O que fazer em caso de acidente na Itália – Parte II

Recentemente um dos nossos clientes ‘atropelou’ um carro enquanto andava com sua bicicleta hiper mega power de corrida!

Foi um Deus-nos-acuda, ele disse que enquanto andava tranquilamente pela rua, abriu-se a porta de um carro e ele saltou literalmente por cima dela.

Já a menina que abriu a porta, disse que ela estava semi-aberta e que não foi bem assim…

Pensando nisso, e também depois de uma péssima experiência passada, resolvi esclarecer de uma vez por todas sobre o que fazer em caso de acidente aqui na Itália, agora que vocês sabem tudo sobre como funciona o seguro do automóvel por aqui 😉

Como voces aprenderam no artigo anterior – todos os veiculos sao segurados – e isso por si sò è òtimo – pois evita maiores transtornos, como è comum acontecer no Brasil: pega nome, telefone, chama a policia, descobre onde mora o safado, quem vai pagar, como vai pagar, se nao tem onde cair morto? entre outras coisas que nao sao nada agradàveis…

Calma, queridos clientes: aqui na Itàlia também tem barraco!

Quando acontece um acidente, ganha quem jà sai do carro gritando mais alto:

– Porca miséria, você não me viu nao?

Do outro lado, o outro motorista jà està fora gritando o mesmo:

– Ma và, onde tirou a carteira de motorista, maledetto?

Porém, depois de alguns palavrões e xingamentos, cada um retorna ao seu veículo e sai com uma folha na mão: a famosa CAI – Constatazione Amichevole d’Incidente…

O MODULO CAI – MODULO BLU 

Ao fazermos o seguro do automovel, um dos documentos que também chegam pelo correio chama-se CAI – Constatazione Amichevole d’Incidente – também conhecido como Modulo Blu – e como o pròprio nome diz, trata-se de um documento onde ambas as partes fazem a ‘reconstruçao’ do acidente, sendo assinado pelos dois motoristas.

Mesmo que o outro motorista nao queira assinar o documento, te mandando para um lugar frio e escuro – nao se desespere: preencha normalmente o documento e no final assine apenas voce, vamos ver como è o documento e como se preenche:

Vejam que o documento è todo numerado, portanto vamos ver como preenche-lo:

1 – Data e hora do acidente;
2 – Local do acidente – Exemplo: Via do Saga, 12 – Firenze (FI);
3 – Assinalar se existem feridos, mesmo ferimentos leves;
4 – Danos materiais em veiculos de terceiros ou outro objeto que nao sejam os dois carros envolvidos no acidente;
5 –  Testemunhas – anotar nome, endereço e telefone

Verifiquem que a partir de agora a folha è dividida em duas colunas: VEICULO A e VEICULO B – respectivamente aqueles que se envolveram no acidente

6 – Dados dos contratantes do seguro: nome, sobrenome, endereço, codice fiscale;
7 – Dados dos veiculos: marca, tipo, numero placa;
8 – Dados da apòlice do seguro: nome da cia, numero da apolice, numero da carta verde e validade;
9 – Condutor do veiculo no momento do acidente: sobrenome, nome, data nascimento, codice fiscale, endereço, numero telefone, numero carteira motorista, validade da mesma;
10 – Aqui é necessàrio fazer uma seta no local do veiculo onde aconteceu o primeiro impacto:

 
 

11 – Descrever os danos que sao visiveis no veiculo

No pròximo passo, è necessàrio preencher o centro da folha – na parte branca – assinalando um ‘X’ seja na parte do Veiculo A, seja na parte do Veiculo B, vamos entender a sub-numeraçao:

12.1 – veiculo parado ou estacionado;
12.2 – Repartia apòs uma parada, abria uma porta;
12.3 – Estava estacionando;
12.4 – Saia de um estacionamento, local privado ou de uma rua paralela;
12.5 – Entrava em um estacionamento, local privado ou em uma rua paralela;
12.6 – Entrava numa rotatòria;
12.7 – Circulava numa rotatòria;
12.8 – Tamponava procedendo no mesmo sentido e na mesma faixa;
12.9 – Procedia no mesmo sentido, mas numa outra faixa;
12.10 – Mudava de faixa;
12.11 – Ultrapassava;
12.12 – Virava a direita;
12.13 – Virava a esquerda;
12.14 – Dava rè;
12.15 – Veio na contra-mao;
12.16 – Veio da direita;
12.17 – Nao observou o sinal de preferencia o de semàforo vermelho.

Um exemplo pràtico no caso acima: Se o veiculo A estava parado e o Veiculo B estava em movimento, è necessàrio colocar o X apenas no quadrado azul nùmero 1.

13 – Nesta sessao è necessàrio fazer um pequeno desenho do acidente, basta desenhar algo parecido com isso:

 

ou isso:

Percebam que nao precisa ser nenhum Picasso pra desenhar o acidente rs

No pròximo passo – de numero 15 – ambos os motoristas assinam, cada um no seu lado e pronto: o formulàrio està preenchido.

Ele è feito em papel carbono, uma via fica com voce e a outra fica com o outro motorista. Neste momento cada um deverà entrar em contato com a pròpria companhia de securo, que provavelmente pedirà pra enviar este formulàrio por fax e darà um prazo para a soluçao do ‘mistério’.

DICAS IMPORTANTES

No momento do acidente tire quantas fotos puder com seu celular e mais importante: se perceber que o outro motorista nao è amigàvel – chame imediatamente a policia.

Disque 112 para os Carabinieri e 113 para a Polizia di Stato, tanto faz, quem chegar primeiro assume e eles mesmos te ajudarão a preencher o respectivo formulário e servirão de testemunhas.

Se houver feridos, chame imediatamente o nùmero 118 que è o nùmero da Emergenza Sanitaria italiana.

 
 

A VATANGEM DO SISTEMA BONUS MALUS

A grande vantagem deste sistema è que voce nao paga absolutamente nada do seu bolso… diretamente!!!

Explico melhor: lembram do artigo anterior, sobre as classes de mérito, que vao de 1 a 18? Muito bem, quanto menor o nùmero da classe, menos se paga, isso significa que uma pessoa que està na classe 14 paga muito mais pelo seguro do que alguém que està na classe 4.

Quando acontece um acidente, apòs voce enviar os documentos para sua companhia, eles avaliam o que aconteceu e caso seja necessàrio enviam um perito para avaliar os danos. Apòs a pericia è determinado de quem foi a culpa, que pode ser do Veiculo A, do Veiculo B ou de ambos (culpa 50/50).

Se voce teve culpa – ou parte dela, automaticamente cai 2 posiçoes na classe de mérito e consequentemente quando for renovar o seguro pagarà um premio mais alto.

Por outro lado, a cada ano sem acidentes com culpa voce sobe uma posiçao, pagando menos de seguro quando for renovà-lo. Este sistema que conhecemos como Bonus Malus eu considero perfeito, pois é particularmente incentivador aqueles que dirigem de forma prudente e responsàvel.

Espero que voces jamais precisem utilizar as informaçoes deste post, espero que jamais tenham qualquer tipo de acidente aqui na Itàlia, porém caso infelizmente aconteça voces jà sabem como proceder!!!

Abraços a todos e atè o pròximo post 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *