Inverno na Italia – Dicas Uteis

Quando pensei em escrever sobre o inverno, a primeira coisa que me veio à mente foram os invernos que passei no Brasil. Sempre associo o inverno brasileiro com festas juninas, quermesses, quentao, vinho quente… Talvez esta associaçao seja pelas boas lembranças que tenho de uma boa época da minha vida, pois quando era adolescente lembro bem de aguardar ansiosamente chegar os meses de junho e julho por dois motivos: férias escolares e as grandes quermesses que aconteciam em Sao Paulo (sinceramente nao sei se ainda existem, parece que sim, pelo menos é o que eu li neste site)
Quando chegamos aqui na Itàlia tudo é diferente: pois quando é frio no Brasil é calor aqui (julho) e quando é calor no Brasil aqui estamos tremendo de frio (dezembro). Estou escrevendo este post e a temperatura atual na rua é de 0 grau. Neste mesmo momento em Sao Paulo faz 18 graus…

Mas qual é a diferença entre o inverno brasileiro e o europeu? Antes de mais nada, é preciso entender que nao é apenas uma questao de temperatura. Toda nossa vida aqui na Itàlia cambia em relaçao às estaçoes do ano, principalmente no inverno. Vou listar algumas coisas que eu vejo por aqui e que sao bastante especificas:

Horàrio de trabalho

No Brasil voce entra às 08:00 e sai as 17:00, certo? Nao importa se é janeiro, julho ou dezembro… Aqui na Itàlia quase tudo tem dois tipos de horàrio: invernale e estivo.

Um exemplo pràtico que retirei do site do Museu de Història Natural da Universidade de Firenze. Ao entrar no site, voce pode verificar que existem os dois tipos de horàrio no lado esquerdo do site. O horàrio invernale que vai de 1 de outubro até 31 de maio e o horàrio estivo que vai de 1 de junho até 30 de setembro.

Outro exemplo, desta vez pode ser visto através da imagem abaixo:


Esta imagem representa a tabela de horàrios da linha de onibus entre as localidades de Calolzio, Carenno e Sopracornola que ficam em Lecco na regiao da Lombardia. No inicio da tabela està escrito: “Feriale INVERNALE vàlido dal 13/09/2010 al 12/06/2011. Isso significa que a partir de 13/06/2011 iniciarà o horàrio ESTIVO (verao) e os horàrios em que o onibus vai passar nestas paradas serao outros!!!

Estas mudanças nos horàrios também acontece em muitas lojas, nas escolas, bibliotecas, comunes, enfim praticamente tudo muda, o que é algo bastante interessante e diferente do que estamos acostumados no Brasil

Equipamentos para o frio

No passado apresentei a voces como funciona o aquecimento nas casas. Basicamente falei sobre o sistema de riscaldamento elétrico. Porém com a chegada do frio, muitas coisas aparecem nos negòcios aqui na Itàlia.

Falando por experiencia pròpria, conversando com alguns amigos italianos, resolvemos que neste inverno nao utilizaremos o sistema de aquecimento elétrico, pois nossa casa é muito grande e para enquentà-la inteira mesmo por poucas horas, gastariamos em torno de 1500 euros em toda a estaçao (compreendendo os meses entre dezembro e março de 2011). Buscando alternativas, vimos pipocar nos negòcios diversos tipos de “apetrechos” para o frio, entre eles inùmeros tipos de estufas:

Estufa elétrica


As estufas elétricas sao òtimas para pequenos espaços, porém em nosso caso nao ajudaria, pois nossa sala é imensa, gastariamos muita energia elétrica para pouco calor

Estufa a legna


E’ praticamente uma lareira portàtil, um excelente custo-beneficio, pois a legna é barata, o que inviabilizou pra gente foi o preço da estufa: custa entre 800 e 1200 euros e requer a instalaçao de uma pequena chaminé para a saida da fumaça.

Stufa a gas

Enquanto pensàvamos sobre qual a melhor estufa para aquecer nossa casa, nosso querido amigo Luca jà sabendo da nossa pesquisa aparece em casa com um presente: uma stufa a gas que ele jà nao utilizava mais, pois tinha aderido deste o ano passado à stufa a legna!!! Ela funciona com uma bombola de gas (botijao de gas) que fica acomodada atràs dela, e é possivel escolher entre 3 niveis de temperatura e tem todos os dispositivos de segurança que voces imaginam, portanto extremamente segura. Pagamos na bombola de 15 lts. o valor de 36 euros, e pelas contas ligando-a 1 hora por dia, conseguiremos que dure por praticamente 50 ou 60 dias…

Foto da bombola de gas italiana…

Além das stufas, existem muitas outros acessòrios que ajudam a passar pelo frio:

Scaldaletto (Aquecedor de cama)

Nao é feitiçaria – é tecnologia!!! O scaldaletto nada mais é do que uma espécie de cobertor que voce liga na tomada algumas horas antes de ir dormir e quando chega là PUMBA: cama quentinha. Custa a partir de 49 euros o de casal (matrimoniale) e 29 euros o de solteiro (singolo). Nao compramos, pois nosso frio nao chega a tanto: utilizamos uma trapunta que no final do post vou explicar a voces o que é…

Pantofole scaldapiedi USB (Pantufas aquecidas – cabo USB)


Com certeza serà nossa pròxima aquisiçao: imaginem escrever à todos voces com os pés aquecidos, conectados diretamente ao notebook??? Jà vimos que custa a partir de 15 euros no Ebay rsrsrsrs

O vino

Escolher as comidas e bebidas adequadas também ajuda a sobreviver no inverno. Nao é mistério pra ninguém que adoramos um bom vinho. E o adoramos ainda mais quando é inverno!!!

Um dos hàbitos mais italianos que existe é passar no fornecedor de vino sfuso e encher as garrafas!!! Explico: existem aqui na Itàlia diversos negòcios que conservam vinho em contenitores de aluminio – que vem diretamente do produtor, conforme esta imagem:


Basta chegar com sua (ou suas) garrafas e escolher o tipo de vinho que mais gosta. Custa pouquissimo (em torno de 1,50 euros o litro) e é um òtimo amigo para suportar o frio. Eu tenho meu fornecedor de confiança, reparei que aumentou consideravelmente as visitas nas ùltimas semanas. Geralmente o italiano chega com suas bottiglie (garrafas) dos mais variados tipos e tamanhos, aproveira para experimentar alguns enquanto espera e com poucos euros sai feliz da vida!!!

Tipos diferentes de garrafas para o vino sfuso

Vin brulè (vinho quente)

Aqui também existe o vinho quente tal qual eu bebia nas quermesses que frequentava na adolescencia. E’ o famoso Vin brulé, feito a base de vinho, açucar, canela e cravo. Neste link voces podem assistir como é feito aqui na Itàlia

Equipamentos para o carro

Nao existe alcool como combustivel aqui na Itàlia. Mas isso nao significa que nossos veiculos nao sofram as consequencias do frio, principalmente quando o termometro cai abaixo de 0 grau. Apresento a voces algumas coisas que jamais pensei que pudessem existir quando vivia no Brasil

Deghiacciante (descongelante)


Comigo nunca aconteceu da àgua do radiador ou do limpador congelar, porém sempre tenho um descongelante por perto, pois nunca sabemos quando podemos precisar!!!

Catene da neve


Basta começar a temporada de neve e a primeira coisa com que devemos nos preocupar é com a segurança. Isso significa ter sempre um par de correntes de neve para o automovel. Acima é possivel entender como funciona o sistema: para andar na neve, deve-se inserir as correntes nas rodas dianteras. Outra opçao é trocar os quatro pneus: existem modelos especificos para o inverno, com eles nao é necessàrio utilizar as correntes, porém sao muito mais caros.

Como saber quando utilizar as correntes??? Nas ruas e estradas, basta prestar atençao aos sinais que indicam que aquele trecho é perigoso por causa da neve, conforme imagem abaixo:


Outro sinal tao importante quanto é aquele que determina a obrigatoriedade de utilizaçao das correntes:


Quando ver este sinal e perceber que o tempo està propenso pra neve, fique bastante atento e apenas inicie a nevicar encoste o veiculo e instale as correntes!!!

Roupas para o inverno

Cheguei aqui na Itàlia com alguns itens para o frio na mala: ceroula (arghhhh), meias de la, blusas e outras coisas que confesso praticamente nunca utilizei. Pois ao chegar aqui a gente descobre que pouquissimas coisas que existem no Brasil servem pro frio daqui. Entao, o que utilizar???

Guanti, cappello, sciarpe (Luvas, toucas, cachecòis)


Existem milhoes de tipos, cores, formas de luvas, toucas e cachecòis: independente disso, sao fundamentais!!! Evitem comprar estes itens de vendedores ambulantes ou em feirinhas: geralmente custam 5 euros mas voce vai perceber como o frio consegue entrar pela luva, pela touca, etc… Existem modelos de luvas que sao impermeàveis por fora e forradas por dentro, sao òtimas.


