Itàlia pede a suspensao do Espaço Schengen

Este mes a Italia serà a anfitria da reuniao do G8, que sao os 7 paises mais industrializados do mundo (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália e Japão ) + a Russia. O evento acontecerà na cidade de l’Aquila, na regiao de Abruzzo.
Como parte do esquema de segurança aos participantes do evento, a Itàlia soliciou aos paises membros a suspensao do espaço Schengen, de 28 de junho (ontem) até o dia 15 de julho!

Na pràtica o que muda para aqueles que estao vindo à Italia reconhecer a cidadania? Nada!

Quem hoje tem o direito de percorrer os paises membros do acordo continuarà como antes. A ùnica diferença é que em cada pais deverà mostrar o documento vàlido, coisa que nao acontece quando o acordo està em vigor!

Além disso, foram designados 100 especialistas em fronteira e mais de 15.000 policiais para garantir a màxima segurança dos chefes de Estado que participarao do encontro.

Diferentemente do que algumas pessoas tem anunciado, as fronteiras nao se fecharao de nenhuma forma!!! Quem é titular de um permesso di soggiorno vàlido poderà sair e entrar da Itàlia normalmente e mover-se dentro do espaço Schengen sempre dentro do periodo màximo de 90 dias. Também diferentemente do que vem alarmado, a carta d’identità – desde que vàlida per l’espàtrio (vàlida no exterior) – continuarà servindo normalmente, nao sendo necessària a apresentaçao do passaporte entre os paises membros!

Portanto como informado acima, que vem à Italia nestes dias nao muda absolutamente nada, entao fiquem tranquilos, ok?

Ministro dell’Interno Roberto Maroni

Fonte: Elvio Pasca do site Stranieri In Italia

Pra saber mais sobre o encontro, entrem no site do G8 na Italia clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *