Busca de Documentos, O Reinício

Tudo começou em 2007, apenas algumas semanas depois que eu cheguei aqui na Italia.

Naqueles dias, comecei a receber vàrios emails de pessoas que jà acompanhavam o blog e gostariam que eu os ajudasse na busca de documentos dos seus antenatos italianos.

Fiquei receoso, pois sempre ouvira dizer que este trabalho era dificil e complicado, mas nao tive dùvidas e là comecei minha jornada de ‘buscador de documentos’.

Me lembro do primeiro documento que consegui: numa igreja nos arredores de Padova, – numa frazione chamada Tavo di Vigodarzere – escrevi sobre esta aventura em agosto de 2007, que voces podem conferir clicando aqui.

Depois de andar quatro quilometros, finalmente a abençoada placa do local, na beira da estrada. No fundo se ve a igreja, que parecia nao chegar nunca rs vista da Igreja em Tavo

Pouco tempo depois – e jà com bastante bagagem e entendendo melhor como a coisa funcionava – publiquei oficialmente em 05 de setembro de 2007 meu trabalho como “buscador” de documentos.

O tempo passou e em 2008 – apòs ter minha cidadania italiana reconhecida – abri minha empresa e comecei a trabalhar prestando consultoria nos processos de cidadania e devido a imensa quantidade de trabalho com os processos em si, acabei deixando o trabalho de buscas e pesquisas em segundo plano, embora era algo que me dava um grande prazer, pois eu mesmo jà tinha passado pela enorme dificuldade em conseguir o documento do meu antenato, là nos cafundòs de uma pequena cidade da provincia de Padova.

O REINICIO DA BUSCA DE DOCUMENTOS

Porém – como nada acontece por acaso – no final de 2009 minha querida amiga Renata Pestana me escreveu pedindo que eu verificasse com carinho uma pesquisa dos documentos de uma colega, que por sua vez nao tinha muitas informaçoes sobre o local preciso de nascimento do antenato.

Era o que precisava para voltar com força total ao trabalho de buscas e pesquisas!!!

A amiga – que é a queridissima Marcia Bifulco, que tive o prazer de conhecer no Sagakontro em SP – me passou os dados do antenato dela, fechamos o acordo, passei os valores e os dados da nossa conta ai no Brasil e o resultado nao poderia ser melhor: poucas semanas depois conseguimos encontrar o documento dela perdido numa das cidades na provincia de Napoli, no sul da Itàlia!!!

Ainda no Sagakontro também tive o privilégio de conhecer a Meg e o Rogério, e num bate-papo super descontraido me disseram que estavam atràs da certidao do antenato do Rogério, e sabiam que estava numa igreja na provincia de Treviso…Dra. Meg eu e Rogerio

Também fui encarregado por eles para ‘caçar’ o documento do antenato do Rogério, e poucas semanas depois tive o orgulho de escrever a eles com o documento em maos, em mais uma um dia de felicidade aqui na Minha Saga!!!

OTIMOS RESULTADOS EM 2010

Posso dizer que recomeçamos a realizar o trabalho de busca e pesquisa de documentos em janeiro de 2010, e nestes 6 meses tivemos o prazer de encontrar mais de 30 documentos.

O mais emocionante é saber que muitas pessoas que entraram em contato conosco jà tinham praticamente perdido as esperanças.

O caso mais dramàtico que tivemos, concluiu-se esta semana: haviamos descoberto que o comune onde o documento estava conservado foi bombardeado na 2ª guerra mundial e portanto os arquivos tinham sido destruidos!!!

Trabalhando tanto nos registros militares e nos registros religiosos, por fim conseguimos reconstruir o documento original, com todas as informaçoes necessàrias para que o CAB – Cliente amigo do Blog – possa conseguir o reconhecimento da sua cidadania italiana!

Outro momento especial foi quando recebemos o email super carinhoso da Meg, quando enviamos escaneado a certidao do Rogério, que dizia:

“Hoje está sendo dia muito especial p/ nós, acabamos de receber a Certidão de Batismo que vc nos enviou”

AGRADECIMENTOS

Ok, sei que voces nao aguentam mais eu agradecendo.

Mas como nao agradecer por tudo que acontece de bom??

Duvido que tenha algo mais gostoso do que agradecer, e nao importa quem ou o que, pois quando agradecemos é porque recebemos algo de bom!!!

E por isso quero agradecer a todos os meus CAB’s – Clientes Amigos do Blog – que desde que comecei este trabalho confiaram e contrataram meus prèstimos 🙂

Obrigado, obrigado, muito obrigado a todos!!!

E nos pròximos dias voces vao conhecer a història do Leandro Marcondes, o mais recente cidadao italiano reconhecido pela Minha Saga, que viveu maus bocados em Bergamo e que foi ‘salvo’ por nòs 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *