Explicando os “permessi di breve durata”
Olá amigos
Existem vàrios permessos de curta duraçao, entre eles:
Permesso di soggiorno per turismo: destinado aos cidadãos que vao à Itàlia com fins turisticos;
Permesso di soggiorno per motivi familiare (motivos familiares) – destinado aos cidadãos estrangeiros que precisam acompanhar por um breve período um familiar já residente na Itália.
Agora que entendemos o que significa os permessos de curta duraçao, vamos entender o projeto de lei que extingue este tipo de permesso:
PROJETO DE LEI 2427 – Aprovado em 20 de março de 2007
O projeto disciplina os permessos di soggiorno de curta duração para visita, negócios, turismo e estudo
Segundo este projeto, o cidadão estrangeiro que vai a Itália para fins de visita, turismo, negócios e estudo desde que não ultrapasse 3 meses não precisa mais solicitar um permesso di soggiorno.
Agora basta ao chegar ao país e, dentro de 8 dias (como antes) declarar sua presença a uma autoridade de fronteira OU a um questor da província onde ele vai permanecer.
Muitas pessoas nas diversas comunidades andam xingando, brigando e escrevendo várias coisas contra este decreto e muitos ainda por total falta de conhecimento aproveitam para dizer que o objetivo dos políticos com esta lei é prejudicar o brasileiro que vai em busca da sua cidadania na Itália.
O importante é lembrar que este projeto teve o principal objetivo de “melhorar” a vida daqueles que entram na Itália para os casos citados acima. Isso fará com que a pessoa não tenha que correr até a posta italiana, comprar o kit por 30 Euro, tirar cópia de um monte de documento, gastar mais 27,50 e ainda por cima esperar a resposta que quase sempre chega atrasada.
Considerações
Isso atrapalha a nossa vida?? NINGUÉM SABE!!!
Teoricamente nos ajuda, pois assim que for publicada na Gazetta Ufficiale (Diário Oficial) bastará que entremos na Itália, preenchamos esta declaração e com ela, e apenas com ela poderemos fazer a residência. Inclusive já temos conhecimento de que alguns comunes receberam uma circolare do Ministero e já começaram a fazer a residência com esta declaração de presença.
Portanto, volto a afirmar a todos os amigos que acompanham este humilde blog: não se deixem levar por pessoas negativas e negadoras. O pior erro que alguém pode cometer é “achar” alguma coisa. Aproveito para lembrá-los algo que postei lá atrás, quando iniciei este blog: eu só escrevo algo quando tenho certeza. Na dúvida é melhor não falar nada, certo???
Assim que for publicada no Diàrio Oficial eu posto aqui um novo passo-a-passo da cidadania na Italia
Baci a tutti