Carnaval na Italia – Viareggio e Venezia

Ciao a tutti

Ok, sei que jà se passaram muitas semanas do carnaval, mas a vida aqui na bota continua uma correria danada: muita correria com os processos de cidadania, muitas andanças atràs de documentos, muita pesquisa genealògica – enfim graças a Deus muito trabalho!!!

Porém jamais deixaria passar batido uma das comemoraçoes preferidas aqui na Itàlia – o carnevale

Voces nao tem idéia de como os italianos se divertem nesta época: fantasias, màscaras, plumas e muito confete servem para animar a grande maioria das cidades italianas.

Eu tive a oportunidade de acompanhar de perto as duas festas mais importantes aqui na Itàlia – os carnavais de Viareggio e Venezia.

CARNEVALE di VIAREGGIO


Viareggio é um comune com pouco mais de 60 mil habitantes que fica na provincia de Lucca – Toscana, bem perto de onde eu moro. E’ uma belissima cidade, conhecida pelas belas praias e também por ter abrigado durante muitos anos um dos maiores compositores italianos – Giacomo Puccini, compositor de Tosca – entre outras grandes obras.

Atualmente a cidade é conhecida pelo empenho de seus moradores na organizaçao do carnaval – conhecido em todo o pais como um dos mais animados, chegando a lembrar bastante (guardadas as proporçoes) ao carnaval brasileiro, com seus carros alegòricos, musica e muita animaçao!!!

A comparaçao com o carnaval brasileiro termina nos carros alegòricos, pois é muito mais fàcil comparar o carnaval com a corrida de Sao Silvestre – a grande maioria das pessoas fantasiadas com as mais absurdas e improvàveis fantasias – das clàssicas “Super Homem” e “Mulher Maravilha” atè a belezura abaixo:


Infelizmente durante o carnaval em Viareggio choveu muito, mas eu nao perdi as esperanças e poucos dias depois là estava eu, na maior festa popular da Itàlia:

CARNEVALE di VENEZIA


Graças a Deus a chuva deu uma trègua e em Venezia foi sò alegria. Alias foi literalmente sò alegria, pois eu jà tinha ido à Venezia algumas vezes e nunca tinha visto tanta gente por là, vejam a primeira visao que eu tive saindo da estaçao de Venezia Santa Lucia:


Nesta viagem fomos eu, a Lu e o Henrique – irmao da Lu e que veio especialmente para passar o aniversàrio dela conosco – e confesso a voces que estàvamos um pouco apreensivos, pois nao sabiamos se teriamos coragem de colocar uma màscara ou algo parecido. Claro que bastaram alguns minutos para que toda e qualquer vergonha fosse embora, e là fomos – os tres – mascarados curtir o carnaval:

Realmente o povo em Venezia leva a sério o carnaval – milhares de pessoas, milhares de fantasias e cada uma mais bonita e original. Abaixo algumas fotos que fiz para que voces tentem imaginar o empenho e paixao com que as pessoas vivem o carnaval:


Eu fiz centenas de fotos que podem ser visualizadas tanto no meu album do Flickr quanto no Facebook da Minha Saga.

E finalmente chegou a primavera, jà comecei a tirar vàrias fotos e logo escrevei a voces sobre esta que é uma das mais belas estaçoes aqui na Itàlia, fiquem ligados!!!

Atè o pròximo post 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *