Conversão da Carteira de Vacinação Brasileira

Neste artigo quero compartilhar com vocês as informações que eu busquei a respeito da conversão da carteira de vacinação brasileira para o Green Pass italiano!

Ontem eu passei a manhã correndo pra lá e pra lá aqui na Itália, visitando os postos de saúde, hospitais e demais órgãos para obter informações sobre o Green Pass para quem tomou vacina no exterior.

Conversão da Carteira de Vacinação Brasileira

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Preciso já começar falando que só vai conseguir fazer essa conversão para o Green Pass quem tomou uma das 4 vacinas autorizadas neste momento:

  • Comirnaty (Pfizer-BioNtech);
  • Spikevax (Moderna);
  • Vaxzevria (AstraZeneca);
  • COVID-19 Vaccine Janssen (Janssen – Johnson & Johnson).

Portanto quem tomou coronavac ainda não vai ter como fazer o Green Pass.

Isso pode mudar se a agência europeia de medicamentos ou a própria Itália a reconheça como vacina válida.

Infelizmente ainda não temos nenhuma informação ou prognóstico sobre isso e, caso mude, este artigo será atualizado 😉

A CONVERSÃO DA CARTEIRA DE VACINAÇÃO BRASILEIRA PARA O GREEN PASS NA PRÁTICA

Para fazer essa convalidação da vacina, é necessário entrar no site das USL (postos de saúde) e lá preencher um formulário.

Separei alguns links pra vocês, de algumas regiões e comunes (porém tem um problema, que vou citar após os links!)

Se a região para onde você está vindo não está listada acima, use o Google.it e procure assim: “Richiesta riconoscimento vaccinazioni Covid eseguite all’estero

ATENÇÃO ÀS PARTICULARIDADES

Ao entrar nestes links, vocês vão perceber que cada local tem um tipo de procedimento, isso é muito comum na Itália – visto que o tema saúde é de competência de cada região, não é nacional.

Vejamos alguns pontos

  • Alguns aceitam que apenas cidadãos italianos ou estrangeiros residentes possam fazer esta convalidação
  • Outros aceitam que cidadãos não residentes possam fazer, desde que sejam cidadãos italianos
  • Alguns pedem que seja feito o preenchimento do documento online, outros que se vá pessoalmente em um local específico

CORONAVACQUERS E QUEM MAIS NÃO CONSEGUIU FAZER O GREEN PASS

Infelizmente a galera que tomou a coronavac não vai conseguir fazer o Green Pass e, caso queira entrar em locais fechados, vai ter que fazer o teste PCR.

Fui atrás também destas informações pra vocês, e funciona assim:

Você pode fazer o teste diretamente em algumas farmácias.

Basta chegar lá e fazer o agendamento (às vezes para o mesmo dia, dependendo do horário que você for).

Para cidadãos italianos custa 15 euros, para estrangeiros custa entre 20 e 25 euros (cada farmácia determina o preço dentro desta faixa de valor).

Uma vez com o teste feito, você terá o Green Pass que neste caso terá a duração de 48 horas.

BOA NOTÍCIA PRA QUEM VEM FAZER O PROCESSO DE CIDADANIA ITALIANA

Verifiquei também e o Green Pass não é e nem será obrigatório para entrar nos órgãos públicos.

Isso vai facilitar muito a vida de quem vem para os trâmites burocráticos e não terá o Green Pass 🙂

CONCLUSÃO

Como eu já tinha dito anteriormente, quem puder tente fazer a convalidação da vacina brasileira em um dos países que vai fazer os 14 dias de quarentena (sendo Pfizer ou AstraZeneca), assim já ficará tranquilo aqui na Itália em relação a isso, ok?

A propósito, você está acompanhando a nossa comunidade A Sua Vida na Itália?

Se ainda não está lá, saiba que todas as informações sobre este e tantos outros assuntos sobre a vida na Itália são publicados por lá primeiro, com exclusividade.

Clique aqui para conhecer melhor este nosso projeto e tenho certeza que você não vai pensar duas vezes para estar lá conosco 🙂

Abraços e qualquer dúvida só deixar o seu comentário 😉

44 Comentários


  1. Oi Fábio, eu tenho dupla cidadania italiana e mês q vem vou viajar para Portugal.
    Quero fazer a conversão da carteira de vacinação brasileira para o Green pass , mas não consigo encontrar o link da Comune onde minha pasta está.
    Minha Comune é Santo Pietro in Amantea, região de Cozenza, na Calábria.
    Você pode me ajudar?

    Desde já agradeço a atenção!

    Obrigada,

    Responder

    1. Olá Daniela, a conversão da vacina não tem a ver com o comune onde seus documentos estão transcritos, mas sim com a sua residência aqui na Itália. Se você não é residente, não vai conseguir sequer preencher o formulário com as informações necessárias para fazer isso, ok?


  2. Olá, tudo bom?
    Você sabe me informar se na região de Umbria eu consigo fazer a conversão? Eu sou cidadã italiana e vou morar um mês em Perugia, consigo fazer pelo site em Umbria?

    Responder

  3. Estou na Suíça e eles não estão emitindo o GreenPass aqui com certificados de vacinação de outros países, mas em compensação estão aceitando todos os tipos de certificados (com as vacinas aprovadas pela EMA), para entrar nos estabelecimentos. Isso até dia 10/10.
    Eu mandei um e-mail, daqui pra Italia, e consegui fazer a minha validação. Algumas regiões fazem apenas para Italianos, enquanto outras fazem para estrangeiros também. Como Fabio falou, procure saber o que é necessario para validar na região em que vai.

    Responder

    1. GUILHERME, por qual região voce conseguiu a validação? voçe poderia me passar o email e o que seria necessario para validação?


  4. Olá fabio bom dia
    eu ando preocupada,e gostaria de saber,se tem como a comunidade a sua vida na italia, poderia me ajudar, pois irei para Italia no ano que vem, para fazer a minha cidadania, sei que já nos explicou como devemos fazer, mas mesmo assim ha uma peocupação, como alugar casa, sendo que não poderei trabalhar durante processo

    Responder

  5. Olá Fábio,
    Tem informações sobre como fazer a convalidação aqui em Zurich?

    Responder

    1. Na Suíça eles não estão validando vacinas de fora, apenas as que foram adminitradas dentro do país. Mas estão aceitando todos os tipos de certificados para entrar nos estabelecimentos.


  6. Oi Fábio! Vc sabe se quem tomou a primeira dose de Astrazeneca e a segunda dose de Phizer, consegue fazer o green pass?
    Desde já agradeço por todas informações compartilhadas!

    Responder

  7. Gratidão pelas informações e parabéns pelo seu trabalho! Informações de qualidade e de confiança, como sempre! Grande abraço!

    Responder

  8. Sempre bravo!!!! Parabens pelo projeto. Trazendo assuntos interessantes e necessarios. Bravo!

    Responder

  9. Olá Fabio muito obrigada por passar essa informações e pode ter certeza que são muito uteis para nos, mas gostaria de saber qual o local que deveremos ir para fazer a conversão na França.
    E também tenho uma duvida, como enviei na mensagem anterior
    Muito obrigada
    Angela

    Responder

  10. Oi Fábio obrigada por compartilhar essa informação!
    O meu marido tomou a primeira dose da Astrazeneca Covidfild e a segunda dose da Phizer, ele irá para Itália fazer o processo de reconhecimento em dezembro, será que ele consegue o green pass?

    Responder

    1. Eu também tomei a versão da Astrazeneca Covishield e consegui converter diretamente na França, a Itália não está aceitando essa versão da vacina, somente aquelas que estão listadas no artigo


    2. Com a circular de 23 de setembro de 2021, o Ministério da Saúde estabeleceu que para os fins da regulamentação de certificação verde da COVID-19, as seguintes vacinas, administradas por autoridades nacionais estrangeiras competentes, são reconhecidas como equivalentes àquelas realizadas no âmbito do Plano Estratégico Nacional de Vacinas para prevenir infecções por SARS-CoV-2:

      – Vacinas para as quais o titular da autorização de comercialização é o mesmo que o da União Europeia;

      – Covishield (Serum Institute of India), produzido sob licença da AstraZeneca;

      – R-CoVI (R-Pharm), produzido sob licença da AstraZeneca;

      – Covid-19 vacina-recombinante (Fiocruz), produzido sob licença da Astrazeneca.

      Deve-se observar que estas vacinas também são consideradas válidas para fins de emissão do Certificado Verde COVID-19 em favor de cidadãos italianos (incluindo aqueles residentes no exterior), seus familiares coabitantes e cidadãos estrangeiros residentes na Itália para fins de trabalho ou estudo, independentemente de estarem registrados no Serviço Nacional de Saúde ou no SASN (Assistência à Saúde do Pessoal Navegante), bem como a todas as pessoas registradas, a qualquer título, no Serviço Nacional de Saúde que tenham sido vacinadas no exterior contra a SARS-CoV-2.

      Para informações sobre como obter a Certificação Verde, também em relação aos cidadãos italianos residentes no exterior, consulte https://www.dgc.gov.it/web/.


  11. Obrigada pelos esclarecimentos Fabio. A Italia já abriu a fronteira para brasileiros?

    Responder

  12. Boa tarde Fábio!
    No seu caso e da Fran, como vcs foram antes para Paris e lá fizeram o passe francês, você comentou que ele foi aceito para converter para o passe italiano.
    Meu entendimento está correto?
    Ah e muito obrigado por compartilhar estas valiosas informações
    Bacioni

    Responder

    1. Isso mesmo! Com a conversão na França não precisamos fazer nada aqui na Itália, tá funcionando direitinho!


    2. Oi Fabio, enviamos por email os documentos a mais de 1 mês, já estamos na França e não conseguimos converter. As farmácias não estao mais fazendo a conversão como vc havia sugerido. Na semana que vem pra Italia e não sabemos o que fazer. Minha esposa tem passaporte Italiano mas o meu é brasileiro. Abraços


    3. Nos últimos dias recebi várias mensagens de membros tanto da JCI quanto na nossa comunidade A Sua Vida na Itália que conseguiram sim a validação nas farmácias e também utilizando o site do que o governo francês disponibilizou.


  13. Grato pelos esclarecimentos e por todas as postagens que tem feito.

    Responder

  14. Olá Fábio!!! Eu e meu marido, ele italiano, residente aqui no Brasil, e eu ítalo-brasiliana……nos vacinamos com a Astrazeneca, a Itália está aceitando todas elas ou só essa que está na sua lista! Iremos para a França semana que vem e depois iremos para a Itália…..
    Obrigada!!!

    Responder

  15. Estes esclarecimentos são muito bem-vindos, pois muitas pessoas ficam perdidas diante de uma nova realidade. Obrigada Fábio por compartilhar.

    Responder

  16. E para quem tomou astrazeneca covisield, podemos fazer a conversão

    Responder

    1. não localizei seu comentário sobre a Astrazeneca/Fiocruz-Covishield, vc pode informar pf?


    2. Olá, sou profissional de saúde, e tomei a
      coronavac. Já li que ainda não é aceita. Porém, agora, aqui no Brasil, estão pensado em fazer uma terceira dose de reforço para nós da saúde. Pergunto: será que existe a possibilidade, nesse caso de conseguir o Green pass?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *