraços amigao!!!
AnnaRealmente os pés tambem merecem cuidados!!!E nem me fale de neve snif, snif rsrsrsBjssssssssssssss
Ciao BiaEm Reggio entao voces utilizam aquele negocio que parecem pilulas enormes pra esquentar kkkkkkkkkkkkkE realmente as lojas chinesas nos salvam rsrsrs Comprei uma luva de couro ontem por 5 euros rsrsrsBjssssss
Graça e Paz varão !Muito bom esse blog … preciso nas informações que todos queremos saber e que muitas vezes não achamos onde !Parabéns pelo trabalho aqui contido !Dios te bendica ! Ciao
Ciao EloyGrazie mille pelas palavrasQue Deus abençoe sempre todos nòs!!!Fabio
Fábio, muito legal suas dicas, seu blog é maravilhoso. Parabéns
Gostaria de saber se março é frio? Como é o tempo em Roma por exemplo se vc saberia me informar. Eu viajarei dia 04 a 11 e estou muito curiosa rs… nessa época encontro ainda promoções de final de inverno?
Ola Josi tudo bem???
Março nao é frio, é fresco! E’ importante sempre proteger o pescoço, pois o que incomoda é o vento!!! E com certeza encontra sim bastante coisa em promoçao rsrs Bjs
Fábio! to indo pra itália agora em fevereiro e gostaria de saber se ainda é muito frio nessa época. primeiro vou em milão e veneza e depois em roma! qual a média nessas cidades ?
outra coisa, acha que precisa comprar aqueles tênis especiais pra frio e chuva ou tênis comum serve? pergunto isso porque sinto muito frio nos pés!
obrigada
Ola Julia tudo bem?
Sim, é um dos meses mais frios rsrs E no frio nao é comum utilizarmos tenis, utilizamos botas que sao mais apropriadas para a estaçao. Para saber mais ou menos a temperatura digite a palavra “meteo febbraio” e o nome da cidade, que o Google encontra sites com as simulaçoes e até mesmo a média dos anos anteriores. Abs e boa viagem!!!
Olá Fabio!
O aquecimento é elétrico ou a gás?
Olá Viviane tudo bem?
Depende das casas, em todas em que já morei até hoje o aquecimento sempre foi a gás, mas conheço pessoas que vivem no sul da Italia, como por exemplo Calabria e Sicilia, regiões muito pobres que infelizmente grande parte dos imóveis não tem gas encanado, e neste caso utilizam aquecedores elétricos. Abraços
Olá Fabio! Adoro teu blog, te acompanho desde 2008 quando fui morar na Itália. Hoje estou no Brasil e aqui sempre passo teu endereço para quem quiser fazer a cidadania ( aqui no Consulado = naturalização). Um grande abraço.
Ciao Sandra, grazie mille!
Chocolate Lindt eh vida <3
Hahahaha
Caio Fábio
Estou aqui na terra do seu antenato, Muito linda a região de Belluno
Estou fazendo un Curso de chocolate aqui. Vida dura! Rsrs
🙂
Fábio explica algo.. 5 graus é mais frio do que 10, mas você diz o oposto no post.
“Isso é uma baita vantagem, pois diminui a sensação que temos do frio.
Se aqui estiver dez graus, você terá a mesma sensação que está acostumado com apenas cinco graus no Brasil.”
5 graus é frio pra caramba, 10 nem tanto.. rsrs.. valeu!!
Pensei a mesma coisa quando li…
Ops, é o inverso mesmo, vou corrigir 🙂
Engraçada essa observação sobre jornal na bota. Antigamente os ciclistas de estrada (Tour de France, Giro d’Italia, Vuelta a España) colocavam jornal por dentro da roupa na barriga e peito pra se protegerem do frio e do vento hehe
Obrigado por sempre compartilhar dicas úteis conosco, um abraço
BOM DIA FÁBIO.
PASSANDO PARA AGRADECER POR TODO CONHECIMENTO E ATUALIZAÇÕES QUE VOCÊ NOS PROPORCIONA.
GRATIDÃO
CLAUDIO
Grazie mille Claudio 🙂