Maglie e maglioni (camisetas e blusas)

E’ sempre indicado utilizar no frio: camiseta de manga comprida por baixo, uma blusa (maglia) de la ou similar com gola e por cima desta combinaçao uma blusa de material impermeàvel se o tempo estiver muito fechado.

Scarpe e calze (calçados e meias)

Bota masculina da Timberland

Bota feminina que està fazendo o maior sucesso neste inverno. A primeira vista è estranha, mas a Luciana garante que é um “poço de conforto” segundo ela rsrs

Nesta época deixamos os tenis de lado e começamos a utilizar botas que sao impermeàveis e mantém nossos pés quentes!!! Pensem sempre na seguinte combinaçao “seco e quente”: o calçado deve garantir o “seco” e as meias devem cuidar do “quente”…

Giacca e giubbotto (jaqueta e casaco)


Em caso de vento, chuva ou neve, é essencial utilizar uma jaqueta ou blusao de material impermeàvel, de preferencia com material que protege e aquece a nuca e o pescoço.

Preparar a cama para o inverno

Uma dica bastante economica para manter-se aquecido no inverno durante à noite é fazer algumas combinaçoes na hora de dormir. Geralmente no Brasil por causa do clima tropical temos poucas “roupas” para nossa cama. Basicamente consiste no lençol, colcha, cobertor / manta e uma ou outra coisa, certo??? Jà aqui na Itàlia existem muuuuuitas opçoes. Depois de um verdadeiro estudo, descobrimos o que era ideal (pelo menos pra gente, claro)

Em nossa cama, temos um lençol normal e por cima dele utilizamos uma espécie de manta que aqui chama-se “plaid” – custa muito pouco, geralmente entre 2 e 5 euros:

O plaid é vendido exatamente assim e pode ser singolo (solteiro) ou matrimoniale (casal)

Para nos cobrir utilizamos uma trapunta. Na verdade, nòs deveriamos utilizar um piumino, pois a trapunta serve para cobrir toda a cama e nao apenas seus ocupantes. Mas para utilizar o piumino teriamos também que comprar um copripiumino (espécie de capa) e no final das contas pra simplificar ficamos com a trapunta. Recentemente começamos a utilizar também outro plaid entre a gente e a trapunta.

Com isso, utilizamos dois “plaids”: um deles serve exatamente como segundo lençol e o outro serve como manta de aquecimento entre a gente e a trapunta que embora esquente bastante, sua superficie costuma ser mais fresca…

Pra voces entenderem a confusao, segue as fotos de cada um destes itens:

Foto de um piumino sem o copripiumino (é sempre indicado ter o copri para nao sujà-lo)

Nesta imagem, o copripiumino tem como tema um personagem de desenho animado. Ele “ensaca” o piumino…

A trapunta difere do piumino principalmente no tamanho: geralmente cobre todo o letto (cama)

Dicas gerais para o inverno italiano

Algumas coisas que aprendi nestes anos sobre o inverno e que valem bastante a pena:

  • Tomar cuidado ao olhar pela janela de manha e ver aquele céu azul lindo, e com isso pensar que nao està frio: basta abrir a janela e começar a congelar;
  • Manter todas as janelas fechadas, principalmente durante a noite, para preservar o calor dentro da casa. Isso ajuda a economizar com o aquecimento.
  • Se utilizar algum tipo de aquecimento, ligà-lo apenas à noite durante algumas horas e com as medidas anteriores manter a temperatura do local;
  • Sempre ao tomar banho deixar o ar condensado sair do banheiro afim de prevenir o surgimento de muffa (mofo);
  • Se estiver na rua e sentir muito frio, faça como os europeus: entre num café e peça um cappuccino ou uma cioccolata calda (chocolate quente);
  • Jamais ligar o forno e a màquina de lavar ao mesmo tempo: provavelmente vai cair a energia e voce vai ter que sair no frio para religa-la, caso nao tenha disjuntor dentro da casa;
  • E’ aconselhavel lavar e secar as roupas em locais self-service. Custa pouco e as roupas realmente ficam secas;
  • Jamais coloque roupas para secar diretamente no termosifone (objeto de aquecimento elétrico) pois voce diminui a temperatura do ambiente e o sistema gasta mais gas e voce gasta mais dinheiro, embora pense que està economizando.

Ufa, acho que nao esqueci nada, se lembrar de algo adiciono depois 🙂

Um òtimo inverno a todos e até o pròximo post!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